Com certeza se você já pesquisou sobre viagens para o México se deparou com algumas opções incríveis de destinos que são banhados pelo mar do Caribe, como é o caso de Cancún e Riviera Maya – destinos que muitas vezes disputam a atenção e a visita do viajante!

É na região paradisíaca da Riviera Maya que os viajantes encontram algumas das praias e cidades mais populares do país: Tulum e Playa del Carmen! Locais que compartilham hospedagens mais reservadas e intimistas, menores em comparação aos mega resorts de Cancún, maior proximidade com a maioria dos passeios turísticos e também praias mais tranquilas e um mar azul que parece de filme.

Para conhecer tudo sobre este destino, seus diferenciais, onde ficar e mais, continue lendo nosso guia!

Conheça Riviera Maya

A Riviera Maya é uma região turística localizada na costa do Caribe Mexicano, no estado de Quintana Roo. A região se estende por cerca de 210 km, desde a vila de Puerto Morelos, no norte, até a vila de Punta Allen, no sul.

A Riviera Maya é conhecida por suas belas praias, águas cristalinas, cenotes, ruínas maias e fauna e flora exuberantes. A região é um destino popular para turistas de todo o mundo, que buscam uma experiência de férias relaxante e aventureira ao mesmo tempo. Se você quer gastar menos tempo conhecendo os principais pontos turísticos da região, a Riviera Maya é a melhor opção!

O destino acaba sendo uma ótima opção para quem quer fugir do agito e dos preços de Cancún e vivenciar algo mais tranquilo e exclusivo.

Além de Tulum e Playa del Carmen, a região inclui a famosa ilha de Cozumel, destino com mar incrível e um dos lugares mais bonitos de todo o México.

O que fazer na Riviera Maya?

Uma mistura de natureza intocada, atrações naturais, parques de ecoturismo, turismo e aventura se reúnem na incrível região da Riviera Maya, que oferece uma variedade de atrações para todos os gostos.

Uma das principais coisas para se fazer é curtir as praias belíssimas e paradisíacas que existem nessa região, que possui mar azul, longas faixas de areia branca e água tranquilas perfeitas para nadar.

Um dos passeios mais indispensáveis da Riviera Maya é visitar os cenotes, cavernas naturais formadas pela erosão da água e que hoje funcionam para banho, snorkeling e saltos! A água é bem gelada mas tem uma paisagem incrível. Entre os cenotes mais famosos estão o Ik-Kil, Cenote Azul e o Cenote dos Ojos.

Além destes passeios naturais, você precisa reservar pelo menos um dia para visitar as ruínas maias da região que ficam nas antigas cidades maias, como Chichén Itzá, Tulum e Cobá.

Encontre aqui mais de 50 passeios para fazer pela região e reserve online!

Quase como ir para a Disney e não ver o Mickey, ir para Riviera Maya e não conhecer alguns dos parques de aventura da região é quase um “pecado”! Xcaret, Xel-há, Xplor, Xenses e muitos outros aguardam por você!

Melhores parques para conhecer em Cancun

Hospedagem na Riviera Maya

Uma das melhores coisas da Riviera Maya é sua variedade de opções de hospedagem, desde resorts de luxo exclusivos a pousadas econômicas. As hospedagens costumam ter preços mais atrativos que Cancún, além de possuir opções bem chiques para quem quer investir em uma experiência diferenciada como, por exemplo, hotéis que possuem banheiras e até camas que podem ser levadas até a sacada, para dormir ao ar livre.

Ficou curioso? Aqui temos um guia de hotéis em Tulum: saiba onde se hospedar neste paraíso no México.

Mas para te dar um spoiler, alguns dos melhores hotéis da região são o Wakax Hacienda – Cenote & Boutique Hotel, La Valise, Hotel Xcaret Arte e o Dreams Riviera Cancun Resort & Spa.

