Você sabia que o litoral baiano é o maior do nosso país, com mais de 1.100 km de extensão banhado por águas cristalinas e quentinhas? Com toda essa extensão, não é de se admirar que as piscinas naturais da Bahia estão na lista das mais lindas do Brasil e proporcionam passeios inesquecíveis durante aquelas férias dos sonhos!

Dica importante! Quem sonha em ver de pertinho as mais belas piscinas naturais no Brasil precisa ficar de olho na tábua de marés, já que essas águas calminhas e transparentes se formam sempre com a maré baixa (quanto menor, melhor). Além disso, vale a pena planejar a viagem para visitar o estado durante a lua cheia ou lua nova, que são períodos com maior variação do nível do mar e marés baixas mais intensas.

Bora viajar? Pesquise passagens aéreas baratas em nosso buscador!

Piscinas naturais na Bahia para se apaixonar

Para te ajudar a montar um roteiro muito especial pelo estado, preparamos uma lista com as piscinas naturais da Bahia para você conhecer durante uma viagem. Divirta-se!

1. Praia Papa-Gente, Praia do Forte, Mata de São João

piscinas naturais na bahia
Foto: reprodução / YouTube

Quando a maré está baixa, é nesta região do litoral norte que se formam as mais lindas piscinas naturais da Bahia. A Praia Papa-Gente faz parte da Praia do Forte, famosa por seus tem 14 km de areias brancas, dunas e também por abrigar o Projeto Tamar.

Antes de visitar esse centro de conservação da fauna marinha brasileira, responsável por salvar milhares de tartarugas-marinhas de diversas espécies, você pode caminhar por aproximadamente 1,5 km até chegar a duas piscinas naturais com águas tranquilas para ver peixes e recifes diante de seus olhos. Uma das piscinas atinge 3 metros de profundidade e outra 6 metros.

A Praia do Forte e Papa-Gente em Mata de São João fica a 60 km de distância de Salvador. Logo, você pode pegar um transfer e fazer o passeio no estilo bate e volta se resolver ficar na capital da Bahia. Se preferir, veja aqui onde se hospedar em Mata de São João para curtir todo o charme do local — o poderoso Resort Iberostar Bahia fica lá!

2. Taipu de Fora, Península de Maraú

piscinas naturais no brasil
Foto: reprodução / TripAdvisor

As piscinas naturais de Taipu de Fora são a principal atração da Península de Maraú, ao sul da Bahia e na encantadora região da Costa do Dendê. Esse santuário ecológico às margens do Oceano Atlântico tem praias que facilmente se tornam o sonho de consumo de qualquer viajante. As águas cristalinas e sempre quentinhas se formam durante a maré baixa e chegam a ter até 1 km de extensão. Basta vestir uma máscara de snorkel para ver de perto peixinhos, corais e arrecife.

Após curtir boas horas nessas piscinas naturais, continue aproveitando o mar de Taipu de Fora quando a maré também estiver alta — a praia é uma delícia e os coqueiros ajudam a deixar o cenário ainda mais encantador! O visitante também pode aproveitar para saborear a culinária típica da Bahia, já que bons restaurantes ficam à beira mar, como o Lar das Meninas, o Maria Bonita e o Viking Beach Bar. Para um lanchinho, tem o Didi Burguer e muitas barracas na areia.

Para chegar à Península de Maraú, o jeito mais fácil é ir até o aeroporto de Ilhéus e seguir o restante do trajeto com um carro alugado (serão duas horas de viagem). Veja opções de hospedagem em Maraú e ter uma experiência ainda mais completa.

3. Praia de Moreré, Cairu

piscinas naturais na bahia
Foto: Wikimedia Commons

Mais um paraíso na Bahia! Assim é Moreré, destino fascinante que atrai turistas de todos os cantos do mundo que buscam sossego e praias com águas quentes e gostosas. Na maré baixa e alguns quilômetros distante da costa, piscinas naturais se formam e garantem um espetáculo com belezas de encher os olhos. Ao fazer uma simples flutuação já é possível ver recifes, corais e paisagens exuberantes.

Para chegar até Moreré, é necessário fazer uma travessia de barco até a charmosa Ilha de Boipeba, que pode ser um bom local para se hospedar (ainda mais se ficar na fascinante Céu de Boipeba). Muitos barcos, inclusive de pescadores, saem da Praia de Bainema até Moreré. É importante fazer o passeio bem cedinho!

