Quando as pessoas descobrem que eu morei um tempo na Romênia, uma das primeiras perguntas que me fazem, em tom incrédulo, é sobre como eu me comunicava por lá. Logo depois vem a avalanche de questões sobre segurança, ciganos e a típica: “mas o que é que a Romênia tem?“.

Essa última pergunta pode ser a mais difícil de responder. Afinal, o destino não é que nem a baiana, que “tem graça como ninguém”, segundo já cantava Dorival Caymmi. Mas vamos lá tentar solucionar as dúvidas mais frequentes de quem pensa em conhecer este país do Leste Europeu

Precisa de visto para a Romênia?

Brasileiros não precisam de visto para ingressar na Romênia como turistas. Nossos compatriotas podem passar até 90 dias no país a cada 180 dias.

Os passaportes devem ter pelo menos seis meses de validade na data de ingresso. Além disso, é recomendado levar consigo cópias das passagens de regresso, comprovante de hospedagem e seguro saúde.

Descubra quanto custa viajar para a Romênia

Cidade de Brașov, na Transilvânia romena. Foto: Chelsea London Phillips

A Romênia é perigosa?

Muita gente parece se preocupar com a questão da violência nos destinos que visita. Felizmente, a Romênia não é perigosa, embora o Itamaraty sugira viajar para lá com um grau moderado de cautela.

Crimes violentos não são comuns em zonas turísticas, como áreas centrais de Bucareste ou nas cidades de Sibiu e Brașov, na Transilvânia. Entretanto, furtos ocorrem com frequência em regiões bastante movimentadas, principalmente próximo a estações de trem, metrô e ônibus.

Também podem acontecer pequenos golpes visando tirar dinheiro dos turistas. Evite pessoas que dizem ser policiais à paisana e pedem para conferir os seus documentos (a lei romena obriga policiais a andarem fardados) e não pegue táxis nas ruas, pois há muitos incidentes de taxistas que cobram valores abusivos dos viajantes, chegando a ameaçá-los em caso de não pagamento.

Estrada Transfăgărășan, Romênia. Foto: Alexandru Acea

Um dos principais perigos em Bucareste reside nos cães de rua, visto que a população de animais abandonados é enorme. Muitos destes animais não são vacinados e podem representar um risco à saúde humana em caso de ataques. Para se prevenir, basta afastar-se caso encontre com alguma matilha.

Desastres naturais

Bucareste e a região sul do país estão localizadas em uma área sísmica. Isso significa que terremotos ocorrem com alguma frequência. A capital romena chegou a ser parcialmente destruída por um sismo em 1977.

Na Moldávia e na Transilvânia, os perigos naturais estão mais relacionados a alagamentos e enchentes, mas não costumam afetar regiões turísticas.

Que língua se fala na Romênia?

A língua da Romênia é o romeno. Fácil, né?

Esse idioma é de origem latina e guarda muitas semelhanças com o português e o italiano, por exemplo. Graças à raiz comum, não será difícil entender algumas expressões em romeno durante a sua viagem e até mesmo arriscar algumas palavras. Mesmo assim, tenha em conta que cerca de 20% do vocabulário romeno tem origem eslava, o que pode dificultar o entendimento em alguns momentos.

Cidade de Brașov, na Transilvânia romena. Foto: Dan Novac

Muita gente confunde o romeno com o romani, o idioma cigano. Fique sabendo que as semelhanças entre eles param no nome. E, se te perguntarem se os romenos são ciganos, joga logo um número na conversa: cerca de 2% deles são, os outros 98% não. 😉

Os ciganos são um povo que, até onde se sabe, vem da Índia. Apesar disso, é bem difícil traçar ao certo suas origens, visto que eles preservam até hoje o modo de vida nômade.

Ok, mas você não vai se virar só no enrolation em romeno, né? Então saiba que o inglês não é um idioma tão difundido, sendo falado apenas em ambientes mais turísticos, e o espanhol também conta com um bom número de falantes. O francês ainda é a segunda língua de grande parte da população, falado como idioma estrangeiro principalmente por quem já passou dos 40 anos.

Moeda da Romênia

A moeda oficial é o leu ou lei (no plural).

O valor de um leu é equivalente ao de R$ 1. Cada leu é dividido em 100 bani (centavos).

Em alguns lugares, os preços podem estar indicados como RON, que é o código usado para a moeda. Em geral, o custo de vida na Romênia regula com o de capitais de médio porte no Brasil, como Porto Alegre, Curitiba ou Belo Horizonte.

