Pontal do Atalaia reserva paisagens caribenhas em pleno Arraial do Cabo, no RJ

Categorias Ao Ar Livre, Descubra o BrasilPostado em

Capital do mergulho, Arraial do Cabo tem caído nas graças dos brasileiros que recheiam as redes sociais com fotos invejáveis. Parece óbvio e até inevitável os cliques cheios de curtidas, afinal, estamos falando de paisagens caribenhas em pleno Rio de Janeiro, como se observa no Pontal do Atalaia, uma das praias mais lindas do estado.

Ao todo, 150 metros ou 225 degraus de uma escada de madeira dividem o público e as Prainhas. Lá do alto já se tem uma vista deslumbrante para o Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes. Depois do pequeno esforço, basta descansar os pés sob a areia branquinha e se preparar para abraçar o mar cristalino com nuances entre o verde e o azul. As águas calmas têm temperaturas agradáveis, um diferencial entre as demais de Arraial, que costumam ser muito frias.

Na maré baixa, as duas prainhas, divididas apenas por uma pedra, se tornam uma só faixa litorânea. Caminhando até o canto direito se encontra a Gruta do Amor, também chamada de caverna, onde a lenda diz que “quando entram dois, saem três“. Isso porque o local atrai casais apaixonados e, segundo os moradores, desperta o amor eterno. Na dúvida, o lugar se tornou um dos principais pontos para fotografar.

Os turistas também podem esticar o passeio até a vizinha Ilha do Farol, tida como a praia mais perfeita do Brasil pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. A visitação deve ter autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira – IEAPM, controlado pela Marinha, e o acesso é somente de barco.

Confira dicas de onde ficar em Arraial do Cabo

[+] Quer ver mais maravilhas no RJ? Então não perca essa lista!

[+] Conheça paraísos de águas cristalinas no Brasil!

7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.