A gastronomia baiana é uma das mais tradicionais no Brasil, e uma viagem até a capital do Estado pede para que no roteiro também esteja incluído experiências gastronômicas que elevarão a viagem à um nível de excelência. Aqui você conhecerá restaurantes em Salvador que oferecem o melhor da culinária local, e também opções inspiradas em outras cozinhas tradicionais, mas que garantem qualidade e bom atendimento que todos que já experimentaram ao menos uma vez recomendam. Preparados?

Encontre aqui passagem aérea para Salvador

Restaurantes em Salvador

Dona Mariquita

Todo viajante que busca uma opção de restaurante com comida regional em Salvador recebe a recomendação de seguir até o Dona Mariquita. Isso porque o restaurante, eleito como “cozinha patrimonial da Bahia”, capricha nos temperos nordestinos em seus pratos, com influências indígenas, africana e sertaneja, e ingredientes originais baianos, como os mariscos, sementes e folhas.

Endereço: R. do Meio, 178 – Rio Vermelho

Horário de funcionamento: terça, quarta e domingo, das 12h às 17h, e quinta a sábado, das 12h às 23:50h.

Casa de Tereza

Com decoração acolhedora e cardápio tipicamente brasileiro, o Casa de Tereza é referência no quesito originalidade. A chef, que deu seu nome ao restaurante, se especializou em diferentes países justamente para dar mais vida à gastronomia local, adicionando influências espanholas, portuguesas e italianas em seus pratos regionais. Mas prepare a paciência, pois as mesas por lá são bem disputadas – a espera vale a pena, pois este restaurante em Salvador é um primor.

Endereço: R. Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho

Horário de funcionamento: domingo, das 12h às 20h, de segunda à quarta-feira, das 12h às 23h, e de quinta-feira à sábado, das 12h à 00h.

Planejando uma viagem para Salvador? Pesquise aqui sua hospedagem!

Solar Gastronomia

Com ambiente animado e cardápio contemporâneo assinado pela Chef Andrea Nascimento., o Solar Gastronomia conta com uma variedade imbatível de comidinhas regionais, que vão desde sanduíches até a famosa maniçoba. Outros populares entre os clientes são o Filé J. Borges, uma carne acebolada com farofa de tapioca, banana da terra e feijão verde para acompanhar, e também o sanduíche de salmão defumado, com endro drill, flor de de alcaparra, cream cheese, alface e mostarda, tudo em uma ciabatta fresquinha de fermentação natural.

Endereço: R. da Fonte do Boi, 24 – Rio Vermelho

Horário de funcionamento: de terça, quarta e domingo, das 11h30 às 23h, de quinta à sábado, das 11h30 à 00h.

LarriQuerrí / Larri Bistrô

Foto: Larri Bistrô

As duas unidades administradas pela família Guerra contam com ambiente intimista e bastante acolhedor. O cardápio é recheado de preciosidades, muitas das opções inspiradas na cozinha francesa, e a vista é um bônus à sua experiência. A cozinha é orquestrada por mãe e filho, enquanto a recepção fica por conta do pai. Esta é uma das opções de restaurantes em Salvador que vale a pena incluir no roteiro.

Endereço: Praca Alexandre Fernandes, 26 e 160, Garcia

Horário de funcionamento: de terça à sábado, das 19h às 23h30, sábados e domingos das 12h às 16h.

Lafayette

Foto: Lafayette

Outra opção com vista paradisíaca, mas com ambiente sofisticado é o Lafayette e seu cardápio mediterrâneo criado com ingredientes locais, com assinatura do Chef Gabriel Rodrigues. O restaurante é ideal para criar um clima romântico e comemorar datas especiais, com a Baía de Todos os Santos como cenário. Que tal aproveitar a experiência durante um pôr do sol inesquecível?

Endereço:  Avenida Lafayete Coutinho, 1010, Bahia Marina, Comércio

Horário de funcionamento: de segunda à quintad das 12h às 15h e das 18h às 0h, sexta e sábado, das 12h à 1h e domingo das 12h às 22h.

Amado

Ainda no quesito “se apaixonando pela Baía de Todos os Santos durante a refeição”, o Restaurante Amado também se destaca pelo ambiente elegante e atendimento de excelência, fazendo com que seu nome seja bastante justificável. O cardápio é outro destaque a parte: conte com opções repletas de frutos do mar e temperos tradicionais locais. Embora os valores sejam elevados, quem passou por lá diz que vale cada centavo, sendo um dos restaurantes de Salvador mais queridos entre turistas e locais.

Endereço: Av. Lafayete Coutinho, 660 – Comercio

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 23h.

Restaurante Pêlo Bistrô

O Pelô Bistrô fica dentro do Hotel Casa do Amarelindo, e a entrada fica bem escondidinha, para fazer jus ao ambiente intimista do local (e ainda oferece serviço de quarto para quem se hospeda por lá). A cozinha com inspiração francesa misturada à referências locais oferece diferentes pratos que podem ser apreciados junto com a caprichada carta de vinhos da casa, com opções chilenas e argentinas. Uma das opções de restaurantes em Salvador perfeitas para o climinha de romance.

Endereço: R. das Portas do Carmo, 6 – Pelourinho

Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 15h e das 18h às 21h.

Odoyá

Foto: Odoyá

O seu passeio pelo Pelourinho durante o dia pode ter uma paradinha no Odoyá para uma refeição típica baiana de qualidade. O local ainda conta com outras iguarias, como carnes e frutos do mar, para agradar o paladar de todos os tipos de viajantes que buscam por uma ótima opção de restaurante em Salvador, tudo regado à uma boa música ao vivo.

Endereço:  Largo do Cruzeiro de São Francisco, 1 – Pelourinho

Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 22h.

Restaurante Vini Figueira

O Chef que deu seu nome ao restaurante é responsável por oferecer o melhor da gastronomia européia na região. Vini Figueira dedica elementos complexos em seus pratos, garantindo um sabor único aos seus ingredientes escolhidos a dedo. O ambiente intimista conta com pouquíssimas mesas, portanto, garanta uma reserva antecipada durante a sua viagem.

Endereço: Travessa Bartholomeu de Gusmão, 140 – Rio Vermelho

Horário de atendimento: de terça a quinta-feira, das 19h às 23h, sexta e sábado, das 12h às 16h, e das 19h às 23h, e domingo, das 12h às 16h.

Alfredo’Ro Restaurante

Desde 1993, este aconchegante restaurante traz o melhor da gastronomia italiana em Salvador, com cardápio requintado, assinado pelos chefs Junior Costa e Givaldo Pereira. Por ser um local disputadíssimo, é necessário fazer reserva para evitar longas esperas. As massas artesanais são as mais pedidas da casa, por seu capricho e sabor exemplar.

Endereço: Rua Morro Escravo Miguel, 1545 – Ondina

Horário de funcionamento: de sábado e domingo, das 12h às 16h, das 19h às 22h30, sexta-feira e sábado até às 23h30.

+ O que fazer em Salvador em 5 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.