O termo podcast foi cunhado lá em 2004, quando o jornalista britânico Ben Hammersley notou o surgimento de alguns programas de rádio amadores divulgados através do iPod, o player da Apple. Quinze anos depois, o formato está em alta. Tanto é que, no ano passado, uma pesquisa divulgada pelo Spotify indicou um aumento de 330% no número de ouvintes destas mídias no mundo inteiro. São podcasts de viagem, de comportamento, saúde mental, gastronomia, inovação…

No Brasil, a tendência também cresce. Dados do Deezer divulgados pelo O Globo apontam um aumento de 40% no número de ouvintes em terras tupiniquins. Embora ainda pareça pouco, comparado à média mundial, esse crescimento só mostra que o podcast já está conquistando nossos conterrâneos.

Curiosamente, 79% dos brasileiros ouvem este tipo de conteúdo enquanto se locomovem (é gente pra caramba!). Pensando nisso, reunimos aqui 7 podcasts de viagem nacionais para baixar e dar o play em seu próximo roteiro.

Podcasts de viagem

1) ONDEM

Com mais de 170 episódios, o ONDEM é um podcast que surgiu bem antes de podcast virar moda. Essa palavrinha é um acrônimo para “O Nome Disso É Mundo” e a proposta é justamente mostrar a vida ao redor do globo sob o olhar dos brasileiros.

Apresentado por Filipe Teixeira, o podcast traz entrevistas com nossos conterrâneos que migraram, bem como estrangeiros que escolheram nosso país como lar.

Com vários títulos especiais, que incluem roteiros de viagem, questões emocionais relacionadas à vida de expatriados, política, entre outras coisas, o ONDEM se tornou múltiplo, com programas direcionados a diferentes públicos. O destaque fica para os podcasts O Nome Disso É ÁfricaO Nome Disso É Islã, que, respectivamente desmistificam a vida no continente africano e as informações que temos sobre o islamismo.

Para facilitar a busca por destinos específicos, visto que já são mais de 180 episódios, há até mesmo um mapa interativo, que reúne os programas agrupados por destinos.

Todos os podcasts de viagem do ONDEM

Para escutar, confira o ONDEM no Apple Podcasts ou no Android.

2) Papo Viagem

Criado em 2015, o Papo Viagem pode ser considerado um dos dinossauros dessa lista. Tanto é que, depois de mais de 80 episódios, ele já “foi extinto” – ou quase! Brincadeiras à parte, a equipe não grava novos programas há dois anos, mas há tanto conteúdo anterior que ele merecia estar nessa lista.

Apresentados por Maurílio Schmitt e Jade Marcos, criadores do Guia do Nômade Digital, os episódios buscam entreter os ouvintes ao mesmo tempo em que trazem informações sobre destinos de viagem. Inclusive, eles contam que há planos de retomar o conteúdo – e a gente torce para que isso aconteça logo.

A ideia do podcast surgiu quando iríamos fazer um deslocamento de ônibus entre duas cidades turcas distantes. Pensamos que seria bom ouvir mais informações das atrações, porque não tivemos tanto tempo para estudar a cidade. Seria também uma forma de aproveitar o tempo do deslocamento. Procuramos na época, mas não encontramos nenhum podcast brasileiro dedicado aos destinos de viagem. Surgiu a vontade de produzir o Papo Viagem Podcast, tanto que os primeiros episódios gravamos no final dessa mesma viagem. Temos 87 episódios publicados e planejamos gravar mais episódios, principalmente dos destinos que visitamos recentemente“, contam. Ouça aqui ou pelo Spotify.

Podcast sobre viagem: Jade e Maurílio no México
Jade e Maurílio no México. Foto: Guia do Nômade Digital/Divulgação

3) Despachados

Tudo começou com o irmão do Foca, o primeiro da família a se apaixonar por podcasts, há três anos. Ele indicou um programa para o Foca, que ouviu e inicialmente não gostou do formato. Porém, quando o irmão sugeriu dois episódios específicos, sobre viagens, o amor finalmente chegou.

Comecei a procurar Podcasts com outras temáticas e, como bom apaixonado por viagens que sou, fui atrás de algum que tratasse desse assunto. Para minha surpresa, não achei nada que fosse do meu agrado. Então, já que não havia um Podcast feito para viajantes que gostam de aproveitar cada oportunidade de conhecer o mundo gastando pouco, eu resolvi criar um. Entre esse estalo e o primeiro episódio estar no ar foram menos de 6 meses“, conta. O tempo foi necessário para aprender a trabalhar com o formato, criar o site, o feed e encontrar os participantes certos para receber no Despachados.

O arquivo com todos os 39 episódios que já foram ao ar pode ser visto aqui – e nós recomendamos começar pelas dicas de lugares para curtir um friozinho no Brasil.