4. Praia de Tassimirim, Boipeba

Foto: reprodução / Ecoturismo Marinho – Facebook

Pertinho de Moreré fica a Ilha de Boipeba e, inclusive, muita gente pode ir de uma praia para a outra fazendo uma trilha com duas horas de duração. Em Tassimirim, mais piscinas naturais se formam na Bahia para agraciar a vida dos turistas!

Quem visita esse paraíso, que ainda resguarda aquele ar de intocado pelo homem, pode sair a pé da Praia Boca da Barra e caminhar por 10 minutos — uma trilha bem demarcada sinaliza onde fica Tassimirim. Mais uma vez: acompanhe a tábua de marés para conseguir aproveitar as piscinas naturais, os passeios para flutuação com a Ecoturismo Marinho, por exemplo, partem às 6h.

Veja também: 15 lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto antes

5. Praia do Espelho, Trancoso

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por jefferson franzon (@jeffefranzon) em

Quem viaja a Trancoso também pode aproveitar algumas das mais lindas piscinas naturais na Bahia. A Praia do Espelho, também conhecida como Curuípe, tem um visual que por si só já vale a pena conhecer pessoalmente. Mas, bem cedinho, quando as piscinas se formam, o espetáculo se completa e garante momento de descanso para quem fica flutuando nas águas claras e tranquilas.

Se estiver em um hotel em Trancoso, basta pegar um carro ou um transfer e seguir até a praia por um trecho de asfalto e outro, no final, de estrada de terra. O acesso à praia é feito por meio de rampas que passam pelas falésias. As aventureiras de plantão podem aproveitar para fazer passeio de buggy ou quadriciclo.

6. Praia do Espelho, Caraíva

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Caraíva, Bahia, Brazil (@caraivabahiabrazil) em

Caraíva é um vilarejo de pescadores no sul da Bahia que realmente podemos chamar de  pedaço do paraíso. As praias possuem águas verdinhas, limpas e tranquilas, garantindo a formação de piscinas naturais quando a maré está baixa.

Chegar até esse paraíso pode não ser tão simples assim, já que saindo do centrinho do vilarejo até a praia demora três horas de caminhada — é necessário se planejar, até mesmo porque não tem hospedagem muito próxima dessa praia. Veja onde ficar aqui.

7. Quarta Praia, Morro de São Paulo

Foto: reprodução / TripAdvisor

Localizada na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, Morro de São Paulo também possui algumas das mais belas piscinas naturais da Bahia, principalmente para quem visita a Quarta Praia, a maior e mais frequentada durante o ano todo. Inclusive, em 2017 a Quarta Praia  foi eleita como uma das melhores no Brasil pelo prêmio Travellers’ Choice, do Tripadvisor.

A grande faixa de coqueiros e mata preservada emoldura a praia com águas mornas e tranquilas que formam as piscininhas durante a maré baixa. Basta uma caminhada para avistar os milhares de peixinhos que nadam nas águas cristalinas da região. Quem gosta de sossego vai adorar visitar Morro de São Paulo. Toda a cidade parece ter saído de uma novela e é difícil não se encantar com o jeitinho baiano, que faz com que qualquer um se sinta em casa. Encontre hospedagens em Morro de São Paulo aqui.

8. Praia do Taípe, Arraial d’Ajuda

piscinas naturais na bahia
Foto: reprodução / TripAdvisor

Quem vai até Arraial d’Ajuda acaba caindo nas graças de Taípe, a mais deserta da região. O cenário é realmente dos mais bonitos: falésias altas com até 45 metros de altura e avermelhadas contrastam com as águas azuis. Quando não é o período de seca, brota também a Lagoa Azul, entre o paredão e o mar, uma piscina bem gostosa para um banho.

Se estiver com disposição, estique o passeio até a vizinha Pitinga, tão bela quanto e com piscinas naturais durante a maré baixa. Arraial d’Ajuda é um encanto, veja aqui onde ficar durante sua viagem.

9. Praia de Jeribucaçu, Itacaré

piscinas naturais na bahia
Foto: reprodução / TripAdvisor

Jeribucaçu é um pedaço do paraíso na Bahia. A praia, cercada por mata nativa e rochas, tem mar tranquilo e perfeito para um banho. Quem segue a trilha até a pequena Praia do Arruda aproveita, durante a maré baixa, as piscinas naturais que se formam para diversão dos turistas.

Para chegar até a praia, o visitante deixa o carro no estacionamento localizado a 9 km ao sul de Itacaré. Depois, basta fazer uma caminhada de 30 minutos em uma trilha bem demarcada e fácil de ser concluída. Aproveite esse momento, a vegetação ao redor da trilha é linda. Na praia, aproveite para fazer um lanche em uma das barracas rústicas que vendem peixe assado, tapioca e bebidas.

10. Ponta do Corumbau, Prado

Foto: Wikimedia Commons

O distrito de Prado tem tantas belezas que você consegue ficar uma semana inteira por lá para visitar todas essas maravilhas. A região faz parte da famosa Costa do Descobrimento, trecho no sul do estado considerado o ponto inicial da história do nosso país, já que foi ali que tudo começou em 1500.

A Praia de Ponta do Corumbau é uma das belezinhas de Prado, com areia amarelinha, fina e mar calmo e ótimo para tomar banho. Aqui, mais piscinas naturais na Bahia se formam para deleite dos visitantes. O ideal é fazer um passeio até recife de corais de Itacolomi ou seguir até a região dos recifes do Pataxó e do Carapeba, que ficam próximos à CumuruxatibaConfira aqui onde se hospedar em Prado para curtir essa região maravilhosa na Bahia.

Veja também: Descubra quais são as melhores praias da Bahia

11. Recife de Fora, Porto Seguro

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Conheça Porto Seguro #Bahia (@portosegurofotografia) em

Porto Seguro é sempre uma boa pedida para viajar na Bahia. Quem gosta de piscinas naturais pode aproveitar ainda mais a região, visitando Recife de Fora, que, só pelo nome já podemos preparar o coração para o que vamos encontrar.

Recife de Fora é o ponto perfeito para quem deseja fazer mergulho, já que é é considerado o maior banco de corais do extremo sul brasileiro. As piscinas naturais com águas cristalinas são perfeitas para ver corais, arrecifes e peixinhos nadando ao seu lado. Encontre aqui passagens aéreas para Porto Seguro e comece desde já a planejar essa trip dos sonhos.

12. Praia de Santo André, Porto Seguro

piscinas naturais na bahia
Foto: Rodrigo Soldon

Mais um cantinho apaixonante na Bahia que, quando a maré está baixa, a grande quantidade de recifes formam piscinas naturais que enchem os olhos e o coração de alegria. Passar um período nesse pedacinho do paraíso é uma ótima pedida!

Saindo de Porto Seguro, o acesso até a praia é feito pelo rio, passando por uma área linda e preservada. Mesmo sem ter tanto infraestrutura na praia, o lugar possui algumas barracas e quiosques para fazer um lanche. Até mesmo por conta disso, por ser um destino mais remoto, o passeio é inesquecível.

13. Praia de Itacimirim, Camaçari

Foto: reprodução / TripAdvisor

Em Itacimirim, os visitantes aproveitam para tomar banho, curtir a brisa, descansar perto dos coqueiros e se apaixonar por uma praia perfeita para quem quer descansar ou está viajando com crianças. Esse clima familiar e com águas clarinhas fica mais perfeito com a formação de piscinas naturais. Definitivamente, essa tem tudo para ser as férias dos sonhos!

Veja também: A Costa das Baleias é um pedaço do paraíso no extremo sul da Bahia

14. Praia de Arembepe, Camaçari

Mais um motivo para você arrumar as malas e viajar para a Bahia o mais rápido possível para conhecer a Aldeia Hippie de Arembepe, que fica a 30 km de Salvador. As praias com belezas de tirar o fôlego são procuradas por muitos turistas que querem viver por alguns dias esse clima de paz e amor. E, para deixar o passeio ainda melhor, piscinas naturais se formam para transformam o cenário em um verdadeiro paraíso.

Partiu, Salvador? Encontre sua passagem aérea aqui!

15. Praia Porto da Barra, Salvador

Foto: Wikimedia Commons

Quem disse que na capital baiana não dá para aproveitar uma bela praia? Próxima ao centro, a pequena Porto da Barra é bastante procurada, especialmente aos finais de semana. Além de ter águas limpas, que formam piscinas naturais na maré baixa, tem um dos melhores pôr do sol da cidade. O público ainda se diverte praticando esportes como o windsurf e o frescobol, que também pode ser praticado à noite devido a boa iluminação.

É muito paraíso no Brasil, não é mesmo? Se quiser ficar ainda mais apaixonada, confira mais sugestões de lugares para viajar no Nordeste e planejar as férias dos sonhos nessa região abençoada.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *