Conhecer o Deserto do Atacama é a viagem dos sonhos para muita gente, inclusive foi nossa aqui no Quanto Custa Viajar, isso porque nossa equipe teve a oportunidade de explorar o destino em outubro de 2019 e somos categóricos em dizer: vale muito a pena. A maioria dos viajantes vai de avião até Calama, mas saiba que é possível fazer uma roadtrip de Santiago ao Atacama, percorrendo 1.700 km por estradas boas e cenários que vão desde praias, bosques e desertos!

É um verdadeiro empenho pegar a estrada e dirigir por 1.700 km, sabemos bem disso. Mas, caso tenha pelo menos 15 dias livre em seu roteiro de férias, pense com carinho nessa possibilidade para voltar para casa com muita história para contar!

Confira nossa dica de roteiro e veja em quais cidades você pode parar.

Roadtrip de Santiago ao Atacama

Vamos começar a montar nosso roteiro? O primeiro passo será embarcar na sua cidade e descer no aeroporto de Santiago.

Encontre passagens aéreas baratas para Santiago aqui

Santiago
Pelo menos 3 dias

A primeira pausa da sua viagem é na capital chilena, após um voo saindo do Brasil. Santiago é um verdadeiro encanto e possui centenas de atrações. A dica é ficar pelo menos 3 dias inteiros na cidade para conhecer os pontos turísticos principais, como a Plaza das Armas, a Catedral Metropolitana, o Palácio de La Moneda, Cerro Santa Lucia e San Cristóbal, o Mercado Central de Santiago, ver a cidade do alto no Sky Costanera, provar rótulos exclusivos na vinícola Concha y Toro e muito, mas muito mais lugar imperdíveis!

Aqui mesmo em nosso blog, você encontra várias postagens com dicas de passeios em Santiago. Tudo vai depender da quantidade de dias que possui em seu roteiro. Sugerimos que você fique pelo menos 3 dias, mas se puder ficar mais, com certeza irá aproveitar.

Encontre seu hotel em Santiago aqui

Dica: Valparaíso e Viña del Mar, duas cidades litorâneas, ficam a 121 km de Santiago. Se tiver tempo em seu roteiro, reserve pelo menos um dia para conhecer essa região.

La Serena e Coquimbo
1 dia

Uma roadtrip de Santiago ao Atacama é longa, por isso, é fundamental preparar pausas pelo caminho para abastecer o carro e até mesmo para relaxar, descansar e conhecer mais a cidade.

Seguindo pela Ruta 5, a primeira parada pode ser em La Serena na região de Coquimbo, a 473 km de Santiago — pouco mais de 5 horas de viagem. Obrigatoriamente você terá que parar perto ou nela para abastecer seu veículo. Por ser um destino praiano e fofinho, você pode ficar uma noite lá e tomar um banho na Praia do Farol.

Ainda é bacana visitar a catedral, construída em 1844; o Parque Nacional Fray Jorge, um bosque único que cresce no meio de uma zona desértica; conhecer o Valle del Elqui, lugar ótimo para observar estrelas; ou até mesmo ir ao Observatório Turístico Collowara.

Veja aqui onde se hospedar em La Serena

Copiapó
1 dia

De La Serena, siga ainda pelo Ruta 5 sentido Copiapó. O caminho será com paisagens bem variadas, como o mar perto de La Serena e o deserto já na região de Copiapó. Esse deslocamento será de aproximadamente 5h.

Parece loucura, mas perto de Copiapó é possível ver o deserto florescer. O fenômeno ocorre entre julho e novembro por conta do El Niño, que aquece as águas do oceano e faz brotar 1.800 espécies de plantas, como pequenas e coloridas flores, no deserto mais árido do mundo. Inusitado, acabou acontecendo duas vezes no ano de 2015, uma no outono e outra no verão. A região, queridinha dos brasileiros, também é ótima para observação de estrelas, trekkings, canoagem e outras atividades aventureiras.

