O contato com a natureza é considerado terapêutico por garantir boas doses de bem-estar e saúde. É essa a proposta do Banana Bamboo Ecolodge, pousada ecológica em Ubatuba que utiliza meios sustentáveis para você relaxar com conforto e sem causar danos ao meio ambiente.

Localizada em uma área rural entre Ubatuba e Paraty, a acomodação foi erguida com um material principal: o bambu, que é leve, resistente e flexível. Além de crescer rápido, a planta captura uma grande quantidade de CO2 da atmosfera, atuando como filtro de poluentes que aceleram o aquecimento global. Os telhados verdes também auxiliam na retenção de água da chuva e diminuem consideravelmente a temperatura ambiente. 

Foto: divulgação

Outro item interessante na arquitetura da pousada é o fato de ser suspensa e não construída diretamente no solo. Isso diminui a umidade, evitando enchentes, e favorece a circulação de ar. Os caminhos acima do chão também evitam o contato direto com insetos e animais peçonhentos. 

O Banana Bamboo utiliza energia solar e fotovoltaica, faz captação e tratamento de água, além de gestão de resíduos gerados pela propriedade. A agrofloresta ocupa três hectares do mesmo terreno, abastecendo de forma sustentável o restaurante com produtos locais, frescos e orgânicos. 

Ali são cultivados pupunha, cambuci, cacau e banana, por exemplo. Os alimentos colhidos são consumidos pelos hóspedes durante as refeições.

Foto: divulgação

A produção não se limita apenas aos alimentos. Óleos essenciais de melaleuca (tea tree) e capim santo são utilizados para criar os amenities feitos pela equipe, um mimo a mais que garante benefícios para a pele sem o uso de químicos pesados.

Os ambientes da pousada ecológica

As áreas da pousada são interligadas por decks e passarelas de madeira. Ao todo são 10 suítes, lounge, bistrô, restaurante, sauna, sala de massagem e sala de Yoga. Uma biopiscina integrada harmonicamente à paisagem garante refresco para os dias quentes. 

No lugar de filtros e produtos químicos para tratar a água foram utilizadas plantas que contribuem com a manutenção da água cristalina, semelhante ao processo de purificação biológica de nascentes e rios. A pele, os cabelos e os olhos dos banhistas agradecem!

Foto: divulgação
Foto: divulgação

No aconchego das amplas suítes foram distribuídas camas versáteis e modulares que podem se transformar a medida em que a quantidade de pessoas aumenta na viagem. São equipadas com frigobar, televisão, ar-condicionado, cofre, armários, escrivaninha, cadeiras e recamier. A varanda conta com uma convidativa rede de descanso.

A alimentação é mais um ponto positivo da hospedagem. O que é servido à mesa segue o conceito de Ecogastronomia, priorizando receitas que valorizam a biodiversidade local. O uso de plantas alimentícias não convencionais é uma constante no cardápio.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Banana Bamboo Ecolodge oferece Day Use para não hóspedes, incluindo acesso à biopiscina, jacuzzi e sauna. O restaurante também é aberto. Massagens e aulas de yoga podem ser agendadas previamente. 

Algumas atividades ao ar livre são oferecidas em parceria com a agência Kairós Ecoliving, como idas às praias e cachoeiras, visitas a aldeias indígenas e quilombolas, passeios de caiaque e em pontos turísticos históricos. A observação de aves é uma constante na área de Ubatuba, que tem 540 espécies se aventurando pelos ares. 

A pousada ecológica em Ubatuba fica próxima a Ubatumirim, uma das praias mais legais da cidade litorânea, a 230 km de São Paulo. 

Consulte as datas e faça sua reserva aqui!

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.