A equipe do Quanto Custa Viajar está sempre na estrada e, dessa vez, esteve na cidade de Brotas a convite dos estabelecimentos que visitamos, que fica a 250 quilômetros de São Paulo . Visitar a cidade é um prato cheio para turistas que amam a natureza, trilhas e cachoeiras! Nós montamos um roteiro de final de semana em Brotas que foi extremamente divertido e proveito e, claro: queremos contar tudo para vocês!
A cidade de Brotas é um paraíso para as pessoas que curtem esportes radicais e ecoturismo. Considerada a capital da aventura paulista, Brotas está cercada por uma vegetação rica, com muitas montanhas e rios em seu redor. Todos esses espaços possuem passeios e fomos conferir alguns de perto, confira!
Descubra quanto custa viajar para Brotas, clique aqui!
Onde se hospedar em Brotas
Chegamos em Brotas na noite de sexta-feira e fomos direto para a Pousada das Nascentes, local escolhido como hospedagem para todos os dias do nosso roteiro de final de semana em Brotas.
A pousada oferece suítes que possuem uma decoração muito bonita e bem aconchegante. O banheiro é bem grande e até possui hidromassagem — ponto positivo, pois quem passa o dia curtindo o ecoturismo gosta de relaxar no final do dia.
Na manhã seguinte veio a alegria: o café da manhã da pousada é simplesmente maravilhoso! Você vai encontrar uma variedade de bolos, pães, frutas e doces feitos com imenso carinho.
A Pousada das Nascentes ainda tem piscina e ofurô para seus hóspedes. Se você busca um local confortável, adicione a Pousada das Nascentes em seu roteiro de final de semana em Brotas.
A pousada está localizada no Patrimônio, um bairro bem tranquilo em Brotas. O local é aconchegante e charmoso, sendo uma opção de hospedagem perfeita para casais.
A Delma, proprietária da pousada, nos recebeu com um atendimento impecável e personalizado. Tanto ela quando os funcionários da pousada são bem atenciosos e estão sempre dispostos a ajudar os hospedes com informações sobre passeios e a cidade de Brotas.
O que fazer no sábado em Brotas
No sábado cedinho fomos até o parque Recanto das Cachoeiras. Pense em um lugar com beleza ímpar: é aqui! O parque conta com uma paisagem de tirar o fôlego e uma dezena de atividades para aventureiro nenhum botar defeito!
O Rodrigo, proprietário do parque, nos explicou todas as atividades do recanto: cachoeiras, trilhas, tirolesa, arborismo, passeio de quadriciclo, passeio de cavalo e piscina. Confira o que fizemos por lá em nosso roteiro de final de semana em Brotas:
Arborismo
Já no sábado pela manhã decidimos praticar o arborismo, que é um circuito guiado composto por atividades realizadas em plataformas e árvores totalmente no meio da floresta.
Tudo é feito com a maior segurança possível e você não precisa prender e soltar o seu mosquetão durante o circuito, já que as atividades acrobáticas são feitas por meio de um sistema de vagão. Pode ir sem medo!
Ao longo do caminho, atravessamos muitas pontes, redes horizontais, redes verticais, escada de marujo e até travessias com cordas. Porém, o mais radical fica para o final do trajeto, que termina com uma mega tirolesa de 250 metros! Os horários para essa atividade são às 9h, às 11h e às 14h.
Almoço de sábado em Brotas
Após toda a diversão do passeio e a adrenalina da tirolesa, a fome bateu! Dentro do recanto, você encontra uma cantina na piscina, caso queira fazer um lanche rápido, e um restaurante com gastronomia da fazenda — e comer bem é o que todo mundo em um roteiro de final de semana em Brotas, não é mesmo?
Sabe aquela comidinha boa, que lembra os almoços feitos na casa da vó? É esse o sentimento que você terá se almoçar no Mirante da Cuesta.
O restaurante une comida saborosa com o visual panorâmico das Cuestas de Brotas, as serras da região. O estilo é self-service, com uma seleção de pratos tradicionais da cozinha caipira e culinária tropeira.
O preço do almoço, por pessoa, é de R$ 50,00 (e você pode comer à vontade) e crianças de 3 a 10 anos pagam R$ 25,00. O local abre aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 15h.
Passeio de quadriciclo
Depois daquele almoço reforçado, fizemos um belo descanso e partimos para um passeio de quadriciclo, que é mais uma das alternativas de lazer oferecidas pelo Recanto das Cachoeiras.
O passeio pode ser feito com apenas uma pessoa por quadriciclo ou em duplas, desde que o peso dos dois passageiros juntos não exceda 180 quilos. Além disso, você precisa apresentar sua carteira de motorista para pilotar uma das máquinas, ok?
O trajeto tem duração de aproximadamente 2h e é repleto de poeira, lama e muitos obstáculos. Por isso, a dica para quem realizar esse passeio é: leve uma muda de roupas e tolha de banho. Com o tempo seco, a probabilidade de você cheio de barro é grande!
O ponto alto e talvez uma das coisas que torna esse passeio incrível é a passagem pela Cachoeira Tamanduá, local perfeito para um banho (para tirar a lama do rosto e corpo). Essa é uma oportunidade de ter um contato genuíno com a natureza exuberante de Brotas. Os horários de partida para o passeio de quadriciclo são às: 9h, 11h, 13h30 e 15h30.
