Os aventureiros de plantão estão sempre em busca de novos pontos para se explorar e as cachoeiras aparecem no roteiro de todos eles. Por sorte, há quedas d’água no Brasil incríveis, em todo o seu território para o deleite de turistas e brasileiros que querem estar mais próximos da natureza.

Com as praias lotadas durante o verão, explorar o ecoturismo pode ser uma boa alternativa para se refrescar e se divertir gastando pouco. As cachoeiras estão por toda parte, no Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte do país, tornando seu acesso bastante fácil, já que fica difícil encontrar um estado que não tenha nenhuma delas.

Independente de onde você esteja, dá para admirar e nadar em exuberantes quedas d’água, rodeadas por verde e o melhor: de água doce. Aproveite e anote algumas para conhecer:

1. Cataratas do Iguaçu

cataratas do iguaçu
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Fazendo fronteira com a Argentina, as cascatas mais famosas do país ficam em Foz do Iguaçu, no Paraná e formam um conjunto de quedas d’água impressionante. São aproximadamente 275 metros de queda no Rio Iguaçu, observadas por milhares de turistas anualmente.

2. Cascata do Caracol

cidades legais para conhecer no rio grande do sul canela
Foto: Wikimedia Commons

Na Serra Gaúcha, a cascata de mais de 131 metros de queda livre conta com mirante e elevador panorâmico, ideal para quem não quer se molhar. A paisagem fica no Parque Estadual do Caracol, entre Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul.

3. Cachoeira Santa Bárbara

Foto: Wikipedia

Na exuberante Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é possível se deparar com muitos cenários surreais. Um deles fica em Cavalcante, onde há a intensamente azul cachoeira de Santa Bárbara, acessada após 5 km de trilha.

4. Cachoeira do Rio Mandi

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar em Teixeirópolis, mas saiba que lá está a cachoeira mais alta de Rondônia. No rio Mandi, a queda d’água tem 32 metros de altura e fica dentro da pousada Vale das Cachoeiras, onde há ainda outras 10 cachoeiras menores e um parque aquático para o lazer dos turistas.

5. Cachoeira do Urucá,  Uiramutã – RR

Foto: Wikipedia

No município de Uiramutã, em Roraima, se destaca a cachoeira do Urucá, que tem 20 metros de altura e águas esverdeadas cristalinas que formam um poço. Seguindo por ela encontra-se ainda a cachoeira das Sete Quedas, uma incrível sucessão de quedas d’água e piscinas naturais.

6. Cachoeira de Santo Antônio

No Amapá, uma das mais belas paisagens está em Laranjal do Jari, onde a Cachoeira de Santo Antônio foi formada há milhares de anos após processos vulcânicos. São 30 metros de queda d’água em meio a paredões verdes que só ressaltam a beleza do local.

7. Poço Azul

Foto: Wikipedia

Em Riachão, no estado de Maranhão, um poço azul de águas cristalinas deixam todos de queixo caído. Dentro do Parque Nacional Chapada das Mesas está a queda d’água e o poço em meio a paredões de pedras vermelhas. É possível observar peixes como lambaris e cascudos com auxílio de snorkel.

8. Cachoeira do Frade, Ubajara – CE

Foto: Wikipedia

Dentro do Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, está uma das atrações mais visitadas da região, a Cachoeira do Frade, que fica no meio de um cânion. Aproveite para conhecer a incrível gruta, que tem acesso somente por teleférico e uma vista de tirar o fôlego.

9. Cachoeira de Paulo Afonso

Entre a Bahia e Alagoas está a bela cachoeira de Paulo Afonso, formada por um vale profundo escavado numa rocha. O cânion tem entre 30 e 170 metros de profundidade, enquanto as diversas quedas d’água segue por 80 metros de altura. O mirante fica na  Ilha do Urubu, onde há ainda jardins ornamentais e pontes entre as corredeiras.

Partiu Brasil?! Encontre aqui os melhores preços de passagem aérea para diversos destinos nacionais

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.