Há muito tempo a Represa de Guarapiranga deixou de ser somente um mero abastecimento de água potável na região sul da cidade de São Paulo, para tornar-se um centro de lazer e descanso para o paulistano que quer se desligar da correria da cidade grande, sem precisar ir para muito longe. Situado no bairro homônimo, o local também conta com construções residenciais, ocupados por moradores que fogem totalmente do agito urbano que o cerca, além da vegetação típica da Mata Atlântica devidamente preservada.

O que fazer na represa de Guarapiranga?

Foto: Wikimedia

Passar o dia no parque, se deliciar em um restaurante à beira da represa, passear de lancha e até se hospedar nas proximidades fazem com que a ida à represa de Guarapiranga se transforme em um inesquecível evento. Conheça as opções de lazer e descanso que a região te proporciona:

Praia do Sol

Na orla da represa de Guarapiranga, precisamente no Parque Praia São Paulo, está a Praia do Sol, um espaço muito procurado para a prática de esportes e por banhistas que querem se refrescar nos dias mais quentes. O acesso é feito pela Av. José Marques do Nascimento, na altura do nº 3.540 da avenida Atlântica, e é aberto todos os dias, das 7h às 19h.

Embora todos os frequentadores assíduos costumem levar seus próprios lanchinhos e bebidas, há também diversos quiosques pela orla. Por lá também é possível praticar e ter aulas de Stand Up Paddle, com professores qualificados e equipamentos emprestados em eventos sazonais. Informe-se sobre o evento “SUP Para Todos” e cadastre-se antecipadamente para participar.

Em dias mais quentes, para garantir um bom lugar, é necessário chegar cedo – nos finais de semana, a Praia do Sol costuma lotar!

Além da praia do sol, essas são as outras praias na represa de Guarapiranga que comportam banhistas:

  • Praia Parque da Barragem
  • Prainha do Restaurante
  • Praia Ilha da Formiga – também própria para a prática de esportes náuticos
  • Praia Guarujapiranga

Barragem de Guarapiranga

O parque conta com diversas atrações espalhadas em seus 88 mil m², como playgrounds infantil e para a melhor idade, campo de futebol, trilhas, ciclovia e pista de caminhada.

As atividades administradas com agendamento pelo local são a Coruja Buraqueira e a Trilha da Água, duas trilhas guiadas com atividades ambientais para toda a família.

A Barragem de Guarapiranga funciona todos os dias das 6h às 19h, e fica na R. Dr. Caetano Petraglia Sobrinho, 41.

Igreja Messiânica

Foto: Wikimedia

Um dos maiores espaços de meditação do Brasil é outro atrativo na represa de Guarapiranga, ideal para fugir do estresse e da rotina. Também chamada de “Protótipo do Paraíso Terrestre” e “Solo Sagrado de Guarapiranga, esta área consiste em uma extensão de 327.500 m² que abriga uma torre de 71 metros, 16 pilares de 18 metros de altura cada, além de jardins, praças, lagos e um templo. O público em geral pode visitar o espaço na última semana de cada mês, de quinta à domingo, das 7h30 às 15 horas.

Passeio de lancha pela represa de Guarapiranga

Uma das atividades mais procuradas na represa de Guarapiranga é o passeio de lancha para roteiros diversos, que incluem as ilhas dos Amores e a dos Macacos, diferenciando-se pelo formato do passeio, que vão desde os mais comuns, com 2h de duração, até mesmo a pernoite, com refeições incluídas do nascer ao pôr do sol.

Você pode obter mais informações no site da Vivant, uma das empresas de maior destaque entre os visitantes.

Parque Ecológico Guarapiranga

Foto: Wikimedia

A atração carro chefe do bairro é o parque ecológico homônimo, que fica aberto de terça a domingo para que os visitantes possam desfrutar de sua biblioteca, brinquedoteca, o Museu do Lixo, o núcleo de educação ambiental e uma antiga fazenda de café desativada, tudo isso espalhado em uma área verde de 250 hectares com vegetação da Mata Atlântica devidamente preservada. A entrada fica na Estrada da Riviera.

Praticar Wakeboard e Wakesurf

Adeptos aos esportes aquáticos são muito bem vindos na represa de Guarapiranga, e para quem não tem equipamento, a Tempo Wind oferece locação para diversas modalidades, desde caiaques, Stand Up Paddle e e roupas neoprene, a partir de R$25. Os valores são cobrados individualmente e por hora, e há também pacotes mensais.

Linear Nove de Julho

Inaugurado em 2011, o parque Linear Nove de Julho está situado próximo à orla da represa de Guarapiranga, e conta com aparelhos de ginástica de baixo impacto, playgrounds, paraciclos, campo de futebol, trilhas, bosque, pista de caminhada, pista para aeromodelismo, espaço para piquenique, entre outros itens para facilitar a acessibilidade e comodidade de seus frequentadores.

O acesso é feito pela Av. Ponta do Sol, s/n, e funciona diariamente das 6h às 18h.

A represa de Guarapiranga ainda conta com mais dois lineares. Saiba quais são e seus respectivos acessos:

  • Linear São José: Av. Frederico René de Jaegher, altura nº 2760. Diariamente das 7h às 19h
  • Linear Castelo: R. Zeferino Borges Barreto, 260. Diariamente das 6h às 18h.

Como chegar a represa de Guarapiranga

O acesso por meio de transporte público pode ser feito de metrô: vá até a estação Socorro, da Linha 9-Esmeralda. De lá, pegue um ônibus que tenha como trajeto a Avenida Atlântica. Tome nota das principais linhas que passam pela via: 

  • 6913-21 – Terminal Varginha – Itaim Bibi (circular) 
  • 6000-10 -Terminal Parelheiros – Terminal Santo Amaro 
  • 6960-10 -Terminal Varginha – Terminal Santo Amaro 
  • 6970-10- Terminal Grajaú- Terminal Santo Amaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.