A Rota do Sol no Rio Grande do Sul é uma das estradas mais cênicas do Brasil, ligando a serra gaúcha ao litoral norte por meio de paisagens naturais, mirantes incríveis, vales, cachoeiras e cidades charmosas. Ideal para quem ama uma road trip, a rota pode ser explorada de carro com tranquilidade, revelando o melhor da cultura, gastronomia e natureza gaúchas.

Comece a planejar sua viagem aqui!
Encontre sua passagem aérea barata
E pesquise a hospedagem perfeita com o seu orçamento

Se você está pensando em fazer a Rota do Sol, este guia vai te mostrar tudo o que precisa: quais cidades visitar, o que fazer em cada uma, dicas de hospedagem, onde comer, qual a melhor época para ir e tudo mais para planejar uma viagem inesquecível.

Confira valores de aluguel de carro para fazer essa viagem!

O que é a Rota do Sol no Rio Grande do Sul

A Rota do Sol no Rio Grande do Sul (ERS-486) é uma rodovia que liga a cidade de Terra de Areia, no litoral norte gaúcho, até Nova Prata, na serra. São aproximadamente 180 km de estrada, passando por municípios como Itati, Três Forquilhas, São Francisco de Paula, Campestre da Serra, Lajeado Grande e outros. A estrada cruza a serra gaúcha e proporciona uma das paisagens mais impressionantes do sul do país.

Como percorrer a Rota do Sol no Rio Grande do Sul

A melhor forma de conhecer a Rota do Sol no Rio Grande do Sul é alugar um carro e fazer o trajeto com calma, parando nas cidades e atrações pelo caminho. É possível fazer o trajeto em um dia, mas o ideal é dividir em 2 a 3 dias para aproveitar bem as paradas.

Você pode começar tanto pelo litoral (Terra de Areia) quanto pela serra (Caxias do Sul), dependendo de onde estiver hospedado.

Cidades e atrações

1. Terra de Areia

Ponto de partida no litoral norte, é conhecida como a “capital das frutas”. Visite propriedades rurais com venda de frutas orgânicas e aproveite para conhecer a Cachoeira da Pedra Branca.

2. Três Forquilhas

Rodeada por montanhas, essa cidadezinha charmosa é ideal para quem busca contato com a natureza. Vale a pena fazer trilhas ecológicas e visitar propriedades de agroturismo.

3. Itati

Famosa por suas formações rochosas e paredões de arenito, como o Morro da Borussia (em Osório, próximo). É um ótimo ponto para amantes da fotografia e esportes como escalada.

4. São Francisco de Paula

Uma das cidades mais queridas da serra gaúcha. Conheça o Lago São Bernardo, o Parque das 8 Cachoeiras, e curta o clima serrano. É uma boa base para pernoite e ótima para casais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.