Alimentação

Prepare-se para comer muito bem na região da Riviera Maya, pois suas principais cidades possuem boa oferta de restaurantes com comida típica local e também com opções de gastronomia internacional. Caso o viajante opte por hotéis no sistema all inclusive, aí praticamente não vai ter que gastar com alimentação fora do hotel (e nem deve, já que pagou uma diária mais cara).

Entre os pratos típicos da Riviera Maya que vale conhecer é o La cochinita pibil (tortilla recheada de carne de porco), Chilaquiles (tortillas partidas em pedaços e fritas com feijão ou outro acompanhamento por cima), os clássicos tacos recheados e claro, beber a tequila local!

Saiba tudo sobre a alimentação local aqui, quais os principais restaurantes e o custo das refeições, que giram em torno de R$ 30 por pessoa.

Como chegar 

O aeroporto internacional mais próximo da região da Riviera Maya é o de Cancún. Uma vez com as passagens compradas – aqui você pode orçar sem compromisso os melhores voos – e chegando na cidade, o viajante pode pegar um ônibus até o local, alugar um carro para completar os 68 km que separam os locais ou mesmo fechar um transfer, para não ter preocupação em pegar estrada depois de uma viagem internacional cansativa.

Quando ir

Riviera Maya é um destino incrível o ano todo, por isso praticamente não tem tempo ruim para conhecer o local. Falamos em praticamente porque em setembro e outubro costuma ser a época de furacões (que também passa por Miami, Orlando e outros lugares da Flórida), mas as ocorrências são bem raras. Vale essa ressalva, de qualquer forma!

Quanto tempo ficar na região da Riviera Maya

Como a região da Riviera Maya inclui cidades como Tulum e Playa del Carmen, dá para ficar facilmente de 7 a 10 dias na região. Claro que a quantidade de dias vai variar conforme suas férias, orçamento, disponibilidade e também o que quer fazer em seu roteiro. Se for ficar cerca de 10 dias na região, dá até para incluir Cancun tranquilamente na programação.

O que muitas pessoas costumam fazer é ficar 4 dias em Cancun e depois 3 em Tulum e 3 em Playa del Carmen, por exemplo.

Mas guarde no mínimo três dias inteiros para visitar cada um dos principais destinos na Riviera Maya.

Documentação

Para conhecer a Riviera Maya, a regra é a mesma do México em geral, por isso será necessário passaporte, comprovantes de vacina (Covid-1) em espanhol e o visto mexicano. Se você já tem o visto americano válido, é só apresentar que será válido. 

Caso não tenha, será necessário agendar uma entrevista no consulado do México, em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro. Os agendamentos são feitos por aqui e custam US$48 por pessoa.

Ainda será necessário preencher a autorização de viagem do governo mexicano alguns dias antes de embarcar.

Moeda

A moeda oficial do México é o Peso Mexicano, podendo ser encontrado facilmente nas casas de câmbio no Brasil. Atualmente, em setembro de 2023, um real equivale a 3,5 pesos (sim, nossa moeda é quase quatro vezes maior que o peso).

O que é muito comum na região da Riviera Maya e outros destinos mexicanos é encontrar locais, especialmente nos pontos e cidades mais turísticas, que aceitam dólar e até oferecem as duas moedas como forma de pagamento, mas fique esperto pois as conversões não costumam ser muito exatas e você pode acabar numa fria.

O melhor é se cobrarem em peso, pagar em peso, oferecer em dólar, pagar em dólar (caso tenha a quantia, claro). Ou seja, siga a moeda que o local ofertou primeiro e evite perder dinheiro em conversões!

Idioma

A língua oficial do destino é o espanhol, mas na maioria dos pontos turísticos é possível falar em inglês e até desenrolar um portunhol. Para evitar falsos cognatos em suas viagens (palavras que tem sonoridade e até escrita similar em idiomas diferentes mas que não significam a mesma coisa) preparamos um guia para te ajudar e evitar passar perrengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.