Apenas 260 km separam Recife de Maceió. Um deslocamento de 4 horinhas é suficiente para chegar de uma cidade até a outra. Mas, no meio do caminho, existem tantas belezas naturais e tantas praias lindas que você certamente pode reservar as férias inteiras para fazer uma roadtrip de Recife até Maceió.

Viajar pela Costa dos Corais é um dos passeios dos sonhos para muita gente e ter a oportunidade de conhecer cada cantinho bonito, repleto de história e banhado pelo mar com águas cristalinas dignas do Caribe tem grande potencial de se transformar nas férias dos sonhos.

Se você curte pegar a estrada, preparamos o roteiro de uma roadtrip de Recife até Maceió com pausas em lugares mágicos e estratégicos para deixar sua experiência ainda mais incrível.

Partiu? Roteiro: roadtrip de Recife até Maceió

Para fazer uma viagem como essa, recomenda-se que você tenha de 8 a 15 dias disponíveis para rodar pelo litoral de Pernambuco e Alagoas. É possível fazer em menos tempo, com toda certeza — tudo dependerá do seu tempo.

Caso você more em regiões distantes, nossa dica é comprar sua passagem aérea para Recife ou Maceió (a que estiver mais em conta) e fazer os trechos com um carro alugado. Ao reservar um hotel, veja se este possui estacionamento gratuito ou lugar para deixar o veículo com facilidade.

Lembre-se que no último dia, você vai precisar de pelo menos 5 horas para retornar até a cidade de origem para pegar seu voo (isso porque comprar trechos de ida e volta em destinos diferentes encarece o preço da passagem).

Veja bem as sugestões de paradas e escolhas as que mais lhe agradam.

Recife

📅 Dias: 1 e 2

roadtrip recife maceio
Foto: Pixabay

A capital de Pernambuco é um destino que vale a pena ser desbravado sem pressa. Você pode reservar de dois a três dias inteiros para visitar as atrações de Recife como um tour pelo Centro Histórico, o Marco Zero, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, a Capela Dourada, o Mercado São José, a Rua da Aurora, passear pela orla da Praia de Boa Viagem e tantos outros passeios em Recife.

Subir até Olinda, distantes só 7 km da capital, é praticamente obrigatório para conhecer as ladeiras, as casas coloridas, os bonecos de Olinda e apreciar as vistas incríveis da cidade. Um tour de meio dia é pouco, mas caso seu roteiro esteja apertado, já vale a pena!

Veja aqui onde se hospedar em Recife

Cabo de Santo Agostinho

📅 Dia: 3

praias mais baratas para viajar no verão
Foto: Wikimedia Commons

Sua próxima parada pode ser em Cabo de Santo Agostinho, destino com lindas praias com atividades para aproveitar o dia todo. Você precisa ir até a Praia De Itapuama e Praia do Paraíso para um banho revigorante e fazer muitas fotos.

A Praia do Paiva atrai muitos surfistas que aproveitam as boas ondas. Já os jovens que curtem badalação não abrem mão de ficar na praia de Gaibu, enquanto as famílias e querem descanso e sossego aproveitam as marolinhas na praia de Calhetas.

Aqui fica a seu critério: escolher passar a noite em Cabo de Santo Agostinho, uma das praias mais baratas para viajar no verão, ou seguir para a próxima parada e dormir nela.

Confira aqui hotéis e pousadas em Cabo de Santo Agostinho

Porto de Galinhas

📅 Dias: 4 e 5

praias de pernambuco porto de galinhas
Foto: Leonardo Shinagawa

Porto de Galinhas dispensa apresentações! A cidade, um dos principais destinos de viajantes que desejam conhecer as praias do nordeste, é cheia de atrações. Emoldurada por piscinas naturais de águas mornas e transparentes, a região pertencente ao município de Ipojuca é um encanto.

Se tiver tempo, fique pelo menos 3 dias por lá, já que tem muitos passeios em Porto de Galinhas para fazer, como visitar a Praia da Vila, a Praia de Muro Alto, a Praia do Cupe e tantos outros pontos ideais para banho, flutuação e mergulho.

Encontre aqui seu hotel em Porto de Galinhas

Tamandaré

📅 Dia: 6

roadtrip de recife até maceio
Foto: Wikimedia Commons

Saindo de Porto de Galinhas, siga para a Tamandaré, destino que vale a pena reservar pelo menos um dia inteiro de passeios. É nesse município que fica a linda Praia dos Carneiros, destino que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de conhecer pelo menos uma vez na vida.

A área de proteção ambiental ainda resguarda, porém, uma atmosfera selvagem. Um paredão de arrecifes percorre 1 km de seu belíssimo mar translúcido, onde é propícia a prática de mergulho e snorkel. Caiaques, Stand Up Paddles e catamarãs dividem o espaço nas águas ao longo do dia. O Centro Histórico também merece uma visita para ver de perto a Igreja de São Benedito erguida no século XVIII.

