O mundo está com vários problemas, mas tem muita coisa boa se desenvolvendo. Um dos exemplos são as praias no Brasil com acessibilidade para cadeirantes. Sim! Em todo o litoral brasileiros existem programas de inclusão que facilitam a vida de quem usa cadeira de rodas, mas quer se divertir no mar.

Aqui, fizemos uma curadoria das principais praias com acessibilidade para você compartilhar com um amigo ou familiar cadeirante, e já se programar pra essa viagem! Afinal, não é porque se está em uma cadeira de rodas que as pessoas devem deixar de aproveitar o melhor da vida, certo?

Praias no Brasil com acessibilidade

Copacabana – Rio de Janeiro

Você sabia que os cariocas foram os primeiros a se mobilizarem quando o assunto era inclusão de cadeirantes? Sim! O projeto Praia para Todos surgiu em 2008, com o objetivo de transformar as praias do Rio de Janeiro em um espaço democrático, que pudesse receber toda e qualquer pessoa. Principalmente aquelas com algum tipo de dificuldade ou impedimento de locomoção.

Hoje, a praia de Copacabana é referência, e lá você encontra tudo o que precisa para se encaminhar até o mar, mesmo de cadeira de rodas.

| Descubra as melhores hospedagens pertinho da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

| Veja aqui passagens aéreas para a cidade maravilhosa

Ponta Negra – Rio Grande do Norte

E o Nordeste não fica pra trás! É na praia mais badalada da capital do Rio Grande do Norte, Natal, que um projeto promove atividades para pessoas com deficiência física. Próximo ao morro do careca, e principalmente nos finais de semana, você vai encontrar um time de voluntários prontos para ajudar a chegar até a praia.

Quem ainda não sabe onde se hospedar na região, os hotéis Quality Suites Natal e Aquaria Natal Hotel tem notas acima de 8, um bom custo-benefício e claro, tem acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida.

| Faça o orçamento da sua passagem até Natal aqui

Ilhabela – São Paulo

Em Ilhabela, também tem acessibilidade! Lá, é através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Ao todo, são 17 guarda-vidas que ficam à disposição de turistas com dificuldade de locomoção. As praias atendidas são diversas e contam com essa equipe todos os dias: Saco de Capela, Perequê, Curral, Praia Grande, Pedras Miúdas e Garapocaia. Já de sexta a domingo, temos a Praia do Bonete e a Praia de Castelhano.

| Em Ilhabela, algumas das hospedagens acessíveis mais bem avaliadas são: Zaya Beach House em Ilhabela e VELINN Pousada Face Norte.

Suíte Dupla Standard – Acessível para Hóspedes com Mobilidade Reduzida na Pousada Velinn/Foto: Booking

Itanhaém – São Paulo

Ainda no litoral paulista, você tem Itanhaém na lista! O programa começou em 2012 e dispõe de cadeiras anfíbias e uma equipe treinada para ajudar os turistas nos banhos de mar. Os postos de apoio são nas regiões do Satélite e Suarão.

E quem quer ficar pertinho da praia em um hotel com acessibilidade, vale conferir o Resort Itanhaém – Pé na areia.

| Para quem busca passagem aérea para o aeroporto mais próximo da praia de Ilhabela e Itanhaém, deve buscar voos para Congonhas

Fernando de Noronha – Pernambuco

Já pensou em acessibilidade em Fernando de Noronha? Parece impossível, mas é real! Apesar dos morros e escadarias para chegar até as praias mais bonitas do mundo, lá você também encontra cadeiras anfíbias e rampas que levam até o mar. Além disso, existem jangadas para facilitar o acesso a praias mais distantes.

Em Noronha não existem muitas opções acessíveis, por isso o viajante não pode dar bobeira e deixar para reservar de última hora – até porque os valores das diárias por lá já são bem caros. Apesar de poucas, existem boas dicas de onde ficar lá com quartos acessíveis no Alto Mar Guest House e o Beco Pousada Boutique.

