O Nordeste brasileiro tem inúmeras belezas, deixando a escolha difícil para os viajantes. Pensando em facilitar os trajetos, a Rota das Emoções pode ser uma boa opção para quem quer explorar belas praias, dunas, rios e lagoas de uma das regiões mais turísticas do país.

A experiência traz ao turista uma mistura de paisagens e recursos no trajeto feito com diversos meios, como lanchas, veículos 4×4, carro e ônibus. O circuito turístico foi criado em meados de 2005 pelo Sebrae e o Ministério do Turismo para alavancar e incentivar o turismo regional de forma sustentável.

Rota das Emoções

Estão envolvidos os estados de Ceará, Piauí e Maranhão, trio de paraísos naturais que merecem longas estadias, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Os aventureiros encontram um terreno fértil para atividades ao ar livre nos santuários ecológicos, se aproximando da fauna e da flora local em trilhas, dunas, mangues, embarcações e banhos de lagoa. Além de reunir reservas naturais que já garantem boa parte da diversão, contam com belas praias, aptas a esportes de náuticos como surfwindsurf e kitesurf. 

lencois maranhenses
Foto: Wikipedia

As praias em si dispensam elogios, afinal, estamos falando do Nordeste, sinônimo de litorais maravilhosos. Nessa rota, são cerca de 50 opções, como a Praia da Malhada, nos arredores de Jeri, que permite a prática do topless em suas belas areias e conta com piscinas naturais durante a maré baixa. Fugindo do burburinho de Jeri, visite a praia das Umburanas, reduto totalmente virgem entre Camocim e Tatajuba, que os aventureiros adoram.

Os surfistas não resistem às ondas de Travosa, no Maranhão. Apesar de não ter infraestrutura turística (a cidade fica a 3h de distância), ali circulam esportistas do mundo todo em busca de adrenalina. O trajeto também permite a contemplação dos Lençóis Maranhenses.

Foto: Wikimedia Commons

No Piauí, não perca a chance de conhecer a ainda pouco explorada Lagoa do Sobradinho, a 20 km do centro do povoado de Luis Correia. No mesmo município, vale uma parada na praia do Atalaia para forrar o estômago. Além de curtir o visual, você pode optar por um dos 50 bares e restaurantes que estão na orla.

Pelo caminho, não dá para deixar de lado o artesanato, feito de crochê, rendas, madeira, fibra de buriti, sementes, palha e talos de carnaúba.  Cada região tem suas especialidades também na comida típica, que é rica em frutos do mar, mas a variedade de pratos ganha destaque.

Onde comer na Rota das Emoções

A gastronomia é composta com a riqueza de frutos do mar, como peixes, tubérculos, camarões, lagostas, caranguejos, ostras e mariscos, além de outros tipos de carne, sementes, frutas e derivados da cana de açúcar. Em Jericoacoara (CE), o The Lab Restaurant Fusion serve filetes de manga cearense, acompanhado de camarões cobertos de creme ao roquefort (foto). No restaurante Caranguejo Expresso, em Parnaíba (PI), prove a torta de caranguejo, acompanhada com baião-de-dois e farofa.

Foto: PxHere

No restaurante da Pousada do Buriti, em Barreirinhas (MA), peça o Peixe a Buriti, filé de Pescada Amarela empanada com castanha de caju ralada, com arroz aromatizado com a polpa da fruta da palmeira de buriti, que cresce abundantemente na região e nas águas do riacho que beiram o Hotel, dando o nome ao mesmo.

Em tempos de dólar alto, esta é uma ótima opção para desfrutar do Brasil sem investir tanto dinheiro e já tendo todo um roteiro montado, facilitando suas merecidas férias. Para mais opções, acesse o site oficial.

Como chegar e circular na Rota das Emoções

Por ser uma rota, são vários os acessos para chegar e circular nos municípios que a compõe.  Uma boa dica de roteiro é reservar 10 dias, iniciando a aventura por São Luís do Maranhão ou por Fortaleza (Ceará), dessas cidades você pode alugar um carro e iniciar a aventura! No site oficial da Rota das Emoções, são listados diversos receptivos que podem fazer alguns trajetos da rota.

Utilize o buscador de passagens aéreas da Turismocity e encontre o melhor preço de passagem!

Foto: Wikipedia

Você também pode traçar sua jornada a partir dos 14 municípios inclusos na Rota:

Araióses, MA
Barreirinhas , MA
Barroquinha, CE
Cajueiro da Praia, PI
Camocim, CE
Chaval, CE
Cruz, CE
Ilha Grande, PI
Jijoca de Jericoacoara, CE
Luis Correia, PI
Parnaíba, PI
Paulino Neves, MA
Santo Amaro, MA
Tutóia, MA

Hospedagem

Onde quer você decida parar durante a rota das emoções, confira no Booking o melhor preço de hospedagem.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.