Que Florianópolis tem lindas praias e uma vibe muito gostosa, nós já sabemos. Mas que tal aproveitar a estadia por lá e curtir também um pouco da Serra Catarinense em Rancho Queimado, com suas belezas naturais e cidades de colonização alemã em um passeio de um dia?

Rancho Queimado é um município que fica a 68km de Florianópolis pela SC 282 já no começo da serra. A capital catarinense do Morango é uma pequena cidade de colonização alemã cheia de charme!

Vista para o Morro do Boa Vista

Comece subindo a serra pela SC 282 até ver uma placa indicando o município de Taquaras. Um pequeno vilarejo que conta como principal atração o pequeno museu Casa De Campo Do Governador Hercilio Luz, tombada pelo Patrimônio Histórico. Que era a residência de campo do antigo governador do Estado.

Chegando em Taquaras

Taquaras parece ser um cenário de filme. Uma pequena vila toda charmosa com casas coloridas, a maioria em estilo germânico. Jardins impecáveis, uma paisagem bucólica em meio a um vale, vaquinhas soltas pastando e até um posto de gasolina vintage de anos 50 (vale a foto)!

Posto dos anos 50

Almoce no Galpão Tropeiro – R. Romanos Goedert, 99 – , único restaurante do local com buffet de comida típica tropeira ( R$42/pessoa livre). De lá conheça a Casa De Campo Do Governador Hercilio Luz. É um museu pequeno e simples (entrada gratuita), mas seu jardim é encantador! Ande mais um pouco por Taquaras curtindo a paisagem do local.

Dentro do restaurante Galpão Tropeiro

Casa De Campo Do Governador Hercilio Luz

De lá volte a pegar a estrada sentido Florianópolis e siga a placa do Mirante do Boa Vista, o ponto mais alto da região com mais de 1000 metros de altura. De lá é possível ter uma visão linda de cânions e vales.

Vista lá de cima

Voltando para a estrada que já conta com um visual lindo, entre em Rancho Queimado na sua parte central. Lá você encontra mais comércios e bancos e é possível comer um belo café colonial tipicamente alemão no KaffeeHaus  – Rua Matias Augusto Schwabe, 100 -.

Aprecie todo o visual do passeio sem pressa, é realmente encantador!

Festival de Inverno

Em Rancho Queimado acontece anualmente o Festival de Inverno no mês de julho, um evento cultural e gastronômico.

Festa do Morango

Todo ano ocorre no Parque do Morango em Taquaras, a Festa do Morango. Esse ano a festa ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro. Para mais informações, acesse o site.

Se você não for de Floripa e estiver por lá sem carro, clique aqui para alugar um carro e fazer esse delicioso passeio!

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.