A praia de Praia de Torre Dell’Orso é uma joia do Salento localizada na Puglia, na Itália (se você olhar o mapa do país, a região fica bem no salto da bota). Com águas cristalinas e praticamente sem ondas, o local é perfeito para quem deseja curtir um dia de muito sol com boias, nadar sem preocupação ou até alugar barcos e caiaques para passear pelo mar Adriático.

A extensão de areia da praia não é muito grande, algo comum em se tratando das praias da Itália. O bom é que a areia é macia e clarinha, mais uma características positiva, já que é relativamente difícil achar praias que não sejam de pedras pelo país.

A alta temporada acontece nos meses de julho e agosto, com o verão de torrar a pele na Itália. Nesse período, chega a ficar difícil encontrar um espaço na areia para se deitar. A água fica um pouco mais quentinha, deixando os banhos ainda mais agradáveis.

Nós já visitamos esse paraíso e vamos contar os detalhes do local, os passeios que você pode fazer em um dia, como chegar e locais para se alimentar, confira!

Foto: Andressa Xavier Pellanda

Como chegar até a praia de Torre Dell’Orso

A melhor maneira de ir para Torre Dell’Orso é de carro. Normalmente, que está hospedado em Lecce vai para a praia de carro. O tempo de viagem fica em torno de 35 minutos, basta traçar o caminho no GPS e ir sem nenhuma dificuldade.

As estradas de Lecce até Melendugno, cidade onde fica a praia de Torre Dell’Orso, são com pista simples, mas o asfalto é bom (a maioria das estradas na Itália são bem conservadas, mesmo aquelas que não são pedagiadas).

Para estacionar, você pode deixar o carro na rua, nos locais indicados como liberados para estacionar. Existem vagas assim a uma quadra da praia. Se você for na alta temporada, provavelmente terá que chegar cedo para achar um espaço livre.

De ônibus de linha convencional, o tempo de viagem fica em torno de uma hora. Vá até o terminal de Lecce e pegue o ônibus 101, que para no Hotel Thalas, já na praia de Torre Dell’Orso.

Clique aqui e descubra quanto custa alugar um carro na Itália

O que fazer em Torre Dell’Orso em um dia

Foto: Andressa Xavier Pellanda

A praia de Torre Dell’Orso é perfeita para banho. As águas são cristalinas e bem calminhas, indicadas para quem deseja ficar nadando ou aproveitando o sol com boias. Se você puder, passe em um mercado CONAD e compre antes uma boia, deixar para comprar em uma das lojinhas próximas à praia é muito caro! Se você for aproveitar a área pública, lembre-se de levar guarda-sol.

Pertinho da praia, você pode pegar uma trilha ou até mesmo ir de carro até as rochas para ver as Le due sorelle, duas pedras que ficam no meio do mar. É um cenário lindo para fazer fotos. Ao fundo, você vê a praia de Torre Dell’ Orso.

Foto: Andressa Xavier Pellanda
Foto: Andressa Xavier Pellanda
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Na região das Le due sorelle não tem espaço de areia para você passar o dia, só as rochas. Por isso, é legal planejar a ida para deslumbrar a vista e depois voltar para casa ou até mesmo para a praia.

Tem muita gente que aluga caiaques em Torre Dell’Orso e vai até as rochas pelo mar. Essa pode ser mais uma opção de passeio para curtir o dia.

Outro ponto turístico perto da praia é a famosa Grotta Della Poesia, um local lindo e sensacional para nadar. A gruta é pequena e na alta temporada fica lotada, já que todo mundo quer saltar de uma das pedras e cair na água gelada da Puglia.

Foto: Andressa Xavier Pellanda

A caminhada da praia de Torre Dell’Orso até a Grotta dela Poesia é de 2km e feita pela estrada mesmo. Vá caminhando pelas calçadas e depois pelo acostamento ou pelo campo aberto que tem ao lado da estrada.

Essa “pernadinha” vai valer a pena, a vista até chegar lá é linda, você consegue ter uma visão privilegiada da praia de Torre Dell’Orso e do mar Adriático lindo que banha a região da Puglia.

Descubra quanto custa viajar para a Itália

Foto: Andressa Xavier Pellanda
Foto: Andressa Xavier Pellanda
Foto: Andressa Xavier Pellanda
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Quem está de carro pode ir até a praia de Sant’ Andrea, que fica a 3 km de Torre Dell’Orso. É mais indicado ir de carro do que a pé para lá, o caminho é meio pesado e sem tantas opções de calçadas.

Lá, você pode dar um mergulho, andar de caiaque e admirar os Faraglioni. Um espetáculo da natureza que você vai se apaixonar!

Foto: Andressa Xavier Pellanda
Foto: Andressa Xavier Pellanda
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Alimentação em Torre Dell’Orso

Um dos pontos mais positivos da praia é o fato de terem muitos estabelecimentos próximos. Nem sempre temos essa sorte quando estamos na Puglia ou em praias consideradas públicas e gratuitas.

Na maioria das praias na Itália, os famosos “Lidos”, encontramos praias particulares, que você deve pagar para entrar — eles têm um restaurante e banheiros. Mas, quem opta em ficar nas áreas públicas, fica quase sem opções na hora de se alimentar.

Já em Torre Dell’Orso, você encontra muita coisa boa! Quem deseja um almoço chique e com comida boa, pode fazer uma reserva somente para fazer a refeição no restaurante do Hotel Belvedere. Existem opções de pratos que custam 30 Euros e servem para duas pessoas. Veja aqui o cardápio do restaurante.

Quer um sorvete? Sim, por favor (é um pecado ir para a Itália e não tomar um sorvete em cada cidade que você visitar!). Já no acesso à Torre Dell’Orso, você passa pela escadaria ao ladinho do Bar e Gelateria Dentoni.

Do outro lado da rua, você vai encontrar diversos bares, com opções de sanduíches, e pizzarias para garantir um almoço mais econômico.

Onde se hospedar

Muita gente que vai conhecer a praia de Torre Dell’Orso acaba fazendo um bate e volta de outras cidades maiores, como Lecce, por exemplo.

Porém, o balneário está ficando cada vez mais estruturado e preparado para receber os turistas (especialmente na alta temporada). Por isso, confira uma lista com sugestões de hospedagens na região de Torre Dell’Orso:

Você já esteve na região da Puglia? Conte nos comentários o que achou, vamos adorar saber como foi sua experiência! Se você se empolgou com a praia de Torre Dell’Orso, aproveite para começar a planejar a sua viagem. Descubra os melhores preços de passagens aéreas, usando nosso buscador de passagens baratas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.