Cidade de Brașov, na Transilvânia romena. Foto: Chelsea London Phillips

Como é a comida na Romênia

A gastronomia tradicional do país deve agradar aos paladares brasileiros, visto que não leva nada que seria considerado “esquisito” para os nossos padrões.

Espia só alguns dos principais pratos:

  • Mămăligă: é a nossa polenta, que costuma ser servida como entrada ou acompanhamento.
  • Mici: um croquete de carne bastante consumido, que lembra muito o kafta árabe.
  • Ciorba: os romenos adoram comer sopas como entrada nas refeições, mesmo no verão.
  • Kurtos: um pãozinho doce com forma cilíndrica bastante comum na região da Transilvânia, ele costuma ser servido polvilhado em açúcar e/ou canela.

E a saúde? Dá para confiar?

Olha a resposta difícil aí.

Dá. Mas também não dá. 🤨

A questão é que você precisa fazer um seguro saúde antes da sua viagem. Ele vai te proteger em caso de doenças, acidentes e até se as suas malas forem extraviadas.

Barajul Drăgan-Floroiu, Lunca Vişagului. Foto: paul mocan

Fora isso, a rede pública de saúde é bastante deficiente. Os hospitais privados, no entanto, tem qualidade semelhante aos brasileiros e, em grandes cidades, é possível encontrar médicos que falam inglês, francês ou espanhol.

Clima na Romênia

A Romênia fica localizada em um território que leva suas quatro estações muito a sério e é bom estar preparado para isso.

Durante o inverno (meses de dezembro a março), as temperaturas caem abaixo de zero com frequência, há neve em diversas regiões e, com um pouco de sorte (ou seria azar?), você pode pegar termômetros marcando  -10 °C.

No verão (de junho a setembro), o clima é seco e quente, passando com frequência de 30 °C. As chuvas são raras, fazendo com que as ruas estejam sempre com gente – nessa época, é comum ver feiras comercializando alimentos a céu aberto.

Castelo de Peleș, na Romênia. Foto: Majkl Velner

O outono e a primavera são as melhores épocas para viajar pela Romênia, visto que as temperaturas são mais amenas. Nesse período, existe uma maior probabilidade de chuvas, mas elas costumam ser leves e não deverão atrapalhar a programação da viagem.

Pesquise sua passagem aérea para a Romênia!

29 comentários

  1. Oi eu tirei meu passaporte em abril e a.minha passagem é para agosto será que vou poder entrar na Romênia?

    1. Sim! O que não pode é seu passaporte estar para vencer perto da data, precisa no mínimo 6 meses da data de ingresso.

  2. Vamos lá! Optei por ficar 60 dias na Romênia, entre meado de setembro e meado de novembro. Só depois de comprar as passagens eu percebi que é muito tempo para estar lá. No contexto, você acredita que vale a pena alugar um carro para recorrer várias locais no país? O mês de setembro é bom para se acercar do Mar Negro e talvez estar na praia? Grato.

    1. Oi, Zias, tudo bem? Estive nas praias do Mar Negro no final de julho/início de agosto. Ainda fazia bastante calor na região e deu para aproveitar bastante. Inclusive, Constança e Eforie Sud estavam bem cheias. Em Bucareste, o calor continuou até setembro, mas não dá para garantir como estará o clima neste ano. De qualquer forma, eu apostaria em conhecer as praias, sem dúvida. 🙂

  3. Ola, Mari. Vc acha que, sendo a Romênia ainda um país europeu, há chance de, como brasileno, ser barrado na imigracao?

    1. Oi, Igor, tudo bem? Sempre existe uma chance de ser barrado, né? Entretanto, ela é bem pequena (assim como ocorre em outros países europeus), principalmente se toda sua documentação e reservas estiverem corretas. Só fique atento ao fato de que, apesar de fazer parte da União Europeia, a Romênia não é signatária do acordo de Schengen. 😉

  4. Olá Mari!
    Meu sonho de vida é conhecer a Romania (como gosto de chamar…srsrs).
    Na verdade, minha vontade é conhecer o mundo todo, mas… Começarei pela Romênia. Leio muito sobre o país, a cultura, a história dos castelos, a literatura… Estou estudando Romeno, inclusive. Sobre a viagem, o seguro saúde é obrigatório?

