O Japão, entre outras muitas coisas, é conhecido por seus vários templos religiosos e claro que essa cultura é vista em vários lugares, como nos templos em Quioto, onde você encontra verdadeiras obras de artes inabaláveis com o tempo e, além de embelezar o lugar, prezam pela paz de espírito. Nada melhor do que voltar de férias renovado e pronto para recomeçar a rotina e as obrigações, não é? Por isso, veja este guia com os principais templos em Quioto!
A arquitetura religiosa dos templos em Quioto se faz marcante num país onde as tradições prevalecem. Imersos em grandes jardins e bosques, rodeados por muito verde, os mais de 2 mil templos e santuários se espalham pelas cidades, tornando-se um oásis de calmaria em meio ao caos cotidiano.
Hipnotizantes, os monumentos foram construídos há muitos, muitos anos atrás, e alguns chegaram a ganhar novas formas ao longo do tempo, mas ainda assim, os templos em Quioto são bem antigos, tornando-se uma pérola rara em meio aos edifícios mais modernos e espelhados.
Confira abaixo cinco templos em Quioto imperdíveis para adicionar ao seu roteiro.
Partiu Japão? Confira preço de passagem aérea para Tóquio
Principais templos em Quioto
Templo Kiyomizu-dera
Construído em 798 e modificado para a forma atual em 1663, este é um dos templos em Quioto rodeado por pagodas é feito com madeira e fica em meio a uma floresta, de onde se avista toda a cidade.
Como chegar lá: existem diversas formas de chegar até ele dependendo de onde você está na cidade, isso porque é um dos templos em Quioto mais famosos! De ônibus, pegue o ônibus 100 ou ônibus 206 da parada de ônibus na estação de Quioto, em direção ao Kiyomizu-michi ou Gojo-zaka e desça na parada Kiyomizu-michi ou Gojo-zaka (ambas são próximas ao templo). A partir dessas paradas, há uma caminhada de cerca de 10 minutos subindo uma colina para chegar à entrada do templo.
Também é possível ir de trem, para isso pegue a linha de trem Keihan Main Line em direção à Estação Kiyomizu-Gojo. A caminhada da estação até o templo leva cerca de 20 minutos, subindo a colina pela Rua Gojo.
Templo Kinkaku-ji
Um dos templos zen-budistas mais conhecidos no Japão, o Kinkaku, ou “Pavilhão Dourado”, também é um dos templos em Quioto e é cercado por árvores. Com três andares, sendo os dois últimos folheados a ouro, o templo construído em 1397 tem arquitetura exuberante e uma estátua de Fênix ao topo.
Como chegar: é possível chegar no templo de ônibus, a partir da Kyoto Station. Para isso, basta pegar o ônibus 101 ou ônibus 205 da estação, ambos vão diretamente para a parada Kinkakuji-michi, que fica a cerca de 5 minutos de caminhada da entrada do templo. A viagem de ônibus leva cerca de 40 minutos, dependendo do trânsito.
Também é possível ir de trem e depois pegar um ônibus. Se preferir assim, pegue o trem da Linha Karasuma (Karasuma Line) em Kyoto Station e desça na Estação Kitaoji. Da Estação Kitaoji, pegue um ônibus local (linhas 101, 102, 204, ou 205) que vai até Kinkakuji-michi. O trajeto de ônibus é de cerca de 10-15 minutos. Também é possível caminhar da Estação Kitaoji até o templo, o que leva cerca de 30 minutos.
Templo Sanjusangendo
Construído em 1164 e refeito em 1266, por conta de um incêndio, este edifício é composto por 33 baias em seu comprimento e acabou ganhando fama por suas formas. Diversas estátuas de divindades ficam expostas num corredor, representando deuses que vão de acordo com a antiga mitologia nipônica.
Como chegar: para conhecer as estátuas abaixo pessoalmente, o viajante precisa pegar um ônibus a partir da Kyoto Station. Pegue o ônibus 100, 206 ou 208 e desça na parada Hakubutsukan-Sanjusangendo-mae, que fica bem em frente ao templo. A viagem dura cerca de 10 minutos. Também é possível ir de trem, também da Kyoto Station. De trem, pegue a Linha JR Nara e desça na Estação Shichijo. A partir de lá, é uma caminhada de cerca de 5-10 minutos até o templo.
