Sabia que existe um pedacinho de Portugal perto de São Paulo? Na pequena cidade de Araçariguama, um restaurante português segue na ativa há mais de 20 anos com receitas tradicionais em ambiente decorado com elementos típicos da terrinha. 

Misto de restaurante, café e empório, o Rancho Português 53 foi fundado em 1998 no município a 60 km da capital paulista, na região metropolitana de Sorocaba, que é caminho para São Roque, onde as vinícolas fazem sucesso. Um jardim bem bonito em frente ao estabelecimento é convidativo para aquela sessão de fotos “instagramáveis”.

O rancho é reconhecido pela mídia especializada como um dos melhores para se provar a gastronomia lusitana

O salão com grandes janelas de madeira e painéis de azulejos azuis e brancos forrando as paredes remetem à uma casa lusitana. Galos de Barcelos, louças decorativas e utensílios de cobre, que inclusive estão à venda na loja local, ajudam a compor o lugar acolhem o público ávido por uma pratada de bacalhau, que é o destaque da casa.

Foto: divulgação/Rancho Português
Foto: divulgação/Rancho Português

As delícias do restaurante português

As receitas, passadas de geração em geração, são atraentes para os carnívoros. A refeição pode começar com uma porção dos famosos bolinhos de bacalhau, servido em oito unidades. Outras boas pedidas é a casquinha de siri ou camarão; e o caldo verde com chouriço português.

O menu principal traz desde clássicos, como o Bacalhau à Portuguesa, servido com legumes cozidos, até novidades como o Bacalhau Serra da Estrela, gratinado com queijo mineira da Serra da Estrela e acompanhado de batatas. O Bacalhau à Zé do Pipo traz à mesa postas coradas puxadas no alho e cebola, cobertas com purê de batatas e azeitonas, maionese, pimentão e salsinha.

Indo além do peixe, o Polvo à Lagareiro, preparado com brócolis, salsinha, alho, azeite e batatas ao murro; e a Francesinha, filet mignon grelhado envolto em duas fatias de pão, coberto por molho de tomate, presunto, queijo, linguiça portuguesa e batatas fritas, estão entre as especialidades.

Foto: divulgação/Rancho Português
Foto: divulgação/Rancho Português
Foto: divulgação/Rancho Português

As sardinhas portuguesas são servidas ao longo do ano todo, mas acabam ganhando destaque durante o Festival da Sardinha, que acontece na unidade São Paulo capital no último final de semana de todos os meses ímpares. 

Na ocasião, as grelhas e mesas migram para a calçada. Os peixes grelhados são servidos à vontade na broa de milho com batatas ao murro, junto com meia garrafa de vinho da casa, tinto ou branco. Vale a pena pelo custo-benefício. Tem que ficar de olho na página de eventos para saber quando será o próximo.

As noites de Fado também animam a casa! Celebrando o o maior símbolo musical de Portugal, o Rancho Português proporciona música ao vivo, cantada por um (a) fadista, acompanhado por viola clássica e guitarra portuguesa. 

Foto: divulgação/Rancho Português
Foto: divulgação/Rancho Português

Além dos pratos salgados, é claro que as sobremesas não poderiam ficar de fora. Além de contar com doces tradicionais, como o crocante pastel de Santa Clara e o quindim, tem o pão de ló de ovar, de consistência cremosa, que faz qualquer mortal salivar. 

O restaurante português conta ainda com duas adegas premiadas que contemplam mais de 700 rótulos de vinhos portugueses e um empório com produtos alimentícios e utensílios de origem lusitana à venda. 

Foto: divulgação/Rancho Português

Vai lá!

Rancho Português 53 
Rodovia Castelo Branco, Km 53 — Araçariguama / São Paulo

Outras unidades*:

São Paulo capital: Av. Bandeirantes, 1051 — Vila Olímpia
Mairiporã (SP): Rod. Fernão Dias, Km 70 
Cordeirópolis (SP): Rodovia Washington Luiz, Km 154,5 — Estrada Vicinal João Peruchi — Km 3,6 Perobas 
Rio de Janeiro (RJ): R. Maria Quitéria, 136 — Ipanema

*Pode haver pequenas alterações no cardápio

Funcionamento* 
De segunda a quarta das 6h às 21h; de quinta a sábado das 6h às 23h; aos domingos das 6h às 20h.

*horários divulgados durante a pandemia do coronavírus

Foto: divulgação/Rancho Português

Medidas de segurança da casa:

• Número reduzido de mesas, com distância mínima de 1,5 metro de cada uma;
• Uso obrigatório de máscara, para funcionários e clientes, em todas as dependências do nosso espaço. Não iremos permitir a entrada e circulação no local sem o uso dela;⠀⠀
• Álcool em gel à disposição em diversos locais, para manter a higiene frequente das mãos e objetos;⠀⠀
• Mesas sem nenhum utensílio ou talheres, que só serão colocados quando chegar a refeição;⠀⠀
• Controle do número de clientes na entrada, para evitar aglomerações em nossos espaços.

Foto: Lazzaro Menasce
Foto: divulgação/Rancho Português

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.