Próximo ao centro histórico de Sintra, em Portugal, está um dos lugares mais enigmáticos do país. A Quinta Regaleira é tão fascinante, que parece até um cenário de conto de fadas, só que da vida real. Tida como um dos monumentos mais surpreendentes da Serra de Sintra, o local é cheio de labirintos e descobertas.

Construído no início do século XX no centro histórico da vila, o Palácio pertencia à Viscondessa da Regaleira e depois foi ampliado para dar espaço ao sonho do milionário brasileiro António Augusto Carvalho Monteiro. Em parceria com o arquiteto e cenógrafo Luigi Manini, criaram um recanto que mistura os estilos gótico, romântico, renascentista, cheia de símbolos mitológicos e esotéricos.
Antes de tudo, não deixe de pesquisar sua passagem barata para Lisboa!
O que ver na Quinta da Regaleira
A área do palácio da Quinta Regaleira, com seus detalhes góticos e adornos esculpidos, é uma verdadeira obra de arte, com salas decoradas e vistas incríveis para os jardins. Os jardins também contam com muitas esculturas e cercado de verde, com destaque para a Capela da Santíssima Trindade. A capela conta com vitrais e imagens que remetem a elementos sagrados e esotéricos, a capela mistura aspectos religiosos e símbolos de diversas tradições.
Os jardins também foram inspirados em temas místicos e esotéricos, com caminhos secretos, oferecendo um ambiente encantador e surreal para passeios.
Um dos destaques do passeio é a escadaria em espiral numa torre de 27 metros permite que se alcance a cripta e no fundo do poço iniciático estão uma gruta e um lago surpreendente. Elementos da alquimia e maçonaria se espalham por todos os cantos desta grande obra arquitetônica e cheia de mistérios.

No fundo do poço, os visitantes podem seguir um túnel que leva a outras partes da propriedade, reforçando o sentido de mistério e exploração.
Quando visitar a Quinta Regaleira
A Quinta da Regaleira está aberta todos os dias, das 10h às 17h30 (última entrada) e custa € 12,00 em visitas livres ou € 15,00 em visitas guiadas com marcação prévia (valores atualizados em novembro de 2024). Antes de ir, confira a agenda cultural, que inclui espetáculos de dança, música e teatro. Vale lembrar que o Palácio, Capela e eventuais espaços expositivos encerram 30 minutos antes do jardim.
De abril a setembro, na alta temporada e verão, os viajantes podem ficar até às 19h30 na Quinta da Regaleira. No restante do ano, até às 18h30.
É importante reforçar que o local recebe apenas 300 visitantes por horário (e você pode acompanhar a lotação em tempo real pelo site através dos ingressos comprados para cada hora), por isso não deixe para reservar seu passeio de última hora.
A Quinta da Regaleira não estará aberta nos feriados de final de ano, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2024 e nem em 1 de janeiro de 2025.
O passeio todo dura cerca de 2 horas.
Como chegar na Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira está localizada em Sintra, que fica a apenas 30 km de Lisboa, o que torna o destino uma ótima opção de passeio para quem está hospedado na cidade e aos arredores, sendo possível fazer um passeio de bate e volta no mesmo dia (e em meio período).
Para chegar lá, o viajante pode ir de comboio (trem dos portugueses) na Estação do Rossio, no centro de Lisboa. Os trens partem com frequência e a viagem leva cerca de 40 minutos. O viajante deve desembarcar na Estação de Sintra. Em Sintra, pegue um ônibus local, o 435 da Scottubr, que leva até a Quinta da Regaleira. Quem preferir, pode pegar um uber ou táxi de Sintra até o local.
Para quem estiver com carro alugado, pode chegar facilmente a Quinta da Regaleira pela IC19 ou A16 em direção a Sintra. Ambas são rotas rápidas, mas a IC19 pode ter mais trânsito durante horários de pico.
Se você for de carro, vale o aviso: a Quinta da Regaleira não possui estacionamento próprio, mas há estacionamentos públicos pagos nas proximidades.
Passeios até a Quinta da Regaleira
Uma outra forma de conhecer a Quinta da Regaleira é com excursões, que costumam oferecer o deslocamento de cidades grandes como Lisboa e organizar o passeio, assim você não precisa se preocupar com nada.
Um dos tours mais bem avaliados da parceira do Quanto Custa Viajar, a Civitatis, é a visita guiada por Sintra e Quinta da Regaleira, que teve mais de 600 avaliações recentes e consagraram o passeio com a nota 9,4/10. Esta opção sai de Sintra mesmo (então quem estiver fora da cidade precisa encontrar o guia no ponto de encontro) e passa pelos principais pontos turísticos da cidade, levando depois os viajantes ao palácio.
Quem já estiver planejando conhecer o palácio por conta, pode reservar a opção do Ingresso da Quinta da Regaleira com audioguia por aqui, garantindo assim que seu tour tenha explicações sem precisar contratar um guia.
Vai visitar Sintra e a Quinta da Regaleira? Veja outros passeios na região
Se estiver planejando já explorar Sintra antes ou depois de conhecer a Quinta da Regaleira, veja alguns passeios imperdíveis e os mais recomendados da cidade:
Palácio Nacional de Sintra
Localizado no centro histórico de Sintra e bem próximo da Quinta da Regaleira, o Palácio Nacional de Sintra é famoso por suas chaminés icônicas e interiores ricamente decorados. Foi residência de vários monarcas portugueses e exibe belíssimos azulejos e mobílias de época.
Palácio da Pena
Um dos cartões-postais de Portugal, o Palácio da Pena fica no alto da serra e é conhecido por sua arquitetura colorida e estilo romântico. É possível visitar tanto o interior do palácio quanto os jardins ao redor, que oferecem vistas panorâmicas espetaculares.
Castelo dos Mouros
Próximo ao Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros é uma fortaleza medieval do século IX, construída pelos mouros. Suas muralhas oferecem uma vista incrível da cidade e das montanhas ao redor, sendo uma ótima parada para quem gosta de história e de vistas panorâmicas. Para explorar a Quinta da Regaleira, o castelo e o Palácio da Pena no mesmo dia, é ideal chegar cedo, pois ambos exigem certo tempo para uma visita completa.
Palácio de Monserrate
Menos conhecido, mas igualmente impressionante, o Palácio de Monserrate é uma jóia da arquitetura mourisca e gótica, cercado por jardins exuberantes com espécies de plantas de várias partes do mundo. Fica a cerca de 3 km da Quinta da Regaleira e pode ser acessado de carro, ônibus ou táxi.
7 comentários