Os apreciadores de um bom vinho encontram em São Paulo um trajeto totalmente dedicado a eles. A Rota dos Vinhos de São Paulo oferece um percurso conhecido como “A Terra do Vinho” repleto de vinícolas e adegas para enófilo nenhum botar defeito!

A rota é composta pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Você pode começar a Rota dos Vinhos de São Paulo pelo trecho leste no km 58 da Rodovia Raposo Tavares, em São Roque, considerada a principal cidade da rota. Para você ter ideia, esse paraíso do vinho fica a aproximadamente 50 quilômetros da capital — dá para fazer um passeio com toda a família em um final de semana.

Confira preços de aluguel de carros em São Paulo

É importante destacar que você não paga nada para passear pela rota dos vinhos e pode fazê-lo com seu próprio carro (desde que tenha um motorista que não beba dirigindo o veículo) ou com uma agência de turismo que leva os amantes de vinho de ônibus nas principais paradas.

Praticamente 100% dos estabelecimentos permitem que você prove os vinhos antes de comprá-los. Ou seja, você faz uma degustação e leva a garrafa certa para casa!

Rota dos Vinhos de São Paulo: principais vinícolas e adegas

Foto: Reprodução / Pixabay

Para te ajudar a definir o roteiro, listamos os principais estabelecimentos para você parar e degustar um bom vinho!

Adega Terra do Vinho

rota dos vinhos em são paulo
Foto: Reprodução / Adega Terra do Vinho

Se você iniciar a Rota dos Vinhos de São Paulo pelo trecho leste, vai se deparar com a Adega Terra do Vinho já logo no comecinho, no km 1.

Em 1966, a Família Oliveira Santos deu início à produção de vinhos na região de São Roque e continua por lá até hoje. Se você está em busca de um atendimento diferenciado, de opções saborosas de vinhos de mesa, vinhos finos e frios, deve parar aqui! A adega abre todos os dias, das 9h às 18h.

Vinhos Real D’Ouro

rota dos vinhos em são paulo
Foto: Reprodução / Pixabay

A vinícola Real D’Ouro foi fundada em 1919 e tem a sua administração passada de geração em geração. Ela fica também no km 1 da Estrada do Vinho e fabrica e envaza alguns dos melhores vinhos da região, seguindo à risca os requisitos dos melhores vinhos do Brasil.

Quem visita essa vinícola ainda pode conhecer o Museu do Vinho, um local que conserva os maquinários antigos utilizados na produção da bebida. Os turistas se sentem bem acolhidos no centro turístico e comercial da vinícola, podendo degustar gratuitamente vinhos e comprá-los com preços camaradas.

O atendimento acontece às quintas e sextas, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

Vinhos XV de novembro

rota dos vinhos em são paulo
Foto: Reprodução / Vinhos XV de Novembro

A história da Vinhos XV de Novembro começou em 1958 com um dos mais reconhecidos vinhateiros de São Roque, o senhor Brasílio Augusto de Moraes.

A vinícola tem em seus parreirais os principais tipos de uva para produção de vinhos tintos, vinhos brancos e espumantes.

A Vinhos XV de Novembro fica no km 4,5, no bairro de Sorocamirim. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 9h às 18h.

Vinícola Canguera

rota dos vinhos em são paulo
Foto: Reprodução / Pixabay

A Vinícola Canguera fica pertinho da igreja, localizada na Estrada do Vinho Km 8. Criada na década de 50, hoje a adega é administrada pela 3ª geração da família.

Visite a Vinícola Canguera se você está em busca de um local charmoso para curtir com sua família e amigos. A vinícola também é tradicional pela sua gastronomia, com receitas de família cheias de sabor.

Um dos destaques é a flor de alcachofra, uma iguaria que equilibra sabor e suavidade, perfeita para ser degustada junto com os vinhos.

Se quiser fazer uma visita privada, você pode agendar um dia para conhecer o espaço. Normalmente, a vinícola abre às quintas, sextas, sábado e feriados, das 10h às 18h.

[+] Confira também sobre o Caminho do Queijo Artesanal Paulista!

Vinícola Góes

rota dos vinhos em são paulo
Foto: Reprodução / Pixabay

A Vinícola Góes, situada no km 9, iniciou a comercialização de vinhos na década de 30 e aqui você encontra uma experiência completa de enoturismo!

O primeiro ponto que chama a atenção é o imenso casarão em estilo português. Dentro dele, você pode provar gratuitamente alguns vinhos ou pagar R$ 15,00 para degustar os vinhos mais refinados.

A vinícola ainda oferece espaço de eventos, boutique de vinhos finos, restaurante, mini-shopping e até música ao vivo.

Vinhos Bella Quinta

rota dos vinhos em são paulo
Foto: Reprodução / Pixabay

A Vinhos Bella Quinta é uma das vinícolas mais jovens de São Roque, iniciando seus trabalhos em 2005. O lema deles é “vinhos feitos à mão”, já que buscam sempre trabalhar com uvas selecionadas e preparando as bebidas artesanalmente, com características próprias.

A Bella Quinta se destaca na produção de vinhos finos com uvas de São Roque (Cabernet Franc). O estabelecimento fica na Estrada do Vinho, nº 9611.

Vinhos Palmeiras

Foto: Reprodução / Vinhos Palmeiras

Mais um estabelecimento familiar, a Adega Vinhos Palmeiras apresenta uma grande área de lazer para você curtir um final de semana com bastante tranquilidade.

Além da degustação dos vinhos, com uma variedade grande de rótulos e sabores, você pode levar o vinho tradicional de São Roque para sua casa e presentar amigos especiais.

O destaque também fica por conta das groselhas comercializadas no estabelecimento, com certeza você vai sentir aquele sabor de infância no primeiro gole!

O atendimento acontece todos os dias: de segunda à sexta, das 8h às 18h, e finais de semana e feriados, das 9h às 18h.

Vinícola Bella Aurora

rota dos vinhos em são paulo
Foto: Reprodução / Vinhos Bella Aurora

A Vinícola Bella Aurora foi fundada em 1920 por imigrantes portugueses e produz vinhos tradicionais, bordô, vinhos finos, sucos e jeropiga.

Localizada no km 56,5 da Estrada do Vinho, a vinícola oferece degustação de cachaça, vinhos e queijos, além de possuir uma vista panorâmica para fazendas próximas. Quem passeia por lá com crianças pode aproveitar a estrutura do playground para entreter os pequenos. A vinícola abre todos os dias, das 8h às 18h.

Para visitar todas essas vinícolas, você pode fazer um bate-volta de São Paulo e conferir cada um desses estabelecimentos em apenas um dia. Lembrando que por toda a rota existe uma grande quantidade de restaurantes que você pode almoçar super bem.

Queremos reforçar o aviso: só faça o passeio pela Rota do Vinho de carro se você não for dirigir. Combine com um amigo ou parente e definam quem será o “motorista da vez”. Se beber, não dirija! 🙂

[+] Que tal relaxar no Spa do Vinho perto de Gramado?!