Nós até queríamos fazer o passeio com cavalos, mas o cansaço era tão grande que infelizmente não conseguimos e deixamos de lado essa atividade que estava em nosso roteiro de final de semana em Brotas.
Começo da noite de sábado em Brotas
Retornamos para a pousada para um banho relaxante de hidromassagem (depois de tantas aventuras, nós merecíamos!). Depois, no começo da noite, fomos conhecer a Adega Casarão para saborear vinhos e produtos da região e, em seguida, fomos até o Bar Brotas Bar.
Adega Casarão
A Adega Casarão é um local repleto de história. O casarão conta mais de 150 anos e possui aquela pegada rústica e decoração preservada que faz com que você viaje no tempo.
A adega é composta pelo piso principal e por um porão. No primeiro andar, você encontra todos os produtos artesanais, feitos artesanalmente pelas pessoas da cidade. Você pode saborear e comprar vinhos e cachaças artesanais para todos os gostos, licores, doces e muitos produtos da região, como mel, queijo, salames etc.
No porão, repleto de barris de madeira, é onde a mágica do envelhecimento das cachaças, uma das especialidades da casa, acontece! Neste mesmo espaço, o proprietário da adega, o Fred, uma pessoa extremamente atenciosa, nos deu uma aula sobre produção de cachaça e licores.
Brotas Bar
Saindo da adega, fomos até o Brotas Bar, que fica localizado no centro da cidade de Brotas, na rua principal. O bar na verdade é um restaurante temático sobre esportes de ecoturismo e as atividades que existem em Brotas.
São os detalhes que realmente impressionam e chamam a atenção no bar. Por exemplo, as luminárias que decoram os ambientes possuem formato de capacetes que são usados como item de segurança na prática de esportes radicais.
Para você se sentir ainda mais inserido no meio dos esportes de aventura, uma série de botes, caiaques e remos estão espalhados pelas paredes do bar.
Mas não é apenas a decoração do casarão de mais 100 anos que se destaca: os pratos servidos por lá vão te conquistar! Dica: como entrada, peça as coxinhas de frango com catupiry feitas artesanalmente pelo Brotas Bar ou as iscas de peixe na cerveja.
Como prato principal, vale muito a pena saborear um uma picanha argentina suculenta que serve duas pessoas pu um salmão especial que acompanha de limão. As bebidas são bem variadas, você pode pedir sucos, coquetéis, chopp, vinhos, água e muito mais.
O gerente do estabelecimento, o Jorge, foi quem nos recebeu. O atendimento dos garçons é muito bom e toda a equipe fez com que nos sentíssemos em casa nesse ambiente agradável e acolhedor.
Sábado cheio, é hora de retornar para o aconchego da Pousada da Nascente para uma bela noite de descanso.
O que fazer em Brotas no domingo
Nós realmente nos encantamos pelo Recanto das Cachoeiras, pela ótima estrutura do local, pelo atendimento gentil de toda a equipe e decidimos voltar para lá no domingo — são tantas atividades que apenas um dia foi pouco!
No domingo, resolvemos fazer a trilha da Pedra Branca, que é um roteiro guiado de caminhada com aproximadamente 3h, isso já incluindo as paradas estratégicas para contemplar as belezas da região.
O passeio é perfeito para quem é apaixonado por ecoturismo, mas que curte fazer essa atividade com toda estrutura e segurança. A trilha é feita no meio da floresta fechada com visita a duas cachoeiras e pausa na piscina natural de furnas. Aqui, quem quiser, pode saltar da pedra dentro do Rio Jacaré Pepira.
Depois da trilha, aproveitamos o parque, que tem piscinas incríveis e espaços para contemplar toda a beleza natural que realmente impressionam. Este foi nosso roteiro de final de semana em Brotas, cheio de aventuras e diversões que agradam pessoas que curtem ter contato com natureza.
Mais informações sobre os locais visitados
- Adega Casarão. Endereço Av. Mario Pinotti, 1057 – Centro, Brotas – SP.
- Pousada das Nascentes. Endereço Avenida Antônio Mariano do Prado, 260. Patrimônio de São Sebastião da Serra / Brotas – SP.
- Recanto das Cachoeiras. Endereço Estrada do Patrimônio, s/n – Brotas – SP
- Brotas Bar. Endereço Av. Mario Pinotti, 267 – Centro, Brotas – SP
Conte aqui nos comentários: você já visitou a cidade de Brotas? Quais outras atividades você fez por lá? Nós nos encantamos pela cidade e pretendemos voltar na próxima oportunidade para realizar rafting, mais trilhas e tomar muitos banhos de cachoeira!
Qual foi o valor gasto em toda a viagem? Gostaria de saber para planejar uma visita com o mesmo roteiro.
Olá Raul, a equipe foi a convite da Pousada das Nascentes, entre em contato com eles para informações de valores das diárias e também dos passeios 🙂
Dica: O nome do site é quanto custa viajar, acho que deviam ter feito um relatório de quanto custou a viajem.
https://quantocustaviajar.com/brasil/brotas