Muita gente sabe que Curitiba tem um frio geladinho, mas quando o clima inventa de esquentar, o calor deixa os curitibanos no desespero! Se você é uma dessas pessoas que não está acostumada com o calor na capital curitibana e quer se refrescar sem gastar quase nada, anote nossa dica: visite o Recanto do Papagaios, que fica na divisa entre os municípios de Palmeira e Balsa Nova, a 50 km de distância capital.

O Recanto dos Papagaios é um parque com entrada gratuita que oferece diversas atrações. Os visitantes podem tomar banho em uma piscina natural ou no rio (bem rasinho), podem aproveitar para fazer uma pescaria, caminhar pelas trilhas que desembocam em cachoeiras e até mesmo usar um dos quiosques para fazer um churrasquinho com os amigos e a família.

Foto: Andressa Xavier Pellanda

Morro da Palha e Lagoa Azul: passeio nos arredores de Curitiba com paisagens exuberantes

Foto: Andressa Xavier Pellanda

Espia só: 10 lugares bacanas para conhecer em Curitiba

recanto dos papagaios
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Ninguém precisa pagar para entrar no parque e nem para usar as churrasqueiras. Caso você queira assar carne, chegue bem cedo para conseguir uma — principalmente aos finais de semana. Também leve grelha, carvão e limpe o local após o uso.

Você pode levar sua cadeira de praia, canga e até rede para descansar em meio à natureza, principalmente porque no local não é permitido som alto, garantindo o sossego de quem resolve passar o dia por lá.

recanto dos papagaios
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Onde comer em Curitiba: veja lugares que você deve experimentar na cidade

recanto dos papagaios
Foto: Andressa Xavier Pellanda

A Ponte dos Papagaios, que foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, também chama a atenção dos visitantes do Recanto dos Papagaios tanto pela beleza quanto pela história.

Construída entre 1876 e 1877 durante uma visita do Imperador Dom Pedro II ao Paraná, a Ponte dos Papagaios também funcionou como rota dos tropeiros e pode ser travessada tanto a pé quanto de carro. Quem fica descansando no rio do Recanto dos Papagaios consegue ter uma vista bem bonita da ponta.

Foto: Andressa Xavier Pellanda

É importante reforçar que do outro lado da ponte fica uma propriedade particular e você não pode acessá-la sem autorização, ok?

O parque com 15 mil metros quadrados conta com banheiros públicos (mas é bom levar um rolinho de papel higiênico) e ainda tem espaço para estacionar os veículos gratuitamente. Quem preferir, também pode pagar R$ 10 para deixar o carro em um estacionamento particular.

recanto dos papagaios
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Lugares para relaxar próximos a Curitiba com pensão completa <3

recanto dos papagaios
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Ao lado desse estacionamento, bem em frente à entrada do parque, fica o Restaurante Esteio da Amizade, local que vende bebidas, lanches e refeições estilo prato feito, caso você não queira levar algo de casa para fazer um piquenique.

Como chegar ao Recanto do Papagaios

recanto dos papagaios
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Quem sai de Curitiba deve pegar a BR-277 sentido Ponta Grossa. Depois do pedágio, você vai passar pela Polícia Rodoviária e deve entrar à direita em direção à cidade de Palmeira.

Fazendo esse caminho, você vai passar por cima do viaduto e chega ao Recanto dos Papagaios. Por ser uma rodovia pedagiada, o asfalto é bom em todo o trecho.

Quer mais opções de passeio? Veja 10 lugares para fazer um bate-volta de Curitiba

Dica da redação <3

Você pode passar a manhã no Recanto dos Papagaios e, à tarde, seguir para a Colônia Witmarsum, que fica bem pertinho (uns 10 km para frente do parque)! A colônia tem dezenas de cafés coloniais maravilhosos para você voltar para casa com a barriga cheia!

colonia witmarsum
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Este é um passeio excelente para fazer no final de semana ou estilo bate e volta para quem mora em Curitiba ou região metropolitana. Se você conhece outros lugares legais próximos à capital paranaense, deixe sua sugestão aqui nos comentários 😉

Aproveite para descobrir quais são os passeios e tour mais populares em Curitiba para sempre ter programações para fazer aos finais de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *