O inverno começa nos próximos dias e nada melhor do que a estação fria para curtir destinos aconchegantes, recheados de atividades e com muita comida boa de Minas Gerais! Por isso conheça o destino de Pouso Alto, ideal para turismo rural e de aventura no estado do pão de queijo

As férias de julho estão chegando, então que tal inserir Pouso Alto no seu roteiro de viagem e colocar o pé na estrada? Confira abaixo tudo sobre a cidade e saiba o que fazer, onde ficar e mais dicas!

+ cidades legais para conhecer em Minas Gerais

Conheça Pouso Alto

A pequena e simpática cidade de Pouso Alto possui cerca de 7 mil habitantes, é super acostumada e receptiva com os viajantes que chegam para desbravar sua natureza. 

Famosa por suas belezas naturais, a cidade é bem tranquila, sendo uma boa opção para quem também quer só descansar em meio aos barulhos dos passarinhos apenas.

Já para quem curte acelerar os batimentos, a cidade também é referência no turismo rural e de aventura! Com muitas cachoeiras, trilhas e atividades ao ar livre, Pouso Alto é a pedida certa de imersão na natureza.

Foto: Pixabay

Por ser bem pequena, Pouso Alto conta com o apoio da cidade vizinha São Lourenço, que tem mais opções de restaurantes e hospedagens. Mas fique tranquilo, já que a distância é de apenas 12 km entre as localidades!

O que fazer em Pouso Alto

Como o próprio título da nossa matéria já te contou, o destaque de Pouso Alto é o turismo rural e de aventura, por isso prepare-se para ter várias emoções no “meio do mato”.

Para quem gosta de cachoeiras que são boas para banho, vale conhecer o “Cachoeirão” (no bairro da Cachoeira), a Cachoeira do Florentino (tem uma piscina natural incrível), a “Cachoeirinha” e a Cachoeira da Pedra Preta.

Na parte de construções históricas, o Paço Municipal e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição valem a pena a visita.

Quem quiser fazer trilhas, uma das melhores e mais altas é a trilha para o Pico do Rachada, que tem uma vista incrível de serras e montanhas da cidade de Pouso Alto e das cidades vizinhas de São Lourenço. Com aproximadamente 2 mil metros de altitude, a trilha demora cerca de 2h30 para ser feita (e mais 2h30 na volta) e é considerada de nível difícil.

Foto: Pixabay

Quando falamos que o forte de Pouso Alto  é a sua natureza, não estamos para brincadeira: a cidade reúne quatro parques florestais, com trilhas, passeios e fauna e flora para avistar. Se tiver oportunidade, escolha entre o Parque Floresta Nacional de Passa Quatro (IBAMA), Parque Estadual do Papagaio, Área de Preservação Ambiental da Mantiqueira e Parque de Itatiaia.

Uma das coisas mais legais da cidade é conferir as ofertas das pousadas e hotéis em passeios, pois muitos apostam na infraestrutura interna e oferecem para os não hóspedes passeios a cavalo, em quadriciclo e mais.

Onde ficar em Pouso Alto 

O viajante vai se surpreender com as boas opções de hospedagem em Pouso Alto e sua vizinha São Lourenço, mas vale reforçar que são poucas opções então se gostar, já faça sua reserva e evite perder a acomodação!

Hotel Fazenda Bavaria: este hotel fazenda fica na cidade de São Lourenço, oferece pensão completa aos seus hóspedes e muitas amenidades e inclusões para os viajantes não terem preocupações durante sua estada. O hotel conta ainda com piscina ao ar livre, academia, bilhar, sauna e nas proximidades existem várias trilhas para colocar o pé na mata!

Foto: Booking

Chalés Praia de Minas: um dos mais bem avaliados da região, o Chalés Praia de Minas inclui café da manhã em sua reserva e tem uma área enorme de piscina para os seus hóspedes aproveitarem, realmente parecendo uma praia. 

Foto: Booking

Hotel Fazenda Ramon: outra ótima opção de hospedagem em São Lourenço, o Hotel Fazenda Ramon tem uma cachoeira pertinho da sua acomodação, oferece sistema de alimentação de pensão completa, tem piscina coberta e ao ar livre, academia e outras opções de atividades para seus hóspedes.

Foto: Booking

Onde comer

Quem estiver preocupado sobre o que comer em Pouso Alto, suas preocupações acabam aqui! Um dos lugares mais recomendados pelos viajantes no TripAdvisor é a Churrascaria Para Pedro e para comida brasileira em estilo buffet, vale apostar no Restaurante Lírio do Vale.

Um dos locais considerados como “parada obrigatória” é a Casa De Queijo E Restaurante Vó Inhá, ótima opção para levar os famosos queijos e delícias mineiras para casa. Outra opção para encontrar as iguarias mineiras é na Casa do Queijo Santana.

Quem quer provar a verdadeira cachaça artesanal mineira, tem lugar pra isso também! A Cachaça Paraíso é o seu destino certo.

Como chegar em Pouso Alto

A cidade de Pouso Alto está localizada no sul do estado de Minas Gerais, a aproximadamente 262 quilômetros da capital Belo Horizonte. 

Quem for sair da capital paulista, enfrentará 365 km de distância até a bela cidade.

Para quem vem de longe do estado e prefere fazer a maior parte do trajeto de avião, pode buscar passagens aéreas até o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco (IZA), também conhecido como Aeroporto de Zona da Mata, localizado na cidade de Goianá, a 156 km de Pouso Alto, mas vale dizer que a malha aérea é bem pouca para o aeroporto.

Para buscar maiores opções de cias aéreas e de voos, vale buscar passagens até o Aeroporto de Confins (BH) ou de Congonhas (SP).

Todas essas possibilidades para chegar em Pouso Alto e passagens aéreas para outros destinos do Brasil e do mundo o viajante pode conferir aqui.

Atualmente não existem viações que fazem o trecho BH até Pouso alto, uma opção é ir até a cidade de São Lourenço (município mais próximo que recebe ônibus) e de lá ir até Pouso Alto.

Quando ir

Claro que a preferência de viagem para conhecer Pouso Alto depende do que o viajante procura, mas vale dizer que o inverno é uma boa época para conhecer a cidade devido à pouca incidência de chuvas. Apesar de um clima mais frio (que pode chegar a 5ºC à noite), o viajante não deve encontrar um tempo fechado por lá. Durante o dia, o clima é bem agradável e fica em torno de 20ºC.

Se você não é fã do calorzão e quer evitar chuvas, aproveite as férias de julho para conhecer Pouso Alto!

Mas vale a ressalva de começar a planejar e procurar hospedagem para sua viagem, já que é uma temporada de alta procura pelo destino devido às férias escolares.

Para quem quer fugir do frio e não se importa com as chuvas ocasionais, o verão é uma ótima pedida para conhecer a cidade.

E quem não quer nem frio e nem calor, pode apostar em visitar Pouso Alto na primavera ou outono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.