As férias estão chegando e um dos destinos mais em alta para os brasileiros é o país dos nossos hermanos, a Argentina! Hoje vamos te ajudar a saber mais sobre a moeda local, o peso argentino (ARS) e como levar dinheiro para a Argentina.

São muitos pontos a serem pensados na hora de planejar e executar uma viagem: acertar documentação, compra de passagens, hotéis, passeios, seguro viagem e compra de moeda estrangeira, em casos de viagem internacional.

A compra de moeda pode causar muita preocupação e dor de cabeça para os viajantes na preparação da viagem, afinal, o real brasileiro costuma ser muito desvalorizado perto de câmbios como euro e dólar e chega a dar um apertinho no coração na hora de fazer a troca do dinheiro.

Esse não é o problema para quem precisa pensar em como levar dinheiro para a Argentina e comprar peso argentino, pois para os brasileiros esta moeda é super acessível e vira uma verdadeira festa para quem precisa trocar o real pelo peso argentino.

Atualmente, devido à crise vivida no país, 1 peso argentino vale 0,031 reais no câmbio oficial. Ou seja, mesmo no câmbio mais caro, como veremos a seguir, a viagem para a Argentina está facilitada para os viajantes do nosso país.

Peso argentino: câmbio oficial e paralelo

Apesar da moeda oficial do país ser o peso argentino, na hora de pensar como levar dinheiro para a Argentina, o visitante deve saber que o país trabalha com dois câmbios: o oficial e o paralelo. O oficial fica mais caro e o paralelo, conhecido como “blue”, costuma pagar até o dobro do câmbio oficial.

Os viajantes mais desenrolados já conhecem essa situação, apesar de considerada ilegal, e apenas os mais desavisados compram o câmbio oficial. 

Os residentes da Argentina podem adquirir dólares de forma limitada no país, por isso acabam recorrendo ao câmbio “blue” para fazer poupanças.

O câmbio blue faz a conversão de dólares para peso argentino e no câmbio tradicional, 1 dólar vai render cerca de 170 pesos argentinos e o blue 290 pesos argentinos. É uma super diferença, né?

O blue pode ser adquirido nas famosas cuevas, que funcionam dentro de casa de câmbio ou lojas de envio de valores, que informam a cotação oficial na porta mas trabalham com o blue no balcão.

Recentemente foi lançado um terceiro câmbio, apenas para turistas, que se equipara com o blue e diminui a incidência desse câmbio paralelo. Veja mais sobre ele abaixo.

Como levar dinheