Muito se fala sobre as belas vinícolas da Itália, naqueles campos maravilhosos, da França, da Austrália e até da Califórnia. De fato, todos produzem vinhos excelentes, mas onde fica as vinícolas do Brasil nessa história? Por aqui, também é possível desfrutar de ótimas bebidas e curtir passeios em vinícolas que não perdem para os gringos.

Vinícolas no Brasil

SUL

Uma das regiões mais fartas em enoturismo é certamente o sul do país. A Serra Gaúcha tem mais de 200 vinícolas e vinhedos em seu território, de onde saem os mais diferentes tipos de rótulos. Há chances de curtir as degustações gratuitas durante o ano todo em cidades como Garibaldi, conhecida como a capital do espumante, Caxias do Sul e Gramado.

No período de janeiro a março é possível acompanhar a Vindima, processo de produção do vinho, desde a colheita até os procedimentos internos. As visitas guiadas por enólogos são bastante produtivas, com degustações de vinhos e espumantes, vendas à varejo e algumas contam até com jantares temáticos.

Imagem de Bruno Moraes Amorim da Cruz Bruno Wine por Pixabay

Baseado no anuário dos melhores vinhos brasileiros premiados em 2015, muitos prêmios foram para o Sul. Em Bento Gonçalves, as opções são inúmeras, especialmente no Vale dos Vinhedos. São mais de 30 vinícolas diferentes, como a Aurora, a maior do país e tem 500 títulos internacionais. Na mesma cidade, há ainda outras vinícolas premiadas e famosas, como a Salton, Chandon, Casa Valduga, Miolo e Cave de Pedra.

Foto: Wikipedia

A cidade abriga ainda o Memorial do Vinho e a Casa do Filó no Hotel Villa Michelon, onde há um acervo de peças utilizadas na colheita da uva e no processo de elaboração do vinho pertencentes ao período da colonização. Em outubro, sedia o Fenachamp – A Festa do Espumante Brasileiro, com ingressos de R$ 10 a R$ 90, e outras várias celebrações ao longo do ano.

Foto: Pixabay

Ainda no sul, vale visitar o Castelo La Carbonnade, importadora em Canela (RS) que promove anualmente o Festival Internacional Vin Du Terroir, a Vinícola Viapiana, em Flores da Cunha (RS),a Sinuelo, em São Marcos (RS) e a Vinícola Perini, em Garibaldi. Outro lugar interessante para relaxar e curtir bons vinhos é o  complexo enoturístico Spa do Vinho, que reúne no mesmo espaço um hotel de luxo, um spa vinoterápico, uma confraria e um centro de eventos enogastronômicos. O mais bacana é que dá para produzir seu próprio vinho no local.

NORDESTE

Quem acha que o Nordeste só tem praias e dunas, está muito enganado, pois ainda há diversas vinícolas para se conhecer do lado oposto do mapa. Em Casa Nova, na Bahia, há a Fazenda Ouro Verde, da marca Miolo. Em Pernambuco, é possível conhecer a Vitivinícola Santa Maria, em Lagoa Grande, e a Fazenda Milano, em Santa Maria da Boa Vista.

Foto: Pxfuel

SUDESTE

Em São Paulo, a poucos quilômetros da capital está a Estrada do Vinho, em São Roque. O caminho inclui algumas vinícolas da região na mesma rota, cercada de verde. Em Minas Gerais se destaca o município de Andradas, onde há a produção de sucos de uva e espumantes da Piagentini, e em Poços de Caldas.