Visitar a Reserva Arqueológica Los Menhires, no Tafí del Valle na Argentina, é o tipo de passeio perfeito para quem gosta de aventura, história e cultura local. Declarado como Patrimônio Nacional de Arqueologia em 1993, este parque possui esculturas enigmáticas, cada uma delas chamada de menhir, feitas em granito. Algumas chegam a medir 3 metros e pesar 4 toneladas.

Acredita-se que esses monumentos pré-históricos foram feitos entre 820 a.C. e 780 d.C. por uma das primeiras tribos que habitaram a Argentina e o Tafí del Valle. O patrimônio arqueológico fica no distrito de El Mollar, a 105 km de distância de San Miguel de Tucumán e a quase 1.500 km de distância de Buenos Aires.

Onde se hospedar em Tucumán? Encontre o hotel perfeito para sua viagem aqui

reserva arqueológica los menhires
Foto: Wikimedia Commons
reserva arqueológica los menhires
Foto: Wikimedia Commons

15 lugares imperdíveis para conhecer na Argentina

Foto: Wikimedia Commons

A palavra menhir tem origem celta e significa “pedra longa”. As formas representadas nos 50 mehnirs na Reserva Arqueológica são surpreendentes: às vezes mostram rostos humanos e outras vezes rostos de animais, principalmente felinos. Outros são geométricos e também existem combinações de diferentes tipos.

O que mais impressiona é que, naquela época, as tribos argentinas não tinham nenhum tipo de ferramenta ou metal para talhar esses desenhos e mesmo assim conseguiram fazer essas marcações nas pedras. Muitos pesquisadores acreditam que as esculturas simbolizam fertilidade e fecundidade, devido ao formato e disposição dos elementos.

Foto: Wikimedia Commons

Como chegar à Reserva Arqueológica Los Mehnires

Um jeito bem gostoso de viajar até a cidade argentina é fazendo o tour com seu veículo particular ou até mesmo com um carro alugado. Isso porque tem muita paisagem bacana para ver nas redondezas, como é o caso da cidade de Salta e a Reserva Natural Quebrada de las Conchas, da vila de Purmamarca e até as Salinas Grandes, o deserto de sal da Argentina.

Veja também: Roadtrip de Buenos Aires a Ushuaia, desbravando a Rota do Fim do Mundo

Se preferir, existem voos que saem do Brasil com destino a Salta ou San Miguel de Tucumán operados pela Aerolineas Argentinas e LATAM. Pesquise os preços das passagens aéreas aqui.

Estando hospedada em San Miguel de Tucumán, é possível contratar uma excursão de meia dia até o Vale do Tafí para conhecer ao vivo esses monumentos pré-históricos.

O Tafí del Valle é um dos destinos mais celestiais na região argentina. O verde da vegetação cria um contraste incrível com o marrom do solo e o azul do céu — e a incidência dos raios solares consegue deixar tudo ainda mais encantador.

reserva arqueológica los menhires
Foto: Wikimedia Commons

Ainda é possível apreciar a arquitetura local, cuja seção mais antiga foi construída pelos jesuítas na primeira metade do século XVIII. A 2 mil metros acima do nível do mar, o clima na região é sempre agradável e ótimo para fazer esse tipo de passeio na Reserva Arqueológica Los Menhires a pé.

Mesmo com o aumento de visitações turísticas no vale nos últimos anos, Tafí ainda preserva o mistério da cultura indígena entre suas colinas. Sem dúvidas, é um destino de viagem para sair do roteiro tradicional de passeios e conhecer a Argentina sob uma nova perspectiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.