Que tal fazer uma viagem de carro do Brasil para a Argentina? Essa aventura pode ser feita pela Ruta 3, abrangendo um trecho de 3.060 Km que começa em Buenos Aires, passa pela Patagônia e termina em Ushuaia, a cidade mais austral da América. Até mesmo por isso, o caminho é conhecido como a Rota do Fim do Mundo.

Se você partir para essa aventura de São Paulo, por exemplo, contabilize pelo menos 14 mil km, considerando tanto a ida quanto a volta. Quem mora mais distante pode ir de avião até Buenos Aires e seguir viagem com um carro alugado.

Encontre aqui passagens aéreas para Buenos Aires

As paisagens que você vai encontrar pelo caminho fazem valer a pena todo o cansaço de seguir na boleia. Nós vamos deixar uma ideia de roteiro saindo de Buenos Aires que você pode seguir durante a sua viagem para se aventurar pela Rota do Fim do Mundo.

Ruta 3: seguindo pela Rota do fim do mundo

rota do fim do mundo
Foto: Wikimedia Commons

A sugestão de roteiro a seguir é para uma viagem com carro alugado, saindo de Buenos Aires. Mas, você também pode fazer o mesmo percurso já direto aqui do Brasil! Tudo bem que será uma trip de 14 mil km, partindo de São Paulo, mas se você tiver tempo, é uma aventura que vale muito a pena.

Tenha em mente que você deve reservar pelo menos 30 dias para fazer essa viagem de férias sem correria, ok?

Cidades para considerar no seu roteiro

Buenos Aires-AR > Bahia Blanca-AR > Puerto Madryn-AR > Comodoro Rivadavia-AR> Puerto San Julian-AR > Ushuaia-AR > Puerto Natales-CH > Torres Del Paine- CH> El Calafate- AR > Bariloche-AR > Buenos Aires-AR

Alugue aqui um carro em Buenos Aires para fazer essa viagem

Buenos Aires, Argentina

rota do fim do mundo
Foto: Wikimedia Commons

A capital da Argentina tem um dos climas mais gostosos para os brasileiros viajarem pela América do Sul. Não é à toa que o destino é um dos queridinhos aqui no Quanto Custa Viajar <3

Saiba mais sobre os passeios que você pode fazer na capital portenha. Assim, você consegue começar a planejar a quantidade de dias que pretende ficar em Buenos Aires (tanto na ida quanto na volta da roadtrip). Encontre o melhor hotel para sua estadia em Buenos Aires aqui.

Bahia Blanca, Argentina

rota do fim do mundo
Foto: Wikimedia Commons

Bahia Blanca-AR é uma cidade litorânea na Argentina que servirá para você dormir e descansar após um dia inteiro de viagem.

Veja aqui opções de hospedagem em Bahia Blanca. A cidade é bem estruturada com opções de restaurantes e também postos de gasolina.

Puerto Madryn, Argentina

rota do fim do mundo
Foto: morrissey

Puerto Madryn é quase a metade do caminho até Ushuaia pela Rota do Fim do Mundo! Aqui, vale a pena ficar mais de um dia para poder conhecer a cidade litorânea e também a Península Valdés, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Dependendo da época do ano, é possível que você encontre com pinguins, baleias e leões-marinhos na península.

Encontre opções de hospedagem em Puerto Madryn, na Argentina, para curtir um descanso merecido.

Comodoro Rivadavia, Argentina

rota do fim do mundo
Foto: Wikimedia Commons

O trecho entre Comodoro Rivadavia e Caleta é um dos mais encantadores da Rota do Fim do Mundo! De um lado da estrada, aprecie o mar. Do outro, sinta-se abraçada pelas montanhas da região.

Você não precisa necessariamente ficar em Comodoro Rivadavia ou Caleta, mas deve se programar para passar pelo trecho, ok? Por isso que colocamos no roteiro — mais para você não se esquecer! Aproveite para parar e almoçar por lá, já que a oferta de alimentação é boa.

Puerto San Julian, Argentina


Uma das atrações em Puerto San Julian é o Circuito Costeiro, uma rota de 30 km que passa por praias rodeadas por falésias com paisagens encantadoras.

A cidade também tem museus legais e exposições arqueológicas para quem gosta de história. Vale a pena ficar pelo menos um dia inteiro na cidade. Veja onde você pode se hospedar em Puerto San Julian.

Rio Gallegos, Argentina

Mais uma parada estratégica para abastecer seu veículo ou até mesmo dormir. Isso porque Rio Gallegos é um dos últimos destinos com infraestrutura para você parar antes de chegar ao término da rota do fim do mundo. Hospedagem em Rio Gallegos: encontre hotéis e pousadas aqui.