Confira opções de hotéis e pousadas em Tamandaré

Japaratinga

📅 Dias: 7, 8 e 9

Sabe todas aquelas belezas que Maragogi possui? Você encontra os mesmos benefícios em Japaratinga, destino que rende banhos no mar com coloração verde esmeralda que enche o coração e os olhos de alegria.

Quem sonha em conhecer Maragogi gastando muito menos pode optar por ficar em Japaratinga, paraíso localizado a apenas 10 km de distância de Maragogi (20 minutinhos para quem vai de carro). Ou seja, você consegue ir a todas as piscinas naturais de Maragogi e depois voltar para seu hotel, além de curtir a vila charmosa.

Japaratinga possui cinco praias espalhadas em 15 km do litoral alagoana. A Praia de Japaratinga, a principal da vila, é a mais gostosa para relaxar e aproveitar as piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa.

Na hora de se hospedar, cogite ficar no Japaratinga Lounge Resort, um all-inclusive novíssimo com preços bem competitivos.

Encontre mais hospedagens em Japaratinga aqui

São Miguel dos Milagres

📅 Dia: 10 e 11

viajar nas férias
Foto: Rodrigo Soldon

Os casais descobriram São Miguel dos Milagres e não largam mais. Destino típico para Lua de Mel, a cidade tem tudo para tornar a viagem romântica: pousadas aconchegantes, restaurantes românticos e praias selvagens. É o caso da Praia do Toque, que reúne tudo isso num só lugar, com a vantagem de ter lindas piscinas naturais em suas águas mornas e cristalinas durante a maré baixa. E ah! O jornal inglês The Guardian a colocou como a terceira mais bonita do Brasil em uma de suas publicações.

Barra de Santo Antônio

📅 Dia: 12

roadtrip de recife até maceió
Foto: Wikimedia Commons

Rodeada de falésias, que tornam o cenário ainda mais bonito, Barra de Santo Antônio não só belas praias, mas bastante infraestrutura turística. Os visitantes aproveitam as praias de areia fina e mar azul turquesa que forma piscinas naturais. Tabuba, Carro Quebrado e Ilha da Crôa são parte do município.

Reservar pelo menos um dia durante sua roadtrip de Recife até Maceió para conhecer esse pedaço do céu na Terra vale muito a pena! Se puder, fique mais!

Veja aqui onde se hospedar em Barra de Santo Antônio

Maceió

📅 Dias: 13, 14 e 15

Foto: Wikimedia Commons

Saindo de Barra de Santo Antônio, siga para o destino final da viagem de carro: Maceió! A capital de Alagoas tem MUITAS atrações e tours bacanas para fazer. Três dias inteiros ou até mais garantem passeios inesquecíveis como ir até a Praia do Gunga, descansar na praia de Ipioca, flutuar nas piscinas naturais de Pajuçara e das praias de Pratagi, passear pelo Rio São Francisco e muito mais.

Descubra os melhores hotéis e pousadas de Maceió aqui

Nossa sugestão de roteiro contempla 15 dias de estrada, com pausas impecáveis em várias cidades. Você pode aumentar ou reduzir a quantidade de dias em seu roteiro. Mas, podemos garantir: essas serão as férias mais lindas da sua vida!

33 comentários

  1. Olá. Estou pensando em fazer o roteiro de Recife a Maceio em 3 semanas, acha válido ou demais? Acrescentaria algum local a mais para conhecer? Minha ideia é ir para conhecer os locais, mas também descansar.

    Qual foi o valor médio gasto da viagem?

    Abraços!!! 🙂

    1. 3 semanas é bastante tempo, mas se quiser relaxar meeeesmo, terá tempo de sobra 🙂 Lugares há muitos, Porto de Pedras, Paripueira…Mas o ideal é escolher 2 destinos base (para dormir) e desses destinos conhecer os pontos próximos já que é tudo um do lado do outro. Sobre o valor médio vai depender da hospedagem que escolher, tem de R$150 até muitos reais a diária, alimentação também vai de acordo com bolso e gosto, um valor mínimo de 60/dia já se come bem.

  2. Oieeee, praticamente o seu roteiro será o meu agora rs…..viajarei com meu esposo e minha filha de 6 anos , vou chegar dia 10/05 em Recife ás 10h00 e pegar o carro e saio de Recife dia 21/05 ás 19h30 o que me sugere, lembrando que estou com criança e queremos relaxar, curtir um mar calmo e a noite se tiver uma agitaçãozinha seria bem vindo rs, amamos musica, dançar….teria sugestões de passeios imperdíveis? Pensei em pernoitar também em Recife,Carneiros, Porto de galinhas, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Cabo de Santo Agostinho…acha que vale a pena ficar em todos esses? Aguardo suas dicas :-))

  3. Tenho interesse em ir de São Paulo até Maceió, mas me falaram que é uma viagem bem perigosa por causa de assaltos. Gostaria de saber se essa informação é real. E a situação das estradas