Beco Pousada Boutique/ Foto: Booking

| Aproveite para começar a organizar sua viagem pela passagem aérea até Noronha

Porto de Galinhas – Pernambuco

Em Porto de Galinhas, uma das praias mais bonitas do Nordeste, você vai encontrar o projeto Praia Sem Barreiras, que leva acessibilidade para moradores e turistas que não podem se locomover até a praia.

Com a ajuda da equipe do projeto, as pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção podem visitar as piscinas naturais da região e tomar um belo banho de mar.

Além das praias acessíveis, os viajantes também devem buscar boas opções de acomodações que contem com acessibilidade em todo o hotel. Para isso, vale conferir o Pousada Água Viva e Porto Beach Resort – Mana Beach Experience.

Boa Viagem – Pernambuco

Quem está em Recife, capital de Pernambuco, e não quer ir até Porto de Galinhas, pode desfrutar do projeto na famosa praia de Boa Viagem, que ajuda quem não pode acessar sozinho a praia para dar aquele mergulho no mar.

E para completar a experiência, claro que o viajante precisa de uma boa opção de hospedagem acessível. Para isso, vale conferir o Transamerica Fit Recife tem o Quarto Duplo com Acesso para Hóspedes com Mobilidade Reduzida.

Praias no Brasil com acessibilidade
Foto: Booking

Visite Pernambuco e conheça todas as praias listadas aqui! Reserve agora sua passagem aérea.

Praia de Iracema – Ceará

A Praia de Iracema, na capital cearense, tem uma esteira de acesso tanto para quem deseja aproveitar o mar quanto pra quem quer visitar o famoso espigão. Lá, inclusive, é um ótimo ponto para quem também quer curtir o pôr-do-sol em Fortaleza.

A praia ainda conta com algumas opções próximas de hospedagens acessíveis. Para quem quer uma opção mais amigável para o bolso, vale conhecer o Ibis Budget Fortaleza Praia de Iracema. Aqueles que querem investir mais podem conferir o Hotel Sonata de Iracema.

Praia Central – Santa Catarina

Sim, o famoso balneário do litoral catarinense também está na lista das praias no Brasil com acessibilidade para cadeirantes. O Parque Unipraias, tem vias acessíveis e bondinhos adaptados. Ou seja, além de circular pelos calçadões, é possível ver Balneário Camboriú do alto – não importando se você tem algum tipo de limitação para se locomover.

Na Praia Central, o projeto Rodas na Areia juntou uma equipe pronta para atender turistas e moradores, além dos praticantes de vela adaptada. Muito bacana, né?

| O Hotel Sibara SPA & Convenções oferece uma opção bem equipada de Quarto com Cama de Casal – Acessível para Hóspedes com Mobilidade Reduzida

Praia de Atalaia – Piauí

A Praia de Atalaia no Piauí também é uma praia amiga de todos. Lá, existem cadeiras especiais, e para consegui-las basta se dirigir à sede do projeto Praia Acessível, que fica na orla, com documento com foto e CPF.

Conheça essa pousada super chique no Piauí e já reserve sua estadia nesse estado maravilhoso!

Praia do Camburi – Espírito Santo

Na capital do Espírito Santo, Vitória, você encontra a Praia do Camburi. Lá no Quiosque 2, os profissionais da prefeitura ajudam banhistas cadeirantes a se locomoverem até a praia. O ambiente também conta com salva-vidas prontos pra ajudar!

Quanto o assunto é hospedagem acessível, Vitória tem várias opções. Entre as mais econômicas estão o ibis Vitoria Praia de Camburi.