Ushuaia, Argentina

rota do fim do mundo
Foto: Pixabay

Quase 600 km após sair de Rio Gallegos, você chegará ao principal destino da Rota do Fim do Mundo: capital da Terra do Fogo, Ushuaia! A cidade é repleta de atrações e passeios que valem muito a pena conhecer. Se possível, separe pelo menos quatro dias inteiros por lá. Encontre seu hotel ideal em Ushuaia aqui!

Aqui você finaliza a ida até o “fim do mundo”. Se quiser, dá para voltar pelo mesmo caminho, pela Ruta 3, fazendo mais pausas. Ou, se tiver tempo, retorne pelo Chile, pela Ruta 40, e depois novamente para a Argentina para ver mais belezas naturais da Patagônia.

Quem não tiver muita experiência na estrada pode, inclusive, verificar para devolver o veículo alugado aqui e voltar para Buenos Aires ou até mesmo para o Brasil de avião.

Passagens aéreas com bons preços você encontra aqui no nosso buscador! 

Puerto Natales, Chile

rota do fim do mundo
Foto: Pixabay

Saindo do Ushuaia, é hora de entrar no Chile. Puerto Natales é um dos destinos para quem deseja conhecer a Patagônia Chilena e, muitas vezes, serve como base para quem vai visitar Torres Del Paine — já que fica a 112 km de distância. Que tal descobrir hospedagens boas e baratas em Puerto Natales, no Chile?

Torres Del Paine, Chile

rota do fim do mundo
Foto: Wikimedia Commons

Aqui está um dos lugares mais exuberantes e mundialmente famosos do Chile! O Parque Nacional Torres del Paine reúne o melhor da natureza, repleto de lagos, geleiras, campos de flores, fiordes e montanhas. São cenários para guardar para sempre na memória!

Dentro do parque há abrigos, refúgios e hotéis, mas saiba que se paga alto pelo conforto. Há a opção de acampar no parque e, para isso, é necessário fazer reserva antecipadamente.

El Calafate, Argentina

glaciar perito moreno
Foto: Pixabay

A aventura continua em El Calafate, já retornando para a Argentina. A cidade possui muitos tours e passeios populares, mas o ponto alto é conhecer o Glaciar Perito Moreno, que fica a 80 km de distância. Onde ficar em El Calafate? Veja aqui opções para sua hospedagem.

Bariloche, Argentina

esquiar em bariloche
Foto: Wikimedia Commons

O principal destino de inverno na América do Sul também faz parte deste roteiro. Bariloche, na região dos Lagos Andinos, tem paisagens exuberantes formadas pelo encontro de montanhas com picos cobertos de neve, típicos da Cordilheira dos Andes, com um mosaico de Lagos de diferentes cores.

É um destino simplesmente imperdível, repleto de passeios, lugares gostosos para jantar e também esquiar, caso você esteja viajando na temporada para isso. Veja aqui onde se hospedar em Bariloche.

Buenos Aires, Argentina

Retorne para Buenos Aires para devolver o carro alugado ou até mesmo seguir viagem, caso você tenha saído já com seu veículo próprio de outra cidade no Brasil.

Temos certeza que essa viagem será totalmente inesquecível!

Informações úteis para quem faz a Ruta 3

rota do fim do mundo
Foto: Wikimedia Commons

Vai pegar a Ruta 3 para fazer a Rota do Fim do Mundo? Fique ligado nessas informações:

  • Tente viajar em dois carros, convidando um grupo de amigos. Caso algum carro tenha problema, você não estará sozinho;
  • Se possível, tenha mais de um condutor por veículo. Quando um se cansar, outro pode assumir a boleia;
  • Essa viagem também é bem legal e mais ágil se você fizer de moto, que tal?
  • Mesmo com poucos pedágios, as estradas são boas e conservadas;
  • Tenha atenção apenas no trecho do rípio, que é uma estradinha de terra esburacada. Ela possui pedras que disfarçam esses buracos;
  • Pagamento de combustível só em efectivo (dinheiro vivo). Alguns postos não aceitam cartões;
  • Falando em postos, a maioria deles possui Wi-Fi gratuito, aproveite;
  • Nos postos de gasolina você também encontra máquinas para comprar água quente;
  • Não se assuste se você pegar filas nos postos de gasolina, principalmente na alta temporada;
  • Use seu GPS que não tem erro! De qualquer modo, vale a pena adquirir um mapa físico especialmente para ver onde ficam os postos de gasolina mais próximos.
  • A polícia vai te parar várias vezes, pedindo seus documentos. Esteja com tudo em dia!
  • Pode ser que os policiais rodoviários peçam para revistar seu carro, faz parte!
  • Em cada entrada e saída de país, você vai passar pela aduana, fazendo a imigração. Eles verificam seus documentos e fazem a importação temporária do carro, na entrada e saída de cada fronteira.
  • Ande sempre com os faróis do carro acesos.

