Pesquisa revela 9 hábitos de viajantes brasileiros

Categorias Descubra o Brasil, Dicas práticasPostado em

Praia é o destino preferido dos brasileiros. É isso que mostra uma pesquisa de hábitos de viajantes do país pela plataforma Kayak, que ajuda os turistas a planejarem suas viagens.

Foram entrevistadas 26.126 pessoas de 26 países diferentes para identificar hábitos de viagem. No Brasil, 986 responderam à pesquisa — a amostragem inclui viajantes de vários estados, com idade entre 18 e 65 anos.

O levantamento mostra curiosidades sobre como os brasileiros planejam suas viagens, o que buscam ao viajar e mais. Confira:

  1. Praia é o destino preferido

Entre os entrevistados brasileiros, 70% afirmaram que praia é o destino prioritário para as férias. Ao considerar os demais países, praia também lidera com 52% dos votos.

  1. Para os brasileiros viajar é uma prioridade

43% dos brasileiros disseram à pesquisa que preferem gastar dinheiro com viagem que com outras coisas. Globalmente viajar também lidera, com 32%. As outras opções incluíam alimentação, reformas domésticas, compra de eletrônicos, roupas e eventos culturais. Já durante a viagem, a prioridade de gasto da maior parte dos entrevistados (40%) é com compras.

  1. Sites de viagem ajudam no planejamento; preço é fator determinante

50% dos brasileiros se inspiram em sites de viagem, como o Quanto Custa Viajar, para planejar as férias. Amigos e família também são uma fonte de inspiração importante (49%). Perguntados sobre o que é mais importante na hora de escolher uma passagem aérea para uma viagem a lazer, 50% responderam que é o preço.

  1. Hotéis ainda são acomodação preferida

No Brasil, hotéis ainda são o tipo preferido de acomodação dos viajantes, liderando a pesquisa com 52% dos votos. Outros 21% preferem se hospedar na casa de amigos ou familiares, enquanto 20% preferem quartos ou casas alugadas e 3% optam por acampamentos. Para a escolha do hotel, ter café da manhã incluso é uma prioridade para 84% dos que responderam à pesquisa.

  1. Brasileiros não costumam se relacionar em viagens

68% dos brasileiros afirmam nunca ter começado um relacionamento com alguém que conheceram durante as férias e 74% nunca tiveram um relacionamento com um/a parceiro/a que vivesse no exterior. Ainda assim, somos mais adeptos de romances em viagens do que a média global: no mundo, 76% dos entrevistados afirmaram nunca ter vivido essa experiência.

  1. Brasileiros gostam de compartilhar suas viagens nas redes sociais

53% dos brasileiros gostam de publicar fotos de suas viagens em redes sociais, 37% escrevem sobre elas e 22% gostam de publicar vídeos.

  1. Depressão pós-férias

56% dos brasileiros afirmam se sentirem tristes após o final das férias – para compensar essa tristeza, a maioria busca adotar hábitos mais saudáveis: 40% afirmam melhorar suas dietas.

  1. Comer bem é fundamental

Ao serem questionados sobre a importância da gastronomia em viagens, 55% dos brasileiros afirmaram que escolhem seus destinos, entre outras razões, pela qualidade da comida. Para 21%, a gastronomia é o fator principal. A maior parte – 58% – dos entrevistados prefere restaurantes que sirvam comida local ao viajar.

  1. Turismo para relaxar, não para se aventurar

79% dos brasileiros dizem nunca ter escolhido um destino para aprender ou aprimorar habilidades esportivas. O esporte mais comum praticado em viagens é o mergulho, resposta dada por 33% dos entrevistados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.