Para quem gosta de comer bem, com variedade e pratos bem servidos, a capital gaúcha é um destino imperdível e o que não faltam são excelentes restaurantes em Porto Alegre, para todos os gostos e bolsos.

Prepare-se para conhecer várias comidas típicas regionais nos restaurantes em Porto Alegre, como o verdadeiro churrasco gaúcho, costela, xis gaúcho, arroz carreteiro, galeto na brasa, tainha assada, sagu de vinho, a famosa cuca, massas artesanais e muito mais.

Pesquise passagem aérea barata para Porto Alegre

A culinária é muito rica e tem grande influência dos europeus, especialmente dos alemães e italianos, e suas receitas carregam ainda algumas das tradições que foram passadas e podem ser experimentadas até os dias atuais.

Pela proximidade com a cidade de Gramado, capital do chocolate e famosa pelos excelentes restaurantes, os restaurantes em Porto Alegre também são uma boa pedida para os formigas de plantão e também para os amantes de vinhos, que vão poder aproveitar vinhos das vinícolas próximas, como de Garibaldi e Salton.

Confira aqui onde comer fondue em Gramado

Agora que você já sabe o que esperar da gastronomia local, confira 8 dicas de restaurantes em Porto Alegre e aproveite sua viagem!

Confira 8 dicas de restaurantes em Porto Alegre

1. Giovanaz

Um dos restaurantes em Porto Alegre mais tradicionais, a Churrascaria Giovanaz, na Cidade Baixa, oferece um sistema de rodízio em espeto corrido, com sete opções de carnes e alguns acompanhamentos. 

Uma opção para quem gosta de churrasco mais rústico, não espere pista de acompanhamentos, sushi e derivados. Lá você vai comer do bom e do melhor do básico bem feito e o resto não vai fazer falta. As opções de acompanhamento são arroz, polenta frita, salada, maionese e vinagrete.

Uma curiosidade do local é que aceita pagamento somente em dinheiro, então não adianta levar cartão!

Endereço: Av. Venâncio Aires, 10 – Cidade Baixa, Porto Alegre – RS

Horário de funcionamento: de terça a sábado das 11h15 às 14h30 e das 19h às 23h, e aos domingos

2. Churrascaria Roda de Carreta (35 CTG)

Uma dos restaurantes em Porto Alegre mais antigos e tradicionais, a Roda de Carreta oferece um churrasco verdadeiramente gaúcho, com opções de grelhados, mini espeto e espeto corrido.

Além da comida, aproveite para presenciar, aos finais de semana, danças típicas gaúchas no restaurante!

Endereço: Av. Ipiranga, 5300 – Jardim Botânico, Porto Alegre – RS, 90610-000

Horário de funcionamento: de segunda das 11h30 às 14h, de  terça a sábado das 11h30 às 14h e das 19h30 às 22h, e aos domingos das 11h30 às 15h.

3. Parrilla del Sur

Essa opção de restaurantes em Porto Alegre é para quem quer comer churrasco Argentino e Uruguaio, a famosa Parrilla.

O Parrilla del Sur é uma ótima opção para ir em família e em grupos, aproveite para comer a linguiça parrillera, o assado de tira, o entrecot e o famoso pudim de doce de leite.

Endereço: Avenida Nilópolis, 111 – Petrópolis, Porto Alegre – RS

Horário de funcionamento: de segunda das 18h30 às 23h45, de terça a sábado das 11h15 às 23h45, e aos domingos das 11h30 às 22h45.

4. Atelier das massas 

Já falamos da influência da carne e do churrasco na região, agora vamos passar para outra categoria de restaurantes em Porto Alegre, influenciados pela culinária italiana.

O Atelier das massas é um dos restaurantes que não podem faltar no seu roteiro de viagem a Porto Alegre, com um cardápio de massas artesanais incríveis, o espaço também é muito agradável.

Neste restaurante, vale conferir o Fettuccine à Forestier, o Fettuccine quatro queijos ou o Fettuccine al Borgheto. 

Endereço: R. Riachuelo, 1482 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 23h.

5. Cantina Pastasciutta

A famosa cantina de Gramado abriu as portas recentemente em Porto Alegre e já se tornou referência na cidade quando o assunto são massas incríveis acompanhadas de cortes especiais de carnes.

Um dos pontos altos da Cantina Pastasciutta, restaurantes em Porto Alegre, é a massa de quatro queijos com escalope de filé grelhado. Para quem quiser ainda comer pratos famosos, aproveite o filé à parmegiana, massas à bolonhesa e outras delícias disponíveis em um cardápio super completo.

Tenha uma experiência verdadeiramente italiana neste restaurantes em Porto Alegre e conheça algumas das sobremesas mais famosas da Itália, como o cannoli e a panna cotta.

Endereço: Av. dos Estados, 111 – São João, Porto Alegre – RS

Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h.

6. Ciao Pizzeria 

Quer comer uma verdadeira pizza italiana, de Nápoles, na capital gaúcha? Esta dica de restaurantes em Porto Alegre é para os amantes de pizzas onde “menos é mais”. 

Feita com ingredientes importados de Nápoles, azeite e tomates da Campagna e mussarela de búfala fresca, as pizzas da Ciao Pizzeria são super artesanais e te levam direto para a Europa.

Servidas em tamanhos individuais e massa fininha, você vai se apaixonar.

Em Porto Alegre são duas unidades:

Endereço: Rua General João Telles 294 – Bairro Bom Fim – CEP 90035-120 – Porto Alegre

Horário de funcionamento: de terça a Domingo, das 18h às 23h

Endereço: Rua General Lima e Silva, 594 – Bairro Cidade Baixa 

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 18h às 23h e aos domingos das 17h30 às 22h30.

Foto: Instagram Ciao Pizzeria

7. Capincho

Um dos restaurantes em Porto Alegre mais requintados e renomados, o Capincho é um local de comida sulista, drinks e vinhos, uma ótima pedida para comemorar aquela ocasião especial ou quiser conhecer um lugar muito charmoso com uma gastronomia diferenciada.

No andar de cima, os clientes podem aproveitar um bar com drinks e entradinhas e no andar inferior é onde fica o restaurante principal. A dica aqui é fazer reserva antes de conhecer pelo whatsapp deles.

Endereço: Praça Dr. Maurício Cardoso, 61 – 2 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS

Horário de funcionamento: de terça a sexta das 19h às 22h30, e aos sábados das 12h30 às 15h e das 19h às 22h30.

Procurando um lugar para ir em casal? Confira restaurantes românticos em Porto Alegre.

8. Botânico

E para quem pensa que os restaurantes em Porto Alegre são só para os carnívoros, está muito enganado! Apesar da influência do churrasco e das carnes, os restaurantes vegetarianos e veganos têm ganhado cada vez mais espaço na cidade.

O restaurante Botânico é justamente um deles, um buffet com muita variedade para quem ainda pensa que este tipo de alimentação tem pratos “limitados”. Surpreendente!

Endereço: Largo Dr. José Faibes Lubianca, 1 – Bom Fim, Porto Alegre – RS

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h Às 15h

Nesta mesma pegada, vale a pena conhecer o Prato Verde, Mantra (vegano  indiano) e Eatkitchen (opções não só vegetarianas, mas com um grande cardápio para este público).

Não é de Porto Alegre? Pesquise aqui sua hospedagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.