Documentação para viajar de carro sem perrengue

rota do fim do mundo
Foto: Pxhere

Seja para fazer a Rota do Fim do Mundo ou simplesmente outra roadtrip pela Argentina e também Chile: confira quais documentos e itens você precisa ter no automóvel:

  • Sua documentação pessoal, como passaporte ou, graças ao Mercosul, RG com data de expedição com menos de dez anos desde a emissão;
  • Carteira de habilitação brasileira válida;
  • Documentação do veículo em dia;
  • Comprovante de seguro do carro vigente para o Mercosul;
  • Caso o carro seja financiado ou esteja no nome de terceiros, será necessário registrar uma autorização em cartório com os dados completos do proprietário, do veículo e também do motorista;
  • É obrigatório ter dois triângulos de sinalização, extintor de incêndio e colete refletivo a bordo;
  • Para o Chile, é necessário ter um seguro específico (SOAP) emitido pelas empresas HDI e Consorcio.

Gostou dessa ideia de roadtrip pela Rota do Fim do Mundo? Deixe mais sugestões de destinos para acrescentarmos a este roteiro e deixar a viagem pela rota do fim do mundo ainda mais completa e maravilhosa.

27 comentários

    1. Olá! A recomendação de pelo menos 30 dias é partindo de SP? Partindo de Buenos Aires dá para fazer em 20 dias?

  1. Pretendo fazer este roteiro agora entre dezembro e janeiro de carro com alguns amigos. É necessário levar gasolina reversa para os trechos mais remotos e a polícia não complica em transportar combustível em galões ??? Obrigado

    1. Com certeza irá complicar, o transporte de combustível é extremamente perigoso e deve seguir as leis de trânsito do país.

  2. Penso em fazer este exato trajeto (ir pela 3 e voltar pelo chile) em Outubro deste ano (2020).
    É necessário o uso de correntes nos pneus? consigo já locar um carro com tais itens?

    obrigado.

    1. Em outubro acreditamos não ser mais necessários as correntes mas existe sim a opção de alugar carro com elas 🙂

  3. Show de informações, parabéns, Alguém poderia informar se Agosto ou Setembro, pegaremos muita neve ao ponto de ter que usar corrente no carro?

  4. Olá, parabéns pela matéria!!! Vc acha que é muito arriscado fazer esse percurso (tirando o Chile) em julho???

    1. Não é arriscaaaado, porém é extremamente necessária a corrente nos pneus e experiência em dirigir em condições de neve/gelo.

    1. Dá, porém é extremamente necessária a corrente nos pneus e experiência em dirigir em condições de neve/gelo 🙂

  5. Eu colocaria nesse roteiro fazer a Região dos 7 Lagos-Villa la Angostura até San Martin de Los Andes uns 100km+- de paisagens fantásticas

  6. Ola pessoal, parabéns pela aventura . Sensacional relato deste maravilhoso destino. Gostaria de saber, vocês teriam um relatório de custos, nas cidades, hospedagem, gasolina, alimentação? Enfim, algo do gênero, pode ser partindo de BUE. Agradeço!
    Obrigado.

    1. Olá Rafael, este não é um relato e sim uma matéria jornalística onde fizemos uma pesquisa para traçar viagem rs… Porém, para valores você pode entrar no nosso site quantocustaviajar.com e pesquisar pelas cidades, lá temos custos!

  7. Estamos planejando uma viajem,saindo do Brasil (SC) ir até o Ushuaia pela Ruta 03 e retornar pela Ruta 40, mas quero ir com um Mini Trailer, toda ajuda é bem vinda…

  8. Olá , em 2022 saio do Rio de Janeiro até Ushuaia de carro 4×4 com a possibilidade de ir de barco até Puerto Willian. Começo Roadtrip pelo Chile RN 40 e volto pela RN 3 com trechos mais longos. Qual o estado da Rodovia RN 3?

  9. muito completo seu relato, obrigada! Estamos praticamente refazendo igual, começando por Bs As, baseados em suas informações. obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.