A cidade de Portalegre no RN (Rio Grande do Norte), é também conhecida como o paraíso serrano. Podemos dizer, inclusive, que é um verdadeiro “oásis do friozinho” para quem vai para o Nordeste e quer um programa diferente das famosas praias de lá.

Sim! Também tem frio por lá – e muito. Principalmente se você for no inverno. E aí? Tá preparado pra conhecer esse pedacinho do céu?

Como chegar até Portalegre

Portalegre fica a 370 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. São pouco mais de 8 mil habitantes, então a tranquilidade é garantida – além das belas paisagens. É perfeita para quem gosta de se aventurar ou só descansar curtindo o frio.

Para chegar até lá, saindo de Natal, você deve ir pela BR-304 até a cidade de Assu. Depois, pegar a RN-233 até Caraúbas. De lá, siga pela RN-117 até Umarizal. Em seguida, siga pela RN-076 e depois pela RN-177 até Portalegre.

As estradas não são, em sua maioria, duplicadas. Então cuidado no caminho. Em algumas partes também não existe acostamento, mas você consegue apoio nas pequenas cidades por onde vai passar.

Reserve aqui sua passagem aérea barata para Natal

O que fazer na cidade

Para os mais aventureiros, separamos aqui uma algumas trilhas perfeitas:

Torres de Portalegre

Durante 3km de caminhada pela mata, você vai poder ver vários pontos turísticos naturais. O primeiro é a Ponta da Serra: uma enorme pedra avermelhada de onde se vê todo o vale da região.

Depois de um tempo de caminhada, você vai chegar até a Pedra do Lagarto, que ganha esse nome por ser parecida com esse réptil. Ah! Uma curiosidade: é bastante comum encontrar diferentes pedras com formatos e nomes pitorescos nas suas aventuras pelo Rio Grande do Norte!

Continuando pela trilha, você vai encontrar a Pedra do Letreiro, que guarda inscrições rupestres em baixo relevo.

A última parada da trilha das Torres de Portalegre é nos mirantes naturais, formados por duas grandes rochas que lembram torres de castelos. Daí você já tira o nome da trilha, né?

Cachoeira do Pinga

Uma cachoeira que nunca seca: você não vai perder a chance de visitá-la, né? A queda d’água tem 96 metros de altura, e o acesso até a cachoeira é por uma trilha curta, de apenas 200 metros, passando por pontes de madeira.

Se quiser chegar até o topo da cachoeira, esteja com o cardio em dia, viu! Por que é uma trilha difícil, que precisa ser escalada em algumas partes, de tão íngreme que é. Então cuidado!

Se for iniciante, prefira ficar no banho de cachoeira mesmo.

Cachoeira do Talhado 

Para quem visita Portalegre no período de chuvas, pode visitar a Cachoeira do Talhado, que fica a 7km do centro da cidade, no famoso Sítio Bom Jardim. São cerca de 100 metros de queda d’água.

Recomendamos que todos esses passeios sejam feitos com um guia local, porque algumas áreas passam por propriedades privadas e o valor das trilhas já inclui as tarifas de passagem. Além disso, o trajeto se torna muito mais interessante quando tem alguém disponível para explicar a história do local.

Nossa recomendação é o Isaias Tur, que atende pelo telefone (84) 99944-0538.

Mas se você quer programas mais tranquilos, separamos aqui:

Mirante Boa Vista

Pela manhã ou pela noite, reserve um tempo para visitar o Mirante Boa Vista. A tranquilidade da serra vai abraçar você! 

Aproveite também para dar uma passadinha no bar e restaurante que fica lá, desfrutando de drinks ou vinhos (e até mesmo cerveja) no pôr-do-sol, por exemplo. Ótima recomendação, viu!

Terminal Turístico da Bica 

Seja para passar um tempo curtindo a natureza, se refrescando depois das trilhas ou mesmo visitando o restaurante de comidas típicas: o Terminal Turístico da Bica é o lugar perfeito. Lá você vai encontrar várias nascentes de água cristalina e muitas árvores.

Onde comer e se hospedar

A cidade não é muito grande, e as opções de estadia são reduzidas. Mas nossa recomendação é ficar na Pousada Recanto Alto da Serra.

Lá, você vai encontrar tanto um quarto aconchegante quanto um restaurante super gostoso e bastante recomendado na região.

Quando ir

Os melhores meses para visitar Portalegre no RN são de fevereiro a junho, mas lembrando que em junho já começam as chuvas mais fortes – algo que pode deixar as estradas mais perigosas. 

Se você pensa em passa um Carnaval tranquilo, sem muito agito, lá é o local perfeito pra isso. E provavelmente você vai encontrar bons preços, já que a maioria das pessoas prefere as cidades famosas pela festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.