  5. Oi, Patrícia, que bacana! A princípio, a página oficial dos órgãos migratórios da Romênia não indica o seguro saúde como sendo obrigatório – o que não quer dizer que ele não possa ser solicitado na entrada do país. Você pode ler mais sobre a documentação necessária para passar na fronteira neste link: https://www.politiadefrontiera.ro/en/main/pg-general-travel-conditions-for-citizens-from-nonmember-states-of-the-european-union-and-the-european-economic-area-177.html

  6. Oii, adorei sua página, super esclarecedora. Gostaria de saber como o povo é em relação as mulheres, seria seguro uma mulher viajar sozinha para este destino?

    1. Oi, Victoria, tudo bem? Não sei te falar sobre estatísticas oficiais, mas eu me senti tão segura na Romênia quanto me sentia no Brasil. Claro que vale tomar alguns cuidados básicos como em qualquer lugar (não é fácil ser mulher, né? rsrsrs), mas pode ir sem medo. 🙂

  7. Olá Mari tudo bem contigo ? Com quanto valor em dinheiro seria legal , para viver com esposa e filho na Romênia? Por exemplo na região em torno de Bucareste?

    1. Oii, Leandro! Tudo bem? Nossa, vou ficar te devendo essa resposta, porque fui pra lá em 2013 e, na época, minha renda era em euros (mas a moeda da Romênia é outra, hehehe. Confusão, né?). Ou seja, ficaria difícil estimar um valor médio para o custo de vida atual por lá… Minha dica é conferir o Numbeo, um site que lista preços de itens básicos em diversas cidades do mundo. Aqui tem os valores listados para Bucareste. 😉

  8. Nossa Mari!!! Que matéria massa! Parabéns pelo conteúdo! Isso me fez ficar com ainda mais vontade de conhecer a Romênia. Estou estudando Romeno, pois me apaixonei pela língua quando decidi estudar italiano! Hehehe
    Pretendo viajar para conhecer a Romênia assim que essa pandemia de covid acabar.
    Mari, você saberia me dizer ou teria alguma informação se há oportunidades para brasileiros na área da saúde, como enfermgem por exemplo?

    Tenha um excelente dia.

    1. Oii, Dan! Que massa saber que você está estudando romeno, eu também acho a língua linda (e a sonoridade é bem parecida à do italiano mesmo), mas aprendi apenas poucas palavras. Sobre oportunidades na área da saúde por lá, eu infelizmente não saberia te informar. Mult noroc! 😉

  9. Bună Mari, eu gostei muito das suas dicas e informações sobre a Romênia.
    Eu conheci aleatoriamente, uma jovem romena, e me despertou o desejo de conhecer tudo sobre esse país, sobre os costumes e as tradições, e estou com planos de viajar pra Năvodari ( região de Constanța) por 60 dias, em meados de maio/julho 21.
    Eu gostaria de saber, se você tem a informação de seguro saúde, e se é necessário algum tipo de comprovação de reserva de valores, além do comprovante da passagem de retorno e da comprovação de pagamento da estadia durante esse tempo em questão?
    Desde já agradeço.
    Parabéns pelos posts.

    1. Oi Samuel. Tudo bem? Que bacana que você está planejando ir para a Romênia no próximo ano. Para a residência, é recomendado um seguro saúde com cobertura de 50 mil, então sugiro buscar uma cobertura similar como turista. Fora isso, o site da embaixada romena não indica a necessidade de comprovação da passagem de retorno ou pagamento da estadia, mas é sempre recomendado ter estes documentos em mãos (porque muitas vezes a sua entrada vai depender do oficial de imigração e quanto mais provas você tiver, melhor).

  10. Boa Tarde!!
    Sou Neto de Romênia minha avó Nadjada Manaf nasceu em Bucareste, tenho como ser cidadão romeno. Demais estou próximo da minha aposentadoria, gostaria de morar na Romênia.

  11. Tbem sou neta de Romeno e pesquisei para conseguir a dupla cidadania, então é necessário toda documentação dos avós, dos pais e sua, transcritas por tradutor juramentado em Romeno, documentação reconhecidas em cartório juramentado, e o mais difícil principalmente por não conseguir tão rápido no meu caso pelo menos é saber falar e escrever em Romeno, pq vc passará por uma entrevista no consulado. E terá que responder oral e escrita em Romeno.

  12. Olá, estou querendo visitar minha namorada na Romênia, ela é Romêna. Preciso de me hospedar na casa dela, preciso de quê??

  13. Olá.
    Gostaria de saber como está a situação da Romênia agora com a guerra ali pertinho (ou nem tanto, mas é vizinho, ne?). Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.