Guaratuba – Paraná

Temos também a praia de Guaratuba no Paraná! Lá, o uso das cadeiras especiais é gratuito, todos os dias da semana. A retirada geralmente é a partir das 10h na orla.

| Confira aqui o Hotel Cabana Suiça com um bom custo-benefício e quartos com acessibilidade

Foto: Booking

Maceió – Alagoas

A Prefeitura de Maceió não ficou atrás e também é uma das cidades com praias no Brasil com acessibilidade para cadeirantes! Com objetivo de melhorar a experiência dos cadeirantes nas praias, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) disponibiliza gratuitamente aos turistas e maceioenses, todos os dias da semana, incluindo os fins de semana, cadeiras anfíbias – adaptadas para o banhos de mar assistido na praia de Pajuçara.

As cadeiras podem ser retiradas no espaço do Projeto Praia Acessível, situado na Praça Gerônimo Siqueira, em frente ao restaurante Dragão, na orla de Pajuçara! As equipes da prefeitura também estarão a postos para explicações de como usar a cadeira para todos curtirem o dia de praia!

Maceió ainda conta com mais de 40 hotéis com acessibilidade, entre os mais bem avaliados estão o Porto Kaeté Hotel e o Intercity Maceio.

Foto: Booking Intercity Maceio.

| Em maio o viajante encontra algumas passagens bem mais baratas para Maceió

Salvador – Bahia

Mais um destino incrível que possui praias no Brasil com acessibilidade para cadeirantes, em Salvador os viajantes encontrarão uma estrutura adaptada e adequada na Praia de Ondina, graças ao projeto gratuito “ParaPraia”, que oferece cadeiras adaptadas para utilizar na areia e no mar.

Outra vantagem de Salvador: hospedagem com acessibilidade é o que não falta! O Portobello Ondina Praia conta com opções de quartos para quem tem mobilidade reduzida.

Foto: Booking

| Passado o agito das férias e do Carnaval, as passagens aéreas para Salvador costumam ficar mais baratas

João Pessoa – PB

A Praia de Tambaú, na capital paraibana, também possui rampas de acesso, calçadão com piso tátil, cadeiras anfíbias e estrutura de apoio para os viajantes que precisarem.

Nessa mesma praia o viajante vai encontrar o Hotel Pousada Atlântica com quartos adaptados.

Foto: Booking

Guarujá – SP

Uma das praias mais visitadas do litoral paulista também é uma das melhores praias no Brasil com acessibilidade para cadeirantes. A cidade tem algumas das praias mais acessíveis do Brasil, com estrutura adequada para cadeirantes, com rampas de acesso à areia, banheiros adaptados e chuveiros. Algumas praias como Enseada, Pitangueiras e Pernambuco contam ainda com cadeira anfíbia para uso!

Para uma hospedagem econômica, o Delphin Surf Hotel (que está se tornando Ibis Styles Guarujá) conta com quartos com acessibilidade.

Guarapari – ES

Desde 2019 a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferece o programa Praia Acessível na Praia da Areia Preta, com espaço de lazer com cadeiras anfíbias as pessoas com deficiência física ou motora, possibilitando o banho de mar.

Hotel Atlântico tem nota 8,3/10, quartos acessíveis, café da manhã e boas avaliações dos viajantes que buscam hospedagem na região!

Florianópolis – SC

Floripa tem algumas das praias mais bonitas do país e ainda entra na lista de cidades com praias no Brasil com acessibilidade para cadeirantes! A praia dos Ingleses, por exemplo, possui rampas de acesso, calçadão com piso tátil, cadeiras anfíbias e estrutura de apoio.

Outras boas opções com rampas de acesso são a Praia do Campeche e a Praia da Joaquina, que conta com infraestrutura adaptada.

A Pousada Dora, na Praia do Campeche, tem ótimas avaliações, é fofíssima e tem quartos com acessibilidade!

Foto: Booking

| Várias cidades possuem voos direto para Floripa, veja aqui

Capão da Canoa – RS

 A Praia do Capão faz parte do projeto Praia Acessível, que contempla cadeiras anfíbias e esteiras ecológicas para facilitar o acesso dos cadeirantes à praia. O local conta com rampas de acesso, calçadão com piso tátil e estrutura de apoio.

| Pertinho da praia você pode conferir o Hotel Araçá

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.