A arquitetura também é forte e tradicional na cidade, logo, se você gosta desse tipo de passeio cultural, saiba que pode ir até a Casa Matta, à catedral e até mesmo à primeira estação de trem.

Encontre sua hospedagem em Copiapó aqui

Está sem muito tempo ou até mesmo precisa economizar? É cansativo, mas é possível ir de Santiago direto para Copiapó. São quase 12 horas de estrada, mas, caso faça sentido de acordo com seu roteiro, é possível encarar esse desafio.

Bahía Inglesa
1 dia

Reserve pelo menos um dia para ir para a Bahia Inglesa, a 75 km de Copiapó. O pequeno balneário chileno tem mar tranquilo de águas cristalinas com cor de esmeralda que atraem turistas do mundo todo.

A região, juntamente com Caldera, conta com mais de 30 praias, mas a Bahía se destaca pela infraestrutura e beleza. As praias mais famosas são El Chuncho, La Piscina e Playa Blanca, onde todos se divertem com esportes aquáticos. Só não espere por temperaturas muito altas, ok?

Encontre seu hotel em Caldera, pertinho da Bahía Inglesa

Antofagasta
1 dia

Saindo de Bahía Inglesa e seguindo a roadtrip de Santiago ao Atacama, seu próximo destino será Antofagasta, a 474 km de distância — quase 5h30 de estrada. Na região, a 4.300 metros acima do nível do mar e entre os vulcões da Reserva Nacional Los Flamencos, fica o Salar de Tara, grande atração para se visitar. Em uma superfície erodida de 48 km² se avistam lagoas, rios e veigas, onde vivem raposas, gaivotas andinas e flamingos.

Quem gosta de astronomia também vai adorar passar mais dias na cidade, já que a rota astronômica começa nas redondezas de Antofagasta, no Observatório Paniri Caur, localizado em Chiu Chiu no interior de Calama. Na região, a astronomia e a arqueologia se complementam.

Veja aqui onde se hospedar em Antofagasta

San Pedro de Atacama
Pelo menos 5 dias

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

O trecho final da sua roadtrip de Santiago ao Atacama está perto do fim! Saindo de Antofagasta, siga por mais 320 km até chegar a San Pedro de Atacama, o auge da sua viagem! Existem VÁRIOS passeios fabulosos para fazer na região e você pode reservar facilmente 7 dias para curtir a região.

Na viagem que a Equipe do Quanto Custa Viajar fez ao Deserto do Atacama em outubro de 2019, os pontos visitados foram:

Claro que você pode fazer em menos dias; para realizar um tour Atacama Completo é recomendado 5 dias inteiros para curtir os 9 passeios na região. A maioria dos passeios dura um turno, então se faz 2 passeios/dia.

Veja nosso especial: Um deserto, mil experiências! Saiba tudo sobre uma viagem para o Deserto do Atacama

Informações úteis para pegar a estrada no Chile

  • Alugue um carro em Santiago para fazer sua viagem;
  • Peça para fazer o seguro total do veículo, é uma pequena diferente que garante tranquilidade;
  • As estradas são boas e bem sinalizadas, algumas com pedágio, com média de velocidade de 120 km/h, respeite esse limite!
  • A carteira de habilitação brasileira pode ser usada no Chile, mas por garantia faça a PID;
  • Tenha um colete fosforescente para cada passageiro do veículo, é obrigatório caso tenha que sair do carro;
  • Só pare o veículo em estacionamentos regularizados;
  • Se possível, tenha mais de um condutor por veículo. Quando um se cansar, outro pode assumir a boleia;
  • Use mapas offline do Google Maps ou um GPS tradicional para carros. Se possível, tenha um chip 3G para emergências;
  • Opte por abastecer nas redes de postos Copec. O lugar possui banheiros limpos e lanchonetes;
  • Não tem etanol no Chile, só gasolina. Ela pode ser de três tipo: 93, 95 e 97. A 93 equivale a nossa gasolina comum, enquanto as outras a aditivada.

Pronta para pegar a estrada e encarar uma viagem incrível como essa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *