O mundo está com vários problemas, mas tem muita coisa boa se desenvolvendo. Um dos exemplos são as praias no Brasil com acessibilidade para cadeirantes. Sim! Em todo o litoral brasileiros existem programas de inclusão que facilitam a vida de quem usa cadeira de rodas, mas quer se divertir no mar.

Aqui, fizemos uma curadoria das 12 principais praias com acessibilidade para você compartilhar com um amigo ou familiar cadeirante, e já se programar pra essa viagem! Afinal, não é porque se está em uma cadeira de rodas que as pessoas devem deixar de aproveitar o melhor da vida, certo?

Praias no Brasil com acessibilidade

Copacabana – Rio de Janeiro

Você sabia que os cariocas foram os primeiros a se mobilizarem quando o assunto era inclusão de cadeirantes? Sim! O projeto Praia para Todos surgiu em 2008, com o objetivo de transformar as praias do Rio de Janeiro em um espaço democrático, que pudesse receber toda e qualquer pessoa. Principalmente aquelas com algum tipo de dificuldade ou impedimento de locomoção.

Hoje, a praia de Copacabana é referência, e lá você encontra tudo o que precisa para se encaminhar até o mar, mesmo de cadeira de rodas.

Descubra as melhores hospedagens pertinho da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Ponta Negra – Rio Grande do Norte

E o Nordeste não fica pra trás! É na praia mais badalada da capital do Rio Grande do Norte, Natal, que um projeto promove atividades para pessoas com deficiência física. Próximo ao morro do careca, e principalmente nos finais de semana, você vai encontrar um time de voluntários prontos para ajudar a chegar até a praia.

Ilhabela – São Paulo

Em Ilhabela, também tem acessibilidade! Lá, é através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Ao todo, são 17 guarda-vidas que ficam à disposição de turistas com dificuldade de locomoção. As praias atendidas são diversas e contam com essa equipe todos os dias: Saco de Capela, Perequê, Curral, Praia Grande, Pedras Miúdas e Garapocaia. Já de sexta a domingo, temos a Praia do Bonete e a Praia de Castelhano.

Itanhaém – São Paulo

Ainda no litoral paulista, você tem Itanhaém na lista! O programa começou em 2012 e dispõe de cadeiras anfíbias e uma equipe treinada para ajudar os turistas nos banhos de mar. Os postos de apoio são nas regiões do Satélite e Suarão.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Já pensou em acessibilidade em Fernando de Noronha? Parece impossível, mas é real! Apesar dos morros e escadarias para chegar até as praias mais bonitas do mundo, lá você também encontra cadeiras anfíbias e rampas que levam até o mar. Além disso, existem jangadas para facilitar o acesso a praias mais distantes.

Porto de Galinhas – Pernambuco

Em Porto de Galinhas, uma das praias mais bonitas do Nordeste, você vai encontrar o projeto Praia Sem Barreiras, que leva acessibilidade para moradores e turistas que não podem se locomover até a praia.

Com a ajuda da equipe do projeto, as pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção podem visitar as piscinas naturais da região e tomar um belo banho de mar.

Boa Viagem – Pernambuco

Quem está em Recife, capital de Pernambuco, e não quer ir até Porto de Galinhas, pode desfrutar do projeto na famosa praia de Boa Viagem, que ajuda quem não pode acessar sozinho a praia para dar aquele mergulho no mar.

Visite Pernambuco e conheça todas as praias listadas aqui! Reserve agora sua passagem aérea.

Praia de Iracema – Ceará

A Praia de Iracema, na capital cearense, tem uma esteira de acesso tanto para quem deseja aproveitar o mar quanto pra quem quer visitar o famoso espigão. Lá, inclusive, é um ótimo ponto para quem também quer curtir o pôr-do-sol em Fortaleza.

Praia Central – Santa Catarina

Sim, o famoso balneário do litoral catarinense também está na lista das praias no Brasil com acessibilidade para cadeirantes. O Parque Unipraias, tem vias acessíveis e bondinhos adaptados. Ou seja, além de circular pelos calçadões, é possível ver Balneário Camboriú do alto – não importando se você tem algum tipo de limitação para se locomover.

Na Praia Central, o projeto Rodas na Areia juntou uma equipe pronta para atender turistas e moradores, além dos praticantes de vela adaptada. Muito bacana, né?

Praia de Atalaia – Piauí

A Praia de Atalaia no Piauí também é uma praia amiga de todos. Lá, existem cadeiras especiais, e para consegui-las basta se dirigir à sede do projeto Praia Acessível, que fica na orla, com documento com foto e CPF.

Conheça essa pousada super chique no Piauí e já reserve sua estadia nesse estado maravilhoso!

Praia do Camburi – Espírito Santo

Na capital do Espírito Santo, Vitória, você encontra a Praia do Camburi. Lá no Quiosque 2, os profissionais da prefeitura ajudam banhistas cadeirantes a se locomoverem até a praia. O ambiente também conta com salva-vidas prontos pra ajudar!

Guaratuba – Paraná

Por último, mas não menos importante, a praia de Guaratuba no Paraná! Lá, o uso das cadeiras especiais é gratuito, todos os dias da semana. A retirada geralmente é a partir das 10h na orla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.