Podcast de viagem: Foca e Anna Karla no encontro Despachados do Rio de Janeiro em Março
Foca e Anna Karla no encontro Despachados do Rio de Janeiro, em março. Foto: Despachados/Divulgação

4) Histórias de Viagem

O Edson Amorina Jr. é autor do blog Ligado em Viageme sempre foi consumidor de podcasts. Foi quando surgiu a ideia. “Por que não fazer um podcast de storytelling? Um podcast no estilo de jornalismo narrativo, com uma adição sonora, com efeitos e trilha. Uma forma de contar uma história e envolver o ouvinte com sons que o leve a pensar que está vivendo um pouco daquilo que vivenciamos“, contou ele ao Quanto Custa Viajar.

Desse projeto surgiu a primeira temporada do “Histórias de Viagem”, em que narra histórias reais vividas pelo mundo. Depois dos 7 episódios da primeira temporada, que envolviam histórias no trem da morte e a experiência de provar a melhor cerveja do mundo, a segunda temporada já está programada para começar em setembro deste ano. Está disponível no Soundcloud e outros agregadores.

Podcasts sobre viagem: Edson, a esposa Viviane e o guia da trilha inca que os levou até Machu Picchu
Edson, a esposa Viviane e o guia da trilha inca que os levou até Machu Picchu. Foto: Ligado em Viagem/Divulgação

5) Jogo do CoP

O Jogo do CoP é o podcast criado pela equipe do Chicken or Pasta, sempre tratando de temas aleatórios relacionados ao turismo, com o auxílio de convidados especiais.

“Embora estejamos reestruturando alguns pontos do Jogo do CoP, para os próximos episódios vamos focar mais ainda em pautas pertinentes e interessantes para o nosso ouvinte. Temos em mente que a qualidade é melhor do que a quantidade, então talvez não estejamos publicando tantos episódios quanto os nossos ouvintes gostariam. Estamos trabalhando nisso! Mas já dá para adiantar que o turismo canábico é uma das pautas dos próximos episódios”, conta Jo Machado, um dos editores do Chicken or Pasta.

Por enquanto, já rolaram programas falando sobre como o Instagram transformou nossas viagens, sobre nomadismo digital e também sobre os problemas do turismo que envolve animais. O primeiro deles foi ao ar em agosto de 2018 e a saga continua sempre trazendo novidades e reflexões sobre a indústria turística.

Está disponível no Spotify, no Google Podcasts, no iTunes e no Soundcloud.

6) Viajar pra Quê?

Na estrada desde 2013, a Tainá e o Marcelo são mais conhecidos pelo seu Instagram, o  @temaiseme. Mas, além das fotografias, eles também batem um papo sobre suas viagens e experiências de vida no podcast Viajar pra Quê?“.

Os episódios são sempre recheados com os relatos de convidados especiais e até agora já rolaram 9 programas. Eles falam sobre a inspiração para se aventurar com o conteúdo em áudio: “Trabalhar nesse segmento (viagem) nos traz uma certa solidão. Por mais conectados e imersos que estejamos nos lugares que conhecemos, sabemos que o tempo é curto para construir uma ligação mais duradoura. E o ‘Viajar pra Quê’ surgiu exatamente para combater essa solidão e buscar fazer parte dos territórios que nos deixam felizes“, contam.

Através do podcast, eles também se conectam a outros viajantes que possuem experiências de viagens diferentes: gastronômicas, nômades digitais, palhaços, quem viaja em missão de paz, fazendo trabalhos sociais, jornalistas, fotógrafos, entre outros. O conteúdo está disponível no Spotify, no Apple Podcasts, no Speaker e no Listen Notes.

podcasts de viagem
Foto: temaiseme/Divulgação

7) Embarcast

A Maiara Viegas do Embarques e Destinos já desbravou 17 países pelo mundo, além de cruzar 9 estados brasileiros. Nessa bagagem, somam-se três intercâmbios, um blog de viagens e, recentemente, um podcast: o Embarcast.

Eu sentia falta de poder conversar mais sobre diferentes experiências. Foi assim que surgiu o Embarcast, com uma proposta de a cada episódio batermos um papo sobre um assunto diferente. Alguns episódios têm convidados, outros não, mas a ideia é que possamos trocar ideias e perceber que há inúmeras formas de viajar“, conta

Embora seja o caçula desta listinha, já foram disponibilizados quatro episódios. Entre os convidados que passaram pelo programa estão a Paula Turra, que conta sua experiência em uma road trip de van pelo México e pelos Estados Unidos; o casal Eduardo e Mônica, que já soma quatro anos de nomadismo digital; e a Aline Rocha, blogueira e especialista em viagens gastronômicas. Para embarcar com a Maiara nestas aventuras, basta acessar o podcast através do Spotify, Megafono ou Apple Podcast.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.