Se você é daquelas pessoas que não dispensa os dias de verão e não vê a hora de correr para abraçar o mar, precisa saber que nem só de grandes centros urbanos vive a Europa. Quando as temperaturas ficam baixas no Brasil, é hora de fazer as malas e partir para o outro lado do oceano. Selecionamos 12 praias na Itália para conhecer e se apaixonar por alguns destes pequenos paraísos cercados de areia.
Entre os meses de junho e setembro, é o boom do verão na Itália e o litoral se torna ainda mais vibrante e movimentado. É o período de alta temporada, quando as escolas entram em recesso e todos se planejam para deixar o bronze em dia. Nossa sugestão é evitar as três primeiras semanas de agosto, quando a competitividade por um guarda-sol é maior e os preços dos hotéis também, muitos deles exigindo estadia mínima de três dias.
Uma boa dica é aproveitar a viagem para conhecer as cidades ricas em patrimônio histórico, mesmo que mais distantes das praias, como Milão, Nápoles, Roma, Veneza e Florença. Curta ao máximo a escapada seguindo nosso roteiro completo pelo país de norte a sul.
Vai pra Itália? Pesquise os melhores preços de passagens aéreas
Praias na Itália
Selecionamos aqui 12 das melhores praias para curtir o verão na Itália, segundo a mídia especializada. Para ler mais sobre os destinos e calcular todos os custos da sua viagem, não deixe de conferir as estimativas de preços do Quanto Custa Viajar.
Bora começar esse roteiro litorâneo?
Cala Mariolu – Sardenha
Essa prainha da Sardenha foi considerada a quarta mais bonita da Itália em 2019 pelo Traveller’s Choice. A escolha não é por acaso, visto que é quase impossível não se encantar com suas águas azul turquesa, a areia grossa e os peixinhos curiosos que adoram cumprimentar os turistas.
Para chegar ao destino, somente usando os barcos que saem de Arbatax, Santa María Navarrese ou de Cala Gonone.
Cala Rossa – Sicília
Outro paraíso destacado pelo Traveller’s Choice (em 2º lugar!), a Cala Rossa fica em Favignana, no arquipélago Égadi, e é sem dúvida uma das mais lindas da Sicília. Como não é possível chegar até o local por terra, os viajantes precisam ir primeiro até Trapani e, de lá, devem pegar um ferry para a ilha, em uma travessia que dura cerca de 30 minutos.
Grotticelle – Calábria
Com águas cristalinas e areia fofa, a praia de Grotticelle é uma das melhores pedidas para aproveitar o verão na Itália. Tenha em conta que a região pode ficar bastante concorrida durante a alta temporada e não se esqueça de reservar sua acomodação com o máximo de antecedência.
Ilha de Capri
Você certamente já ouviu falar sobre a ilha de Capri e nós temos inclusive um roteiro perfeito para quem vai passar um dia nesse paraíso. Normalmente, a cidade de Nápoles costuma ser o ponto de partida ideal para chegar até lá, em viagens que duram aproximadamente 1 hora.
La Cinta – Sardenha
La Cinta fica localizada em San Teodoro, na Sardenha. Com paisagens belíssimas, o destino tem apenas um porém: a quantidade de turistas que desfilam por sua areia. Tudo bem, você verá que é impossível culpá-los por querer conhecer esse paraíso.
Bora conhecer La Cinta? Pesquise acomodação em San Teodoro
La Pelosa – Sardenha
Não dá para negar que La Pelosa é uma das praias mais charmosas da Sardenha e já caiu nas graças dos brazucas que visitam a região. Localizada a somente 2 km do centro de Stintino, ela é facilmente acessível de carro e existe até mesmo um estacionamento (pago) na entrada.
Como a área central da praia costuma ficar bastante cheia durante o verão na Itália, a dica é caminhar um pouco para as beiradas do balneário, onde é possível encontrar locais mais tranquilos. Por ser muito turística, a praia também conta com uma boa estrutura, incluindo bares, restaurantes e serviços de aluguel de cadeiras e espreguiçadeiras.
Lampedusa – Sicília
No nosso post sobre os melhores destinos para conhecer em 2019, a ilha de Lampedusa não ficou de fora. O destaque da região é a belíssima Spiaggia dei Conigli, listada como a 7ª melhor praia do mundo pelos usuários do Tripadvisor. É pouco?
Se estiver planejando sua viagem para o destino, não deixe de conferir as cerca de 200 opções de hospedagem em Lampedusa com antecedência. Afinal, este pedaço de paraíso tem tudo para ser disputadíssimo neste ano!
Marettimo – Sicília
Marettimo é uma das ilhas do arquipélago Égadi, no Mar Mediterrâneo. Ela pode ser acessada somente de barco, saindo de Trapani, em uma viagem com duração aproximada de uma hora.
Não custa lembrar que a Sicília está oferecendo casas gratuitas para quem pretende se mudar de vez e acordar todos os dias olhando para essas paisagens. Se não for o seu caso, não se esqueça de reservar sua hospedagem antes do embarque, clicando aqui.
Marina Grande – Sorrento
Essa charmosa vila de pescadores promete levar qualquer viajante a uma deliciosa viagem ao melhor das tradições italianas com uma paisagem sem igual! É também o ponto perfeito para iniciar um roteiro pela Costa Amalfitana – e nós te damos 15 bons motivos para explorar a região. 😉
Palmarola – Lácio
Com uma costa rochosa repleta de grutas, baías e penhascos, Palmarola é quase desconhecida do público brasileiro. Mesmo assim, pode ser a escapada perfeita para quem pretende fazer um roteiro pelas principais cidades italianas, visto que fica a menos de duas horas de Roma.
Por ser quase inabitada, o mais indicado é se hospedar na ilha de Ponza, localizada pertinho dali.
Sansone – Toscana
Essa prainha isolada na Ilha de Elba já ganhou o amor dos viajantes. Com águas cristalinas, ela é acessível após uma pequena trilha de cerca de 10 minutos, com declives acentuados. O que pode atrapalhar um pouco o caminho de chegada é também uma das garantias de que essa praia permaneça com o visual quase intocado.
Quer conhecer Sansone? Procure hospedagem na Ilha de Elba
Tropea – Calábria
Procurada por viajantes de todo o mundo, Tropea é a cidade mais famosa da Calábria. Além de ter um mar de cor indescritível, ela também possui um centro histórico com direito a torres e muralhas medievais.
O destaque fica para o incrível santuário de Santa Maria dell’Isola. Localizado no alto de um rochedo, ele se tornou praticamente um cartão postal de Tropea. Confira as opções de hospedagem disponíveis na região clicando aqui.
Partiu? Confira aqui quanto custa viajar para as principais cidades da Itália:
Curadoria original e seleção de fotos por Brunella Nunes
Edição e texto por Mariana Dutra
1 comentário