Se você é um viajante já muito viajado, conhece diversos destinos internacionais, ou se você gosta de conhecer lugares mais diferentes e que não são tão “mainstream” assim, nossa sugestão é para você conhecer os pontos turísticos da Eslovênia e incluir o país não tão popular mas cheio de encantos na sua lista de destinos de viagem.
A princípio o viajante pode pensar: mas o que tem para fazer lá? E nós te respondemos: muita coisa! Dá para conhecer a Eslovênia e seus principais pontos turísticos em poucos dias e ficar deslumbrado com tanta beleza, boas comidas e passeios diferentes.
O país é repleto de belezas naturais e muita história. Além disso, não é um dos países mais caros para conhecer.
E se você até pensa em conhecer a Eslovênia mas não sabe como montar um roteiro incluindo o país, aqui sugerimos como você pode unir em uma mesma viagem a Eslovênia com a Croácia (que também é incrível) ou mesmo com a Itália, que é bem próxima.
Uma curiosidade: você sabia que a Eslovênia é tão pequena que dá para cruzar o país de ponta a ponta, de carro, em apenas 3 horas? Surreal né? Até os estados brasileiros são maiores!
Mas sem fazer propagandas de outros lugares, vem conhecer a Eslovênia e seus principais pontos turísticos para se apaixonar.
| Encontre o mês mais barato para conhecer a Eslovênia
Pontos turísticos da Eslovênia
Lago Bled
Quem já pesquisou sobre pontos turísticos da Eslovênia com certeza já se deparou com um de seus principais cartões postais, o Lago Bled, um dos lugares mais lindos e icônicos do país.
O lago fica a 40 minutos de Liubliana, capital do país, e fica na cidade de Bled. O lago de águas cristalinas possui uma pequena ilha no meio com uma igreja.
É possível fazer um passeio de barco até a ilha, que demora meia hora para ir e meia hora para voltar, onde você pode ir aos poucos apreciando a paisagem.
Dentro da ilha vale a pena subir toda a sua escadaria e ir ao topo da igreja para conferir a paisagem.
Depois do passeio no lago, o viajante pode conferir o castelo medieval no topo da colina, mas já saiba que se você for a pé, não é uma subida para iniciantes e é cerca de 30 minutos em uma caminhada muito íngreme. Quem estiver de carro pode aproveitar e parar no estacionamento do local, que é mais próximo da entrada e poupa parte da subida a pé.
Ainda, na alta temporada, é possível conhecer um parque que fica nas montanhas ao redor do lago, onde o viajante pode andar de teleférico ou ir em um tipo de “montanha russa” no chão.
Depois de bater perna, o viajante pode conferir alguns dos restaurantes e lojinhas que ficam ao redor do lago para comer e conhecer o famoso bolo local. É quase um pecado falar que foi até o Lago Bled e conhecer a Eslovênia sem comer o famoso bolo de creme da região.
Ele é quadradinho e bicolor com açúcar por cima, parece um bolo de mousse de baunilha bem molinho. Um clássico!
Ljubljana
Se você quer conhecer a Eslovênia é claro que a capital do país, Ljubljana (ou Liubliana na versão abrasileirada) deve entrar no seu roteiro.
A cidade é incrível, com traços bem europeus como vemos em outros destinos, marcado por uma arquitetura barroca e renascentista.
O centro histórico é incrível, conta com várias lojas e restaurantes ao redor de um rio (bem no estilo Amsterdã) e à noite fica iluminado com varais de pequenas luzes.
No centro fica a famosa Ponte Tripla e a Ponte dos Dragões (reza a lenda que um dragão adormecido ainda protege a cidade).
Lá você ainda pode conferir uma escultura de um poeta que fica olhando para um dos prédios, onde fica a estátua de sua amada na janela.
Não menos importante, em Liubliana, pertinho do centro, fica o incrível castelo, que oferece uma vista panorâmica surreal da cidade. Para conhecer o castelo, você vai precisar andar no funicular, que é muito legal. Chegando lá, não perca os atores que contam a história do castelo com roupas típicas e mais.
Pesquise aqui sua hospedagem em Ljubljana
Cavernas de Postojna
A 55 km de Liubliana e quase na divisa com a Itália ficam as cavernas de Postojna, que oferece uma visita realmente surreal. Pode ter certeza que não deve existir nada assim no mundo.
Esse é um dos passeios mais indicados e populares quando o assunto é conhecer a Eslovênia!
Mas o que tem demais nessas cavernas? Bem, esse sistema de cavernas atrai visitantes do mundo todo pois oferece uma visita dentro das cavernas onde você irá caminhar em meio as estalactites e estalagmites que se formaram ao longo de milhares de anos e ainda vai andar de trem dentro delas. É muito legal!
No final do passeio você ainda vai conhecer o “dragão” das cavernas, que são pequenas salamandras cegas que moram nas cavernas.
Castelo de Predjama
Pertinho das Cavernas de Postojna fica o surreal Castelo de Predjama. Esse sim você não vai ver em outro lugar do mundo!
Este castelo foi construído dentro de uma montanha e só a parte mais externa é vista de frente. Existem muitas construções dentro da montanha e você pode conferir de pertinho os quartos, cozinha e outras partes do castelo que possuem pedaços de pedra da montanha.
O castelo ficou muito popular por além de sua beleza e singularidade, por ter sido lar do famoso Erasmus, um “Robin Hood” diferente.
Sua arquitetura era tão boa que o castelo sobreviveu a 365 dias de cerco dos reis da Eslovênia e os moradores conseguiram continuar vivendo por todo esse tempo com suprimento de comida e água. Os governantes não sabiam como, mas Erasmus havia feito um caminho do castelo até a floresta pela montanha – e esse caminho pode ser visto no passeio.
Uma das coisas mais legais é que o castelo oferece tour guiado com áudio em português, assim você confere cada pedacinho da história do Erasmus e do castelo.
Lago Bohinj
Não tão famoso quanto o Lago Bled, o Lago Bohinj fica a 83 km de Liubliana e também oferece uma beleza natural deslumbrante, com águas azuis cercadas por montanhas imponentes.
Lá o viajante pode fazer caminhada, alugar uma canoa ou uma bike para apreciar a paisagem para melhor conhecer a Eslovênia.
Piran
Se você está com ânimo de realmente desbravar e conhecer a Eslovênia, saiba que no finalzinho do país, na ponta mais próxima à Itália, fica a cidade de Piran, não tão popular quanto a capital do país mas muito encantadora.
Localizada à beira-mar no litoral esloveno, a cidade remete um pouco Veneza, com suas ruas estreitas e praças medievais.
Procure aqui hospedagem em Piran
Parque Nacional de Triglav
Quase na divisória da Áustria, a apenas 70 km da capital eslovena, o Parque Nacional de Triglav é um dos parques nacionais mais antigos da Europa com uma área de mais de 800 km².
O parque oferece uma paisagem surreal, de encher os olhos de qualquer um que aprecia a natureza quase “intocada”. Com picos alpinos, vales verdejantes, lagos glaciares e cachoeiras, é uma pedida certeira para quem gosta de atividades ao ar livre.