O Rio de Janeiro guarda muitas belezas naturais, mas também históricas. É o caso do Real Gabinete Português, que já foi eleito como a 4º biblioteca mais bonita do mundo. Localizado no centro da capital carioca, é um espaço mágico, que faz você entrar em outra dimensão.

Em meio aos prédios antigos, alguns com falta de cuidado e outros mais novos, a construção gótica, com traços neomanuelinos, se destaca. Construído no século XIX, o prédio se tornou um refúgio para leitura, pesquisa, estudo e também para a recuperação de livros. Lá é onde estão as peças originais mais raras do mundo, de escritores portugueses, como Camões, e também brasileiros, como Machado de Assis.

A história do Real Gabinete Português

Tudo começou quando um grupo de 43 emigrantes portugueses se juntou, em maio de 1837, para criarem um espaço de leitura. Um dos principais motivos para isso pode ter sido a inspiração no movimento de construção das boutiques de leitura da França, que se popularizava na época.

Um fato importante: o Real Gabinete Português teve suas obras iniciadas 15 anos depois da independência do Brasil. Ainda assim, a influência portuguesa no país era grande. Tanto, que o edifício se tornou um marco arquitetônico da presença de Portugal no Brasil. 

Logo na sua entrada, estão quatro estátuas bastante representativas: Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante Dom Henrique e Vasco da Gama. Na fachada, também são encontradas quatro medalhas que lembram grandes escritores lusitanos: Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.

Escolha agora sua passagem para o Rio de Janeiro

Curiosidades sobre o Gabinete Português

Aqui já falamos sobre a beleza da fachada, mas o que tem dentro do Real Gabinete Português também encanta – e não são só os livros. 

Assim que você chegar no Real Gabinete Português, olhe pra cima. Lá, você vai encontrar um candelabro espetacular e uma claraboia impressionante. Dizem, inclusive, que foi a primeira desse tipo no Brasil. Já imaginou conhecer um lugar assim?

O silêncio encontrado no prédio também é curioso: parece que todos estão imersos em um mundo à parte admirando as paredes repletas de obras-primas, consumindo-as ou absorvendo toda a pompa das mesas, cadeiras, adornos e prateleiras. A biblioteca também parece um museu.

Mas estamos falando ainda de uma biblioteca, certo? São mais de 350 mil livros estrangeiros e nacionais, cuidadosamente organizados por bibliotecários profissionais.

Exemplares originais do século XVI

E não é qualquer tipo de livro que estamos falando… No Real Gabinete Português, no Rio de Janeiro, você encontra um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, de Camões (publicado em 1572) e muitos manuscritos importantes (como o manuscrito da comédia Tu, Só Tu, Puro Amor, de Machado de Assis). Mas calma porque não é todo mundo que vai ter acesso a eles: apenas pesquisadores e investigadores, e com hora marcada. Ainda assim, só de dividir o mesmo espaço com essas obras já é uma experiência diferenciada, certo?

Mas se você quiser passar um tempo lá, pode consultar os acervos disponíveis: 

Depósito legal da literatura portuguesa

O Real Gabinete Português é a maior embaixada da literatura portuguesa no mundo. Esse título de “depósito legal” foi cunhado pela quantidade de livros novos recebidos a cada ano: todo ano, são mais de 6 mil novos exemplares. 

Sessões oficiais da Academia Brasileira de Letras

O Gabinete era muito frequentado por grandes nomes da literatura brasileira e, não por acaso, as cinco primeiras sessões oficiais da Academia Brasileira de Letras, que foi fundada por Machado de Assis, foram realizadas lá. Um excelente espaço pra qualquer reunião, não é?

Saiba onde se hospedar no Rio de Janeiro para aproveitar a visita com calma

Associação e cursos

Além do acervo impressionante, o Real Gabinete Português também é um centro de estudos, oferecendo cursos, conferências e palestras, com foco especial na cultura e na produção luso-brasileira. 

Ah, além de participar das capacitações, também é possível se associar à instituição, seja como pessoa física ou jurídica. Com isso, você ganha uma série de privilégios, como:

  • Usar a biblioteca
  • Participar de cursos e atividades recorrentes
  • Votar na assembleia
  • Levar pra casa exemplares do acervo por até 15 dias

O melhor de tudo é que, ao associar-se, você contribui para manter viva essa história luso-brasileira.

Como chegar

O Real Gabinete Português está localizado próximo à Praça Tiradentes e ao Largo do São Francisco. São diversos os ônibus que passam próximos à biblioteca. 

As estações de metrô que você deve pegar são da Uruguaiana ou da Presidente Vargas, que ficam a pouco mais de 300 metros do local. 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. 

Quer ter um gostinho de como é estar lá? Então faça um tour virtual enquanto sua viagem não chega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.