A natureza é uma das grandes aliadas na hora de escolher o destino pelo qual iremos e desejamos com todas as forças viajar. Sempre surpreendente, tem o poder de transformar tudo ao nosso redor, inclusive aquelas lugares que mais frequentamos. Neste post, selecionamos praias de areia colorida para conhecer antes de morrer.

A ação de minerais, atividades vulcânicas e outros fenômenos provocam a mudança na cor da areia, fazendo com que tais praias se tornem atração turística ainda maior do que já são. Tem o arco-íris inteiro nas praias desse mundão, com exceção do azul, porque aí já basta a cor do mar, né?

  1. Areia verde

O mineral olivina dá origem a areia verde e brilhante que se vê em poucas praias do mundo, como as Papakolea/Mahana Beach e Guam, no Havaí, além de Ilhas Galápagos e Noruega.

Green sand beach on Big island Hawaii

  1. Areia preta

Estas são raras, mas é possível achar mais de uma no mundo. A coloração surge a partir de lava derretida que penetra no oceano e esfria rapidamente. Em Santorini, tem as praias Perissa e Kamari; No Havaí você encontra areia preta em Punalu’u, Kehena, Kaimu, Pololu Valley em Big Island, e a Waianapanapa, em Maui. Tem ainda o Lago Jökulsárlón e a Reynisfjara Beach na Islândia; Muriwai e Whatipu na Nova Zelândia.

blacksand

  1. Areia vermelha

A tonalidade âmbar da areia pode acontecer por causa de ferrugem, lava ou rochas de arenito. Pode ser vista de perto em Cabot Beach, no Canadá; em Akrotrion e Santorini, na Grécia; em Kaihalulu, no Havaí; e em Goa, na Índia. Dizem que na Praia do Poço, em Cabedelo, na Paraíba, também tem areia mais avermelhada.

red-sand-beach1

red beach

red-sand-beach

  1. Areia laranja

Puxando para a cor laranja e até um tom meio dourado, as praias Monkey, na Malásia; Rambla Bay, em Malta; e Porto Ferro, em Sardenha possuem areias nessa coloração. O lago Qinghai, na província chinesa de mesmo nome, também pode estar incluso na lista por conta da areia alaranjada da ilha.

orange-sand

yellow-sand

golden_sand

  1. Areia Rosa

O tom rosado da areia surge por conta da lavagem de partículas de corais vermelhos. Na Ilha de Harbour, no Bahamas, fica fácil de encontrar na Pink Sands Beach, assim como em Bermuda; em Komodo, na Indonésia; e a na praia Coldbackie, nas ilhas Rabbit, perto da Escócia. O Brasil também tem uma praia de areia rosa/vermelha, é a Praia do Forno em Búzios

Bahamas

Indonesia

Tudo o que você precisa saber sobre Eleuthera, a ilha de areias rosas em Bahamas

  1. Areia roxa

Em Big Sur, na Califónia, uma praia chama bastante a atenção por conta da areia roxa, obtida através de um quartzo mineral dominante combinado com manganês proveniente das rochas. Para ver o fenômeno de perto, vá até Pfeiffer Beach.

Pfeiffer Beach

  1. Areia branca

As areias branquinhas são comuns em praias do Caribe, na Ilha Antigua e em algumas praias do Nordeste brasileiro. Mas a Siesta Beach, na Flórida, é conhecida por ter a areia mais branca do mundo. Já no Livro dos Recordes, a praia Hyams Beach, na Austrália, é quem ganha o título.

Punta Cana

siesta-beach

  1. Areia cinza

Não é das mais bonitas, mas a areia cinzenta certamente é exótica. A cor proveniente da erosão de falésias de xisto pode ser vista em Shelter Cove e Piedras Blancas, na Califórnia.

Shelter Cove

gray-sand

  1. Areia colorida

Uma das mais curiosas é a chamada Rainbow Beach, na Ilha Fraser – Austrália. Mais de 70 cores diferentes se espalham pela areia incomum.

fraser island

  1. Outros tipos

Na ilha Iriomote, no Japão, turistas passam horas observando e tocando a areia de conchinhas em formatos curiosos. São formadas por exoesqueleto de foraminíferos (organismos marinhos microscópicos) que foram expostos por milhões de anos nas praias da ilha.

iriomote

Praia Exotica2

Em Vaadhoo, na ilha Maldivas, a água do mar fica brilhante com a ação de fitoplânctons bioluminiscentes nas noites entre julho e fevereiro. Já na Califórnia, a Glass Beach é conhecida por conta da areia de vidro colorido. Poluída em meados de 1960, teve a sorte de sofrer ação da natureza, que transformou garrafas em milhares pedaços de vidro.

vaadhoo-maldives-bioluminescent-beach

glass-beach-2

Fotos: reprodução

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.