Petra, na Jordânia, é um dos pontos turísticos mais visitados no Oriente Médio. Reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, este conjunto arquitetônico e arqueológico da cidade de Wadi Musa encanta pessoas do mundo inteiro graças às suas construções esculpidas em rochas de arenito cor-de-rosa.

Segundo estudos, Petra foi fundada no ano 312 a.C., mas ressurgiu aos olhos do mundo em 1812. A “Cidade Rosa”, como também é conhecida, foi escolhida como uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo em 2007.

A cidade fica no Parque Arqueológico de Petra, uma área de 264 mil metros quadrados localizada na área de Wadi Musa — a 3 horas de distância da capital da Jordânia, Amã. Se você sonha em conhecer esse destino surreal, confira nossas dicas!

[+] Descubra quanto custa viajar para Amã, clique aqui!

Dicas gerais para quem deseja visitar Petra

petra
Foto: Visit Petra
  • Faça o possível para chegar ao complexo por volta de 6h30. Quanto mais cedo, menos turistas pelo caminho.
  • Horário de funcionamento: das 6h às 18h no verão e das 6 às 16h no inverno.
  • Se precisar de informações sobre o local, recorra exclusivamente ao Centro de Visitantes, que também vende ingressos e indica guias licenciados.
  • Separe de 2 a 3 dias inteiros para visitar Petra com bastante calma.
  • Algumas atrações ficam a 5 km de distância uma da outra.
  • Esteja bem disposta: você vai andar em média 15 km por dia.
  • Vá com tênis confortável e roupas leves. Também vale a pena ter um boné ou chapéu para se proteger do sol.
  • Leve protetor solar e também repelente.
  • É proibida a entrada de carros no local.
  • Não alugue os burros para facilitar seu trajeto, não incentive esse tipo de prática.
  • Brasileiro é sempre esperto, mas fique atenta para que motoristas e vendedores não tentem te passar a perna.
  • Não compre nenhum tipo de antiguidade, como pedras e moedas. Não é possível saber se são reais ou não.
  • Proteja e respeite o patrimônio. Seja consciente com seu lixo.

[+] Excursão turística para Petra saindo de Amã. Clique e saiba mais!

Como chegar a Petra

petra
Foto: Pixabay

Planeje seu roteiro para chegar bem cedinho em Petra e sair de lá no final do dia. Confira como você pode ir até lá!

Dê ônibus

Saindo de Amã, você pode ir até a estação Abdali e pegar o ônibus da JETT Bus. Compre a passagem de ida e volta. Caso não compre o bilhete de retorno, você pode adquirir o seu no Centro de Visitantes em Petra.

[+] Excursão Cultural Privativa Jordânia de 4 Noites. Saiba mais aqui!

Aqaba, cidade litorânea que fica a 2h de distância de Petra, também é um ponto de partida comum. Vá até a estação no mercado central da cidade para pegar seu ônibus. O horário de partida funciona assim: o ônibus encheu? Ok, podemos ir. Tenha noção disso para programar seu roteiro.

De carro

Você pode alugar um carro em Amã e seguir até Petra. Verifique se seu hotel tem estacionamento. Você pode fazer um bate e volta, com certeza, mas será bem puxado — já que a distância de Amã a Petra é de 3 horas.

[+] Quer alugar um carro? Clique aqui e encontre os melhores preços de diárias!

Petra: as atrações que você deve visitar

A paisagem que você vai encontrar no Parque Arqueológico de Petra é realmente de tirar o fôlego. Confira quais são as atrações principais que você deve visitar durante seu passeio!

1. Cânion de Siq

petra
Foto: Wikimedia Commons

Esta é a entrada principal para chegar a Petra! O Cânion de Siq realmente impressiona pela sua imponência: o caminho tem 1.200 metros de comprimento e é rodeado por paredes de rochas naturais de 80 metros de altura.

2. O Tesouro (Al-Khazneh)

petra
Foto: Wikimedia Commons

Saindo do Siq, você se depara com Al-Khazneh, O Tesouro. Com quase 40 metros de altura e 30 metros de largura, a lenda que cerca O Tesouro diz que o local esconde o tesouro de um faraó.

Os arqueólogos ainda não sabem ao certo se a construção abrigava um templo que seria o túmulo do rei nabateu ou se o local era um espaço para armazenar documentos. De acordo com as escavações recentes, um cemitério embaixo da imponente construção foi encontrado.

[+] Saiba quais são as 7 maravilhas do mundo moderno

3. Rua das Fachadas

petra
Foto: Wikimedia Commons

Ao lado do Tesouro, você encontra a Rua das Fachadas, que é uma fileira com túmulos nabateus esculpidos no penhasco. São aproximadamente 40 tumbas!

4. Teatro

petra
Foto: Dennis Jarvis – Flickr

Aos pés do Altar dos Sacrifícios, você encontra o Teatro, também esculpido em uma montanha. O local possui 3 fileiras de assentos e tinha capacidade para receber até 4 mil pessoas.

5. Altar dos Sacrifícios

petra
Foto: Visit Petra

Vale a pena encarar a subida íngreme de 30 minutos, saindo do Teatro, para chegar ao Altar dos Sacrifícios. A vista que você terá lá de cima será exuberante, isso sem contar nos monumentos, dois obeliscos com 7 metros de altura.

6. O Mosteiro

petra
Foto: Wikimedia Commons

Este é um dos maiores monumentos de Petra, medindo 47 de largura e 48 metros de altura. Você vai observar nichos para abrigar esculturas, bem como os bancos e altar no interior do templo.

[+] 5 motivos para visitar o Cazaquistão

7. Rua com colunas

petra
Foto: yeowatzup – Flickr

Os historiadores dizem que esta teria sido uma das ruas principais da antiga Petra, que pode ter abrigado até um prédio de 2 andares! Ela mede 6 metros de largura e foi reformada durante o período da ocupação romana. No final da rua encontramos o portão triplo, que leva ao Templo de Qasr Al-Bint.

8. O Grande Templo

petra
Foto: Dennis Jarvis – Flickr

O Grande Templo é uma das principais atrações em Petra, com 28 metros de altura e 40 metros de comprimento, abrigando uma área de 7 mil metros quadrados.

Estas são apenas algumas das atrações em Petra. A cidade ainda possui mais monumentos para visitar: tudo depende da sua disposição em caminhar e da quantidade de dias que você pode ficar no local.

Outros monumentos são: a Igreja, o Templo dos Leões Alados, o Túmulo do Palácio, o Túmulo de Sextius Florentinus, o Vale do Farasa, o Tribunal e muito mais!

[+] Planeje sua viagem: descubra os melhores preços de passagens aéreas aqui!

Onde se hospedar?

O indicado é que você faça assim: saia da sua cidade de destino, como Amã, por exemplo. Chegue à noite em Wadi Musa para sair na manhã bem cedinho rumo a Petra. A distância entre o povoado e o sítio arqueológico não chega a 2 km.

Confira boas opções para se hospedar por lá! Lembrando que quanto mais pertinho do Parque você estiver, maior é o valor das diárias.

UAU! Petra é realmente um destino incrível e inesquecível que todo mundo deveria ter a oportunidade de visitar pelo menos uma vez na vida!

Você já conheceu essa maravilha do Oriente? Se sim, conte aqui nos comentários como foi a experiência!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.