  4. Já fiz essa rota várias vezes, agora em dezembro/2020 estarei apresentando ao meu namorado, faremos em 10 dias .

  5. Estou querendo ir final de janeiro, mas preocupada com os casos de covid aumentando, tenho medo de ter problemas para fazer os passeios, alguém sabe falar sobre isso???? Ainda não comprei as passagens 😥

  6. Gostaria de dicas de um roteiro bacana saindo de recife dia 18/05 e voltando pra recife dia 26/05

  7. Boa noite. Já pedi vária dicas de colegas que já foram e ficam “me enrolando”. Estou meio confuso. Encontrei esse site e gostei. Estou anotando pra fazer esse trecho.
    Eu, minha esposa e minhas filhas chegaremos em Recife dia 24.12 e voltaremos de Maceió dia 10.01; serão 17 diárias. Dá pra conhecer bem, mas estou meio confuso em relação a 2 situações: – seguindo de Recife até Maceió nessas 17 diárias (noite) que ficaremos, QUAIS AS CIDADES ONDE DEVEMOS FICAR HOSPEDADOS E POR QUANTO TEMPO EM CADA UMA e SE CONVÉM ALUGAR UM CARRO EM RECIFE E SE POSSO ENTREGAR EM MACEIÓ OU SE HÁ TRANSLADO DISPONÍVEL DE UMA CIDADE PARA OUTRA , SÓ IDA. EX: RECIFE/PORTO DE GALINHAS, PORTO DE GALINHAS/ MARAGOGI, ETC…?
    Estou pensando em fazer esse trecho da matéria.

    Quais outras dicas você daria. Quero reservar hotéis agora.
    Grato pela atenção.

    1. Olá! O ideal seria alugar um carro para ter mais liberdade e sai mais barato já que irá viajar com toda a família. Dá para pegar em uma cidade e deixar em outra sim, é só acertar com a locadora.
      Sobre as cidades onde se hospedar ai vai de gosto, por exemplo Maragogi tem mais opções de restaurantes e hospedagens mas é mais cheia por exemplo…Porto de Galinhas você pode fazer bate-volta de Recife…
      De acordo com o roteiro, veja as cidades onde você poderia se hospedar e quanto tempo elas ficam distantes do que quer visitar, muitas são bem próximas uma da outra (questão de 1 hora e pouco de estrada).

  8. Olá
    Gostei muito da sugestão da roadtripe Recife- Maceió. Tenho uma dúvida. Julho é um mes ruim por causa das chuvas? Sou do RS e estou louca pra me livrar um pouquinho desse frio. Obrigada.

    1. Sim! Os melhores meses são setembro, outubro e dezembro. Julho tem muita chuva, apesar do calor comparado ao RS não da pra aproveitar e a cor do mar não é tão bonita.

  9. Oie..
    to querendo fazer essa rota agora em outubro, começando por Maceio (pq a passagem sai mais em conta saindo daqui de SP) e terminando em Recife.

    Porém to meio perdido na hora de montar o roteiro com o total de dias pra dormir e onde se hospedar, me da uma ajuda.. rs

  10. Gostaria de fazer esta rota em novembro em 9 dias/ 8 noites, quantas noites recomenda em cada cidade?
    É melhor fazer de Recife a Maceió ou o inverso?

  11. Olá, boa tarde. Planejo conhecer toda a costa de Recife até a praia do Gunga (Maceió) de carro. Pretendo visitar Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas, Tamandaré, Maragogi, Japaratinga, Porto da Pedra, São Miguel dos Milagres, Barra de Camaragibe, terminando na praia do Gunga. É necessário alugar um 4 x 4? Gostaria de visitar as praias mais desertas, como a praia do Carro Quebrado.

  12. Eu, minha esposa e minhas 2 filhas ( 13 e 16 anos) iremos nesse roteiro:
    -descemos em Recife, ficamos 1 noite em recife; no outro dia vamos pra porto de galinhas e ficamos 3 noites lá; depois iremos à maragogi e ficamos 5 noites; depois iremos a Marechal Deodoro e ficamos 3 noites; depois vamos pra Maceió e ficamos 6 noites; que dicas daria para esse roteiro? quais as mais belas prais pra conhecer já que teremos muito tempo. E o principal? Como não ser enganado nesses passeios de barco, bugres , etc… Já fiz esses trechos de conhecer 3 praias no mesmo dia no Ceará e foi um desastre. Acaba não se conhecendo nada. Dê dicas. Fico grato pela atenção.

  13. Olá,
    Me ajudou bastante!! iremos eu e minha esposa no dia 13/10/2021 e retornaremos dia 20/10/2021
    Iremos para RECIFE (1) e viajaremos até Maceió com carro alugado, passando por Porto de Galinhas (2), Cabo de Santo Agostinho, Maragogi (3) e São Miguel dos Milagres (1).

    Obrigado por publicar esse roteiro!!

  14. Olá, irei fazer de Recife até Natal de carro. Qual dicas daria? Lugares que possa de hospedar. Ficarei em Maceió até dia 23 pois tenho um casamento é já fechei o hotel. Em 7 dias consigo fazer recife e natal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.