Conhecer as Filipinas é um sonho de viagem para muita gente. E quando você se depara com destinos tão impressionantes por lá, como o Enchanted River, na cidade de Hinatuan, esse sonho e vontade de visitar a ilha paradisíaca cresce ainda mais! Não é à toa que esse ponto turístico é chamado de Rio Encantado!

Rio Encantado
Foto: Flickr – jojoscope

Com 20 metros de profundidade e águas cristalinas, com uma tonalidade azulada inexplicável, o rio de Hinatuan é um verdadeiro espetáculo da natureza. Um ponto que chama atenção é que o rio é de água salgada e flui direto para o Oceano Pacífico.

Como ele se formou ali naquela região ainda é um mistério, fato que faz com o folclore do local seja ainda mais intensificado, surgindo histórias de sereias e outras criaturas místicas que vivem no Rio Encantado.

Crenças locais à parte, uma espécie muito encontrada no rio são os peixes! Eles são tão especiais no local que diariamente, às 15h da tarde, uma sirene toca, avisando os visitantes que o horário para alimentar os peixes vai começar.

[+] Com paisagem surreal, Ilha de Coron é um paraíso perdido em Filipinas

E isso é um show: os animais pulam tão alto para se alimentar, tornando o momento ainda mais especial para quem está perto do rio. São apenas 5 minutinhos de movimentação embalados pelo Hino de Hinatuan tocado ao fundo. Mas o suficiente para encantar ainda mais o lugar.

Rio Encantado
Foto: TripAdvisor

Apaixone-se pelo Rio Encantado

O crescimento do turismo na região do Rio Encantado tem se intensificado cada vez mais. No começo, somente os moradores locais e alguns pescadores desbravam a região. Após o descobrimento desse paraíso, empresas começaram a explorar mais a região e o turismo se intensificou.

Rio Encantado
Foto: TripAdvisor

Tanto que, por determinação do governo, a piscina natural principal do Rio Encantado nas Filipinas está fechada para banhos. Pesquisadores realizaram diferentes estudos e concluíram que existe o perigo do ecossistema ser interrompido caso muita gente nade nessa área do rio. Consciência falando mais alto e preservação do ambiente sendo garantida <3

[+] Os 30 lugares mais bonitos do mundo

Mas isso não quer dizer que não existam áreas liberadas para banho: tem sim! E tudo é tão organizado que, mesmo sendo no raso, todos os turistas devem usar coletes salva-vidas em uma área delimitada por boias.

Rio Encantado
Foto: Flickr – jojoscope
Rio Encantado
Foto: Flickr -Bro. Jeffrey Pioquinto, SJ
Rio Encantado
Foto: TripAdvisor
Rio Encantado
Foto: TripAdvisor

Falando ainda em infraestrutura, o local que abriga o Rio encantado nas Filipinas tem instalações bem moderninhas, oferecendo chuveiros, banheiros e um grande estacionamento. Quem desejar, também pode alugar um barco no finalzinho do rio e passear pelas águas do Rio Encantado até às 17h, horário que todos os visitantes precisam deixar o espaço.

Dicas gerais para quem visita o rio Encantado, em Hinatuan, nas Filipinas

Rio Encantado
Foto: TripAdvisor
  • O Rio Encantado fica a 1 hora de distância, de carro, de Hinatuan.
  • Você pode fazer esse trajeto com vans diretamente do seu hotel ou com micro-ônibus de turismo.
  • O valor da entrada é de 30 Pesos Filipinos + 10 Pesos Filipinos de taxa ambiental. A cotação do Peso Filipino, em setembro de 2018, é de 1 Real = 0,075 Pesos Filipinos.

[+] O que preciso saber para comprar moedas estrangeiras?

  • Leve comida e bebida. Na entrada do parque, você até encontra barracas de comida, mas vale mais a pena levar seu lanche.
  • Você não pode nadar na parte mais profunda, azul e bonita do rio.
  • Às 15h tem a alimentação dos peixes, é imperdível.
  • A partir das 13h, o local começa a ficar ainda mais cheio de turistas, tente chegar cedo.
  • Traje de banho para mulheres: shots e camiseta, ninguém usa biquínis por lá.

Como chegar

Rio Encantado
Foto: Wikimedia Commons

Quem deseja conhecer esse Rio Encantado deve pegar um voo até a cidade de Butuan, nas Filipinas, que fica a 135 km de distância de Hinatuan. Descendo em Butuan, você pode pegar um ônibus da Bachelor Express até a cidade de San Francisco e, a partir daqui, seguir de carro ou táxi para Hinatuan. Também é possível encontrar miniônibus que levam os turistas até o Rio Encantado.

Outra possibilidade é ir de avião até Davao, a 288 km de distância de Hinatuan e alugar um carro por lá e ir direto para Hinatuan. As ruas dessas regiões são de concreto e teoricamente tranquilas de se dirigir.

[+] Clique aqui e cote o aluguel de carro para Davao, nas Filipinas

Além do rio Encantado

Pertinho de Hinatuan, 60 km de distância, você ainda encontra boas surpresas para tornar seu passeio ainda mais completo como a Cachoeira Tinuy-An. Com 100 metros de largura e quedas d’água que medem 55 metros de altura, esta é a maior cachoeira das Filipinas, localizada em Bislig, Surigao del Sur.

Foto: Wikimedia Commons

Sem dúvidas, vale esticar o passeio até lá para ver mais uma maravilhosidade da natureza!

Para os fãs de cachoeiras, vale a pena ainda colocar no roteiro a Sian Falls, a aproximadamente 35 km de Hinatuan. Esta cachoeira não é tão encantadora quando a Tinuy-An, mas chama a atenção pela sua natureza intocada.

[+] Saiba quais são os lugares mais baratos para fazer um mochilão ao redor do mundo

Outra opção é a Hinayagan Cave, uma caverna sen-sa-cio-nal também localizada em Bislig.  O nome original dessa caverna era Suhoton, mas foi renomeada de Hinayagan que significa “iluminado”. Isso porque a caverna tem uma abertura de 10 metros na parte superior que permite que raios de luz passem e iluminem o centro da caverna.

Foto: Marlon Villasor – Caragaregion

A Hinayagan Cave abriga na verdade duas cavernas. A primeira tem 100 metros de comprimento e essa abertura na parte superior e, seguindo pelo riacho, você desemboca na segunda caverna, que tem um rio subterrâneo e estalactites que deixam o cenário ainda mais exuberante.

Dica: pertinho da caverna, existe uma vila de moradores locais. Muitas pessoas recomendam que os visitantes parem nessas casas e verifiquem se algum morado local pode trabalhar naquele horário como guia, mostrando o caminho correto até à caverna e contando um pouquinho mais da história do local. Lembrando que esse serviço será cobrado, ok?

É muita atração linda para se ver em um mesmo dia! Prepare o coração e a emoção ao se deparar com essas maravilhas!

Partiu, Filipinas? Clique aqui e descubra tudo o que você precisa saber para chegar à ilha paradisíaca. Agora, é só ficar de olho nas passagens para garantir uma boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.