[+] Este passeio inclui um tour por Quioto passando por três templos: Kiyomizudera, Sanju-san-gen-do e Tenryu-ji. Aproveite para conhecer a história local com audioguia em português.Santuário Fushimi Inari
Situado no alto da montanha Inari, o espaço abriga diversas capelas e templos xintoístas. Cercado por verde, dá para notar uma floresta de bambus, mas o que chama a atenção é a entrada, formada por um portão vermelho no estilo torii e assim se segue o caminho até o topo. Não há uma data exata de construção, mas parece que este é um dos templos em Quioto que já estava na região em meados do século 8.
Como chegar lá: de trem, da Kyoto Station, pegue a Linha JR Nara e desça na Estação Inari. A viagem dura cerca de 5 minutos, e a estação fica bem em frente à entrada do santuário. Também é possível sair da Estação Gion-Shijo ou Estação Sanjo. Delas, pegue o trem da Linha Keihan e desça na Estação Fushimi-Inari. A partir desta estação, há uma caminhada de aproximadamente 5 minutos até a entrada do santuário.
Também é possível ir de ônibus, saindo da Kyoto Station, de lá pegue o ônibus número 5 e desça na parada Fushimi Inari Taisha-mae. A viagem leva cerca de 15-20 minutos, e a parada de ônibus fica a uma curta caminhada do santuário.
[+] Se preferir, faça uma visita guiada ao templo com um guia que fala inglês!Templo Yasaka Shrine
Este é um dos templos em Quioto que também segue a doutrina xintoísta, este santuário apelidado de “Gion-san” fica no bairro das gueixas, Gion. No mês de julho, o templo, datado em 656, atrai diversos turistas para o festival “Gion Matsuri”, um dos mais famosos do país.
Como chegar: este é mais um dos templos em Quioto acessível de Ônibus, a partir da Kyoto Station. Pegue o ônibus número 100 ou 206 e desça na parada Gion. A entrada principal do santuário fica a uma curta caminhada de cerca de 5 minutos. Quem preferir pode ir também de trem, da Estação Gion-Shijo. De lá, pegue a Linha Keihan até a Estação Gion-Shijo. O santuário fica a cerca de 5 minutos a pé da estação. Já da Estação Kawaramachi, pegue a Linha Hankyu Kyoto até a Estação Kawaramachi, que também fica a cerca de 10 minutos de caminhada até o santuário.
Quanto tempo ficar na cidade
A equipe do Quanto Custa Viajar já visitou a cidade e alguns templos em Quioto e a dica é: reserve uns 5 dias para poder visitar com calma todos os templos de Quioto. Lá só se anda de ônibus, os templos são cheios e grandes e é preciso andar muito numa grande multidão, isso faz com que os passeios demorem bastante!
Pesquise hospedagens em Quioto aqui!
Melhor época para visitar os templos em Quioto
Outra época muito bonita é durante o outono, quando as cerejeiras não florescem mas as árvores e plantas ganham novos tons terrosos e as multidões são bem menores. Ainda, de quebra, o outono é considerado a melhor época do ano para visitar Quito em termos de clima, com temperaturas amenas e céu limpo.
Já no verão (junho a agosto), as temperaturas são altíssimas na cidade e o clima muito úmido, o que pode ser um pouco desconfortável, mas a vantagem é que é uma das épocas mais tranquilas na cidade para quem quer explorar os templos em Quioto.
Agora, se você quer ver neve, o inverno (de dezembro a março) é uma pedida certeira! Neste período os templos ficam cercados de neve e as temperaturas são bem baixas, mas não impedem a visita! Esta é a época mais vazia para conhecer os templos em Quioto.
Visitar todos os templos de Kyōto?
São mais de 2000 templos, entre budistas e xintoístas.
Dois dias são o suficiente pra visitar os principais, a não ser que vc seja muito devoto e religioso pra gostar tanto de
Templos assim.