Existem inúmeros quadros famosos espalhados pelo mundo. Além de seus traços característicos, eles também “dizem” muito sobre a época em que foram originalmente pintados. Cada um deles é único em seus significados e, por isso, conhecê-los pessoalmente sempre será uma experiência fascinante. Mas e aí, você é do tipo que não perde a chance de ver alguns quadros famosos quando viaja?

Eu sei como é, porque faço o mesmo! Afinal, a arte e a cultura são também alguns dos motivos que nos fazem viajar. É quase impossível ficar indiferente ao visitar um museu, ainda mais quando você se vê cercado pelas principais criações artísticas da história! Claro que viajar não é sobre cumprir com um checklist de quadros famosos (também podemos ver esculturas, não é?).

Não estou imaginando que alguém vá embarcar em um avião e correr o mundo para chegar pertinho desses quadros famosos. No entanto, sempre é bom ter em mente onde cada um deles está localizado. Vai que, não é? Just in case. Abaixo, você confere mais detalhes sobre grandes obras artísticas e suas respectivas localizações.

Quadros famosos pelo mundo e onde encontrá-los

1. “Guernica”, de Pablo Picasso

Uma das obras mais impactantes de Pablo Picasso, a Guernica, retrata a Guerra Civil Espanhola de uma maneira crua. Sua inspiração foi o bombardeio sofrido pela cidade basca Guernica, refletido no nome desse quadro famoso. A obra se tornou um marco do cubismo e pode ser vista na sala 206 do Museu Reina Sofia, em Madrid, na Espanha.

No mesmo espaço, há uma fotorreportagem que mostra as diversas fases do processo de composição da Guernica, clicada por Dora Maar. Não poderíamos comentar sobre quadros famosos sem mencionar a obra Guernica!

Reserve a sua hospedagem em Madrid

quadros famosos pelo mundo
“Guernica”, Pablo Picasso, 1937

2. “As Meninas”, de Diego Velázquez

Se a “Guernica exibe toda sua crueldade no Museu Reina Sofia, cuja curadoria privilegia a arte moderna e contemporânea, a obra “As Meninas” de Diego Velázquez pode ser encontrada a poucos metros dali. Ou seja, no Museu do Prado, também em Madrid.

Reconhecida como uma dos quadros mais importantes da história ocidental, “As Meninas” coloca a Infanta Margarida, de apenas cinco anos, no centro do quadro, cercada por suas damas de companhia. Curiosamente, o próprio Velázquez se retrata no canto esquerdo da cena, pintando algo que não pode ser visto pelo espectador.

Pesquise os melhores preços de passagens aéreas para Madrid

onde encontrar quadros famosos
“As Meninas”, Diego Velázquez, 1656

3. “A Persistência da Memória”, de Salvador Dalí

Talvez você conheça esse quadro famoso apenas pelo relógio derretido, que acabou se tornando involuntariamente uma marca do surrealismo e de Salvador Dalí. Pintada em 1931, ela faz parte da coleção do MoMA (Museu de Arte Moderna) de Nova York, nos Estados Unidos, desde 1934.

Por lá, um quadro pequeno de apenas 24 cm por 33 cm espera os visitantes curiosos para descobrir o que há por trás da genialidade de Dalí.

Encontre acomodações em Nova York com o Booking

onde visitar quadros famosos
“A Persistência da Memória”, de Salvador Dalí, 1931

4. “A Noite Estrelada”, de Van Gogh

Pintada em 1889, “A Noite Estrelada” é uma dos quadros mais famosos de Van Gogh, junto com seus autorretratos e girassóis. A pintura impressionista foi realizada depois que o pintor holandês cortou a própria orelha, sendo internado em um hospício em Saint-Rémy-de-Provence.

Da janela de seu quarto, ele podia observar a noite, que foi imortalizada em suas telas. Atualmente, a obra também se encontra exposta no MoMA, em Nova York.

Descubra passagens para Nova York com os melhores preços

quadros famosos pelo mundo
“A Noite Estrelada”, de Van Gogh, 1889

5. “Latas de Sopa Campbell”, Andy Warhol

O mestre da pop art, Andy Warhol, criou um conjunto de 32 telas representando as latas de sopa da marca Campbell. Cada uma delas seria equivalente a um dos sabores disponíveis nos supermercados da época.

Foi assim que, em 1962, o artista transformou um objeto cotidiano em um dos quadros mais famosos do mundo. Atualmente, as “Latas de Sopa Campbell” deixaram as prateleiras para serem expostas no MoMA, em Nova York. Você pode encontrá-las por lá.

The Shed: visite o centro artístico e cultural de Nova York

onde visitar quadros famosos mundo
“Latas de Sopa Campbell”, Andy Warhol , 1962

6. “O Grito”, de Edvard Munch

O Grito” não é apenas um quadro, mas quatro: trata-se de uma série de pinturas de Edvard Munch, com o mesmo tema e aparência bastante similar. O principal segredo é que cada uma das obras usa uma técnica diferente. Realizadas entre 1893 e 1910, elas foram criadas usando pintura a óleo, tempera, pastel e litografia.

As três primeiras versões de “O Grito” se encontram em Oslo, na Noruega. Duas delas podem ser vistas no Museu Munch; enquanto a terceira poderá encontrada na Galeria Nacional de Oslo.

O último dos quadros infelizmente não pode ser visto. Em 2012, ele foi arrematado por mais de US$ 119 milhões, tornando-se a pintura mais cara da história adquirida em um leilão até aquele momento. Desde então, encontra-se em uma coleção particular.

Veja nosso guia completo de viagem para Oslo

visitar quadros famosos
“O Grito”, de Edvard Munch, 1893

7. “A Coluna Partida”, de Frida Kahlo

Pintado pouco depois de Frida Kahlo passar por uma cirurgia na coluna vertebral, “A Coluna Partida” reflete suas sensações durante o período em que esteve se recuperando. Um dos quadros mais famosos da artista pode ser encontrado no Museu Dolores Olmedo, na Cidade do México.

Distante da região central, a visita ao museu vale o passeio e presenteia os viajantes com uma das maiores coleções de obras de Frida Kahlo e seu marido Diego Rivera.

Conheça La Casa Azul, o Museu de Frida Kahlo na Cidade do México

“A Coluna Partida”, de Frida Kahlo, 1944

8. “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci

Também conhecida como “La Gioconda“, a pintura é um dos destaques do Museu do Louvre, em Paris (França), onde reúne filas de curiosos dispostos a conhecer a obra-prima de Leonardo da Vinci. Infelizmente, o número de pessoas que saem do museu decepcionadas com o tamanho da obra cresce a cada ano.

Isso acontece porque, embora tenha se tornado o retrato mais conhecido da pintura ocidental, a tela mede somente 77 cm por 53 cm. Para fins de comparação, o tamanho é similar ao de uma televisão de 35 polegadas.

Da Vinci usou a técnica de sfumato para gerar sutis gradientes entre as tonalidades. Os detalhes fizeram com que a obra se tornasse um dos mais quadros mais famosos do mundo (senão o mais famoso de todos!).

Guia do Louvre com dicas para visitar o maior museu do mundo

“Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, 1503-1506

9. “Abaporu”, de Tarsila do Amaral

Você já viu o Abaporu em fotos, não é? O famoso quadro de Tarsila do Amaral é conhecido por ser a pintura brasileira mais valorizada do mundo, além de ser um ícone do movimento antropofágico. Acontece que ele não está exposto no Brasil, mas sim no Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA), na Argentina.

A obra faz parte da coleção do museu, mas não é o único destaque por lá. O MALBA expõe o melhor da arte moderna e contemporânea criada na América Latina e é um dos passeios imperdíveis para se fazer na capital argentina. No local, há ainda uma cinemateca que oferece sessões de filmes com uma pegada cult.

Pesquise passagens aéreas baratas para Buenos Aires

“Abaporu”, de Tarsila do Amaral, 1928

10. “Nighthawks”, de Edward Hopper

onde encontrar quadros famosos
“Nighthawks”, de Edward Hopper, 1942

“Nighthawks” – ou Falcões da Noite – é um dos quadros mais famosos da arte norte-americana. Criada em 1942 pelo pintor Edward Hopper (1882-1967), a obra retrata pessoas reunidas em restaurante durante a calada da noite. O quadro contém elementos do expressionismo alemão, numa pegada meio noir, e já serviu de inspiração para os cenários do filme Blade Runner (1982), do diretor Ridley Scott.

As fortes luzes do restaurante, retratadas no quadro mais famoso de Hopper, parecem não ser capazes de deter a escuridão dominante. No lado de fora, não há absolutamente ninguém e nada acontece. É como se o sentimento de solidão (ou solitude, depende do ponto de vista) fizesse parte da rotina daquelas pessoas, criando uma contradição entre luz e sombra.

O quadro famoso pode ser encontrado no museu Art Institute of Chicago, no Estados Unidos.

11. “O Lavrador de Café”, Candido Portinari

quadros famosos pelo mundo
“O Lavrador de Café”, de Candido Portinari, 1934

“O Lavrador de Café”, pintado por Candido Portinari em 1934, é um dos quadros mais famosos do Brasil. Nele, consta a representação de trabalhador negro em meio a uma plantação de café. O homem em destaque, parado e com os pés descalços, olha para o lado enquanto segura uma enxada. No fundo, é possível ver um trem, plantações e terras amontoadas.

O quadro contém traços da estética expressionista, tendo em vista que os braços e os pés do lavrador foram retratados de maneira desproporcional. Essa característica era bastante usada por Candido Portinari, no sentido de valorizar os trabalhadores brasileiros, bem como retratar o sofrimento durante as labutas nas fazendas.

Com dimensões 100 x 81 x 2,5 cm, “O Lavrador de Café” pode ser encontrado na capital paulista pelo MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

Como fazer uma viagem de carro de São Paulo a Bariloche

Ver quadros famosos de perto funciona quase que como uma máquina do tempo. Os visitantes podem viajar por estéticas que marcaram contextos históricos, também sendo possível encontrar “parte” dos artistas em suas obras.

Os traços, linhas, cores (ou ausência delas), contornos e sombras variam de quadro para quadro, de época para época e de pintor para pintor. Você já conheceu alguns quadros famosos pelo mundo? Compartilhe como foi sua experiência aqui embaixo!

Texto atualizado em maio de 2021 por Andressa Xavier Pellanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.