Popular entre os viajantes na América do Sul, San Pedro de Atacama é um destino que reserva experiências inesquecíveis para quem passa por lá. São inúmeras atrações naturais capazes de mostrar ao turista as belezas chilenas intocadas pela humanidade, e aqui você confere os 5 principais passeios do Deserto do Atacama, das inúmeras opções que você, que vai pela primeira vez, precisa conhecer.

Antes de tudo, pesquise aqui sua passagem aérea para Calama, porta de entrada para o Deserto do Atacama.

Principais passeios do Deserto do Atacama

1. Piedras Rojas, Salar do Atacama e lagos do altiplano

Para começar a lista de principais passeios no Deserto do Atacama dica é a paisagem avermelhada de Piedras Rojas se contrasta com os lagos do altiplano, formando um cenário de tirar o fôlego, e que merece ser vista nas primeiras horas do dia. É por isso que o passeio ao Salar do Atacama começa cedinho – se você optar por uma excursão à este destino, o seu dia começará às 6 da manhã – não sem antes de todos os passageiros rumo à este paraíso tomarem um bom café da manhã reforçado. Algumas paradas são adicionadas ao trajeto, como a aldeia indígena Toconao, a lagoa de Chaxa, além dos passeios já mencionados: uma trilha por Piedras Rojas, os vulcões Miscanti e Miñiques, lagoa do Salar de Aguas Calientes, e uma paradinha para o almoço no caminho de volta a San Pedro.

2. Observar as estrelas no Deserto do Atacama

Foto que tiramos da Lua através do telescópio. Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

A falta de iluminação do intocável deserto do Atacama oferece a melhor vista das estrelas do país, e este passeio diferenciado certamente se tornará inesquecível em seu roteiro. Pense em um lugar onde não há nenhuma intervenção humana – prédios e postes de iluminação estão longe do campo de visão, e que por conta disso, transformou o deserto do Atacama também no maior polo astronômico do planeta. Você pode conferir como é esta experiência vivida de pertinho neste post. Com certeza um imperdível e um dos principais passeios no Deserto do Atacama.

3. Termas de Puritama

principais passeios no Deserto do Atacama
Foto: Civitatis

Entre um passeio e outro, que tal encaixar no roteiro um dia relaxante em águas termais? Em Puritama você encontrará 8 piscinas de águas quentes e minerais, com temperaturas a 33,5°C. Diversos tratamentos terapêuticos são recomendados nessas águas com magnésio, sódio, lítio e potássio, para aliviar sintomas de reumatismo, artrite e cansaço muscular. 

Nesta mesma região é possível fazer dois tipos de passeios: as trilhas e as termas. As excursões incluem transporte de ida e volta, entre outras regalias que valem a pena conferir.

4. El Tatio e Lagoa Machuca

Foto: Civitatis

El Tatio é uma região conhecida por ser a zona de atividade geotermal mais importante do Chile, a 4 mil metros sobre o nível do mar. Por lá você avistará mais de 100 crateras que apresentam constantes erupções de vapor e as piscinas termais do entorno, envoltos por uma paisagem espetacular. Aproveite a viagem para emendar também uma visita ao povoado de Machuca, com uma rica variedade de espécies vivendo em seu habitat natural, como flamingos e patos.

As excursões para El Tatio e Machuca incluem transporte de ida e volta, café da manhã e guia em português.

5. Cordilheira do Sal

Foto: Civitatis

Localizado no Valle de la Luna, a Cordilheira do Sal é um dos principais passeios no Deserto do Atacama, pois suas formações geológicas coloridas surpreendem facilmente. Isso porque a erosão do vento transformou o local em uma obra de arte formada por dunas e rios de sal milenários. Durante a visita você certamente avistará o bus mágico, que desperta muita curiosidade que só será sanada durante o passeio pelo guia. Fica aí o suspense!

A excursão para a Cordilheira do Sal inclui transporte de ida e volta, guia em português e petiscos para curtir o pôr do sol no melhor estilo.

Onde se hospedar em Atacama

Ao viajar para o Atacama, vale escolher a dedo uma hospedagem que lhe ofereça todo o conforto merecido depois de boas horas investidas em seus passeios. As sugestões a seguir atendem diferentes tipos de orçamento, mas todos garantindo a mesma qualidade de serviço:

  • Hotel Vento: a 60km do Aeroporto Desierto de Atacama, esta hospedagem oferece o melhor custo benefício, pois dispõe de suítes com 21m², varanda, frigobar, estacionamento gratuito e um ótimo café da manhã incluído na diária;
  • Hotel La Casona del Desierto: localizado em Huasco, esta acomodação 4 estrelas inclui café da manhã continental no preço da diária, mas há também a opção a la carte. As áreas comuns contam com lounge compartilhado e terraço, e as suítes aconchegantes com decoração contemporânea te oferecerão uma escolha difícil: ficar com quarto com vista para o mar ou para as montanhas?
  • Hotel Rocas de Bahía: com suítes de 36 a 48m², esta hospedagem é ideal para o viajante que busca por sofisticação e conforto. Instalado à beira-mar na Bahia Inglesa, a decoração art deco e a piscina ao ar livre são diferenciais impactantes. O café da manhã e o wi-fi são por conta da casa.

Pensou que ia sair deste post sem um bônus? Caso a sua viagem tenha um dia a mais, vale incluir em seu roteiro mais uma atração – o QCV tem este guia especial do Valle del Arcoiris que você precisa conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.