Quando falamos em pirâmides, na hora surge na mente as do Egito. Afinal de contas, o processo de construção e beleza delas são incontestáveis! Mas, quem sonha em conhecer essas maravilhas nem sempre precisa ir tão longe para ver monumentos surpreendentes. Isso porque existem pirâmides na América incríveis que você pode desbravar.

O México é campeão nesse sentido. Com diversas cidades com sítios arqueológicos impressionantes, quem visita o país encontra dezenas de pirâmides muitas vezes localizadas próximas à Cidade do México.

Pirâmides na América para você desbravar em sua viagem

Você não precisa cruzar o Atlântico e ir ao Egito para ver ao vivo uma pirâmide. Aqui na América existem diversos destinos com templos capazes de deixar os visitantes de boca aberta.

1. Pirâmide do Sol, Teotihuacán – México

pirâmides na américa
Foto: Pixabay

Teotihuacán é uma cidade impressionante ao norte da Cidade do México, a aproximadamente 40 km de distância da capital mexicana. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, Teotihuacán possui a terceira maior pirâmide do mundo: a Piramide do Sol.

Este monumento tem 65 metros de altura e 225 metros de lateral. A pirâmide é dividida em plataformas, repletas de degraus, que levam ao topo. Antigamente, o ponto mais alto da pirâmide abrigava um templo de madeira onde sacrifícios e oferendas eram feitos. Sem dúvidas, é uma das pirâmides na América que vale a pena ser visitada.

Partiu? Encontre aqui passagens aéreas para Cidade do México com os melhores preços!

2. Pirâmide de Tepanapa, Cholula – México

A Pirâmide de Tepanapa, também conhecida como Grande Pirâmide de Cholula, fica no estado mexicano de Puebla. Esta é a maior pirâmide em termos de volume do mundo, com 4,5 milhões de metros cúbicos — isso é quase o dobro do volume da Pirâmide de Gizé no Egito.

Estima-se que o monumento de 66 metros de altura começou a ser construído em 300 a.C. passando pelas mãos de diferentes civilizações. A descoberta da pirâmide aconteceu somente em 1910 e, até hoje, poucas áreas do monumento ficam aparentes, sendo que a maior parte está escondida por uma vegetação.

3. Templo das Inscrições – Palenque – México

pirâmides nas américas
Foto: Wikimedia Commons

Palenque é o conjunto de ruínas Maia mais importante da América Central. Dominando a praça central do Parque Nacional de Palenque, no estado de Chiapas, está o Templo das Inscrições, a pirâmide mais alta do sítio arqueológico com 23 metros de altura.

No interior do Templo das Inscrições foram encontradas tábuas de hieróglifos maias, contando a história do rei K’inich Janaab’ Pakal e seu filho K’inich Kan B’alam II. A 1,5 metros de profundidade está a tumba secreta do rei Pakal que pode ser acessada por meio de escadas.

4. Templo I, Tikal – Guatemala

piramides na america
Foto: Wikimedia Commons

O complexo arqueológico de Tikal é um dos principais legados do povo Maia com seu parque natural e também as pirâmides. O Templo I, também conhecido como Templo do Grande Jaguar, é o maior do Parque Nacional de Tikal. Construído entre 682–734 d.C., o templo tem 47 metros de altura e foi escavado entre 1955 e 1964.

5. Templo II, Tikal – Guatemala

pirâmides na américa
Foto: Arian Zwegers – Flickr

Ainda dentro do Parque Nacional de Tikal encontramos o Templo II, também conhecido como o Templo das Máscaras, que possui 38 metros de altura. Tikal é um importante sítio arqueológico Maia e se você quer conhecer pirâmides na América, inclua o destino em seu roteiro de férias.

Apaixone-se pelas belezas intocadas da Guatemala

6. Kukulcán, Chichén Itzá – México

pirâmides na américa
Foto: Wikimedia Commons

Quem visita a Riviera Maia normalmente faz uma pausa no sítio arqueológico Chichén Itzá, que fica na península de Yucatán, para apreciar a pirâmide Kukulcán. Com 30 metros de altura, esse monumento foi erguido entre os séculos IX e XII e servia como templo aos deuses.

A zona arqueológica de Chichén Itzá é um Patrimônio Cultural do México e, por sua importância, foi reconhecida internacionalmente como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1988.

Conheça os mistérios arqueológicos de Chichén Itzá, no México

7. Pirâmide do Adivinho, Uxmal – México

pirâmides na américa
Foto: Wikimedia Commons

Uxmal é uma das mais gloriosas cidades Maias. Localizada também na península de Yucatán, a cidade foi considerada em 1996 Patrimônio Mundial da UNESCO.

Um dos símbolos mais famosos da região é a Pirâmide do Mago, também conhecida como Pirâmide do Feiticeiro ou Pirâmide do Adivinho, que possui 40 metros de altura e 81 metros de largura.

8. Pirâmide de Papantla, El Tajín – México

pirâmides na américa
Foto: Wikimedia Commons

El Tajín é um sítio arqueológico situado na cidade de Poza Rica, estado de Veracruz, México. Em 1992, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO com suas construções que datam do século I.

O monumento mais importante é a Pirâmide de Papantla, também chamada de Pirâmide de los Nichos, com 20 metros de altura e formada com degraus e plataformas. Os degraus são feitos de blocos de pedra bem aparelhada, formando uma série de 365 nichos.

9. Templo Alto, Lamanai – Belize

pirâmides na américa
Foto: Wikimedia Commons

O sítio arqueológico de Lamanai, localizado no distrito de Orange Walk em Belize, abriga a Pirâmide do Templo Alto, que possui 33 metros de altura.

O legal neste passeio é que você pode subir até o ponto mais alto da pirâmide, sempre com o monitoramento dos guias. O acesso é feito por meio de escadas de pedras e, lá do topo, é possível observar toda a beleza do sítio arqueológico, a floresta ao redor e o Rio Novo.

Belize: o paraíso caribenho com a maior barreira de corais das Américas

10. Pirâmide Caana, Caracol – Belize

pirâmides na américa
Foto: Wikimedia Commons

Caracol é maior sítio arqueológico de Belize e também terra dos Maias. Nesse local fica a Pirâmide Caana, que significa “Lugar do Céu”, uma estrutura Maia milenar com 40 metros de altura.

Os visitantes podem subir todos os degraus e chegar até o topo. Lá de cima é possível avistar, por cima da copa das árvores, a Guatemala.

Se você curte viajar para destinos com sítios arqueológicos e ruínas, experimente colocar essas pirâmides na América em seu roteiro de passeios, principalmente pelo México. Com certeza, você não vai se arrepender.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.