Situado ao sul da Île de la Cité, do lado esquerdo do Rio Siena, Quartier Latin é um bairro latino de Paris, e seu nome deve-se aos estudantes que residiram por ali na Idade Média, que só se comunicavam em latim, inclusive durantes as aulas. Desde então os universitários residentes do bairro tiveram uma grande importância política na história da França, e um dos acontecimentos mais marcantes foi a Revolução de Maio de 68.

E é nessa atmosfera carregada de história que você vai se apaixonar pelas pequenas ruas de Quartier Latin. Muitas escolas e universidades ainda se mantém no bairro, como a Universidade Paris VII e a a Universidade Paris Assas, assim como os tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand. E como faz para chegar até lá? Basta atravessar o boulevard Saint Michel e voilá!

Confira os preços das melhores passagens aéreas para Paris

O que fazer em Quartier Latin

  • Fontaine Saint-Michel: esta é uma das fontes mais populares de Paris, e fica em uma região que já serviu de moradia para várias personalidades históricas, entre elas o compositor brasileiro Villa-Lobos. Embora seja uma construção polêmica na época em que foi erguida (foi necessário desapropriar diversas casas de uma parte do bairro para construir a fonte), hoje ela tem uma enorme importância para o bairro.
  • Panteão: o primeiro grande monumento parisiense fica em Quartier Latin, e lá estão sepultados diversas personalidades importantes do país, como Victor Hugo e Voltaire. Aberto diariamente das 10h às 18h.
  • Palácio, Museu e Jardim de Luxemburgo: situado entre Saint-Germain-des-Prés e Quartier Latin, este complexo tem uma infraestrutura completa para receber visitantes durante todo o dia. É possível fazer piquenique no jardim, passeio de pônei com as crianças, praticar esportes nas quadras, curtir exposições de arte e se deliciar no Chá Angelina.
  • Sorbonne: a primeira universidade de letras e ciências humanas da França recebe visitas guiadas mediante agendamento prévio através do e-mail [email protected]. O passeio é perfeito para os amantes de história e arquitetura.
  • Museu Cluny: com funcionamento de quarta a segunda, das 9h15 às 17h45, o museu conta com um acervo dedicado à história medieval, que vão desde objetos datados da Idade Média, até as termas onde aconteciam os rituais de banho na época.
  • La Mosquée de Paris: construída na década de 1920, esta grande mesquita parisiense atrai por sua beleza. Mosaicos feitos de azulejos narram a história e cultura muçulmana, e o café localizado no jardim da mesquita é um convite para o fim de tarde. Aberto diariamente, exceto as sextas, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
  • Jardin des Plants: indicado para adultos e crianças, esta atração vale reservar pelo menos metade do dia para conhecer por completo, já que estamos falando de uma área repleta de jardins, museus e um zoológico, abertos de quarta a segunda, das 7h30 às 20h.
  • Arenes de Lutece: quando não abriga festivais e feiras, esta arena é ocupada por pessoas jogando futebol e petanca, ou em um passeio para se deslumbrar com a construção com resquícios da época romana.
  • Eglise de Sainte-Etienne-du-Mont: situada atrás do Panteão, esta igreja acaba se camuflando entre as construções, mas quem a encontra não se arrepende da visita. Os vitrais do edifício são apaixonantes, e os restos mortais da padroeira de Paris, Santa Genoveva, estão por ali.
  • College des Bernardins: carregado de história, o edifício já foi residência de monges estudantes da Universidade de Paris, quartel de bombeiros e prisão na Revolução Francesa. Hoje o local abriga diversos workshops, e está aberto para visitação de segunda a sábado, das 10h às 18h.

+ Confira sobre o bairro Montmartre em Paris

Lojas em Quartier Latin

  • Livrarias: Quartier Latin é conhecido por ser um bairro culto, devido às inúmeras escolas e universidades, e por isso, passear entre as principais livrarias se torna uma missão obrigatória. Inclua nessa tour a famosa Shakespeare and Company, que já se tornou cenário de grandes filmes, como “Antes do Amanhecer”, a Gibert Jeune, uma tradicional livraria parisiense, e a The Abbey Bookshop, que rende ótimas fotos.
  • Rue Mouffetard: por ali você se perderá entre as inúmeras lojas e mercados ao ar livre. Escolha seu calçado mais confortável e desbrave a rua sem pressa.
  • Les Boutiquinistes: as barraquinhas de suvenirs e artigos culturas e de arte são responsáveis por transformar o espaço em um local mais charmoso e cult de Quartier Latin. Aproveite para garantir alguns livros e gravuras.

Free Tour em Quartier Latin

O ponto de encontro da free tour por Quartier Latin é na Fonte de Saint-Michel, e passa por diversos pontos turísticos do bairro com um guia (em espanhol), durante 2h30min. Não há um valor fixo para o passeio – o pagamento é feito de acordo com o seu nível de satisfação ao fim da excursão. A Civitatis é responsável por oferecer este tipo de serviço, e você pode obter mais informações no site oficial da empresa.

Onde comer e beber

  • Le Piano Vache: este pub reúne o melhor dos mundos – junta boa comida, boa bebida e boa música em um só lugar. Quem já passou por lá garante que o vinho e os queijos são deliciosos, além do atendimento eficiente e simpático. Se quiser curtir a música, vá depois das 20h. Fica na 8 rue Laplace.
  • La Petite Bretonne: os crepes artesanais franceses são elogiadíssimos, e os deste restaurante com decoração inspirada na região da Bretanha além de gostosos, tem aquele precinho camarada. Fica na 48 Rue Mouffetard.
  • Rue de la Huchette: os dois quarteirões que esta rua ocupa é recheada de pubs, restaurantes e bares, além de diversos teatros e artistas de rua alegrando as calçadas. É para passear e escolher onde fará sua refeição a dedo.
  • Le Comptoir du Relais: com decoração estilo art déco de encher os olhos, este restaurante garante o melhor da culinária francesa – os jantares são mais sofisticados que os almoços, mas qualquer horário que escolher você sairá no lucro. Fica na 9 Carrefour de l’Odéon.
  • Le Caveau de la Huchette: esse clube de jazz com atmosfera vintage oferece bons drinks em meio de uma boa música. Aberto todos os dias, das 21h às 2h30min.
  • Indonésia: restaurante perfeito para fugir das comidinhas tradicionais, e para quem deseja colocar literalmente um tempero a mais no paladar. O “Rendang Padang (Sumatra)”, carro chefe da casa, foi considerado patrimônio cultural pela UNESCO. Fica na 12 Rue de Vaugirard.

Onde se hospedar

Rayz Eiffel / Foto: Booking
  • Pepper & Paper Apartments: a 1,1 km dos Jardins de Luxemburgo, este estabelecimento oferece studios e apartamentos, ideal para quem passará uma longa temporada em Paris. Os studios acomodam até duas pessoas e tem como diferencial a banheira na suite, com cozinha compacta, máquina de café, entre outras peculiaridades. Já o apartamento acomoda até 4 pessoas, e conta com cozinha privativa completa (tem até lava louças) e vista para o jardim.
  • Aparthotel Adagio Paris Haussmann Champs Elysées: a 2 distritos de distância de Quartier Latin, esta hospedagem fica na região central de Paris, a 10 minutos a pé da Avenida Champs-Élysées. Os studios e apartamentos contam com de TV via satélite, banheiro privativo e cozinha com utensílios de cozinha, micro-ondas e lava-louças.
  • My Maison In Paris Invalides: localizado no distrito vizinho, este hotel conta com isolamento acústico nos quartos, Wi-Fi gratuito e cozinha com micro-ondas, torradeira e geladeira. A infraestrutura ainda oferece ar-condicionado, guarda-roupa, cafeteira, lava-louças, forno, cofre, TV de tela plana e banheiro privativo com banheira ou chuveiro.
  • 123Paris City: os apartamentos disponíveis neste estabelecimento é perfeito para longas temporadas, pois conta com cozinha completa e até máquina de lava-roupas. Sua localização é privilegiada – Gare de l’Est, a Catedral de Notre Dame e a Sainte-Chapelle são alguns dos pontos turísticos na região.
  • Rayz Eiffel: com uma decoração de tirar o fôlego e uma vista privilegiada da Torre Eiffel, o o Rayz Eiffel oferece café da manhã continental mediante taxa extra na diária, terraço coberto, aquecedor e ar-condicionado, além do isolamento acústico e máquina de café.

Confira mais opções de hospedagens em Paris

Confira aqui Quanto Custa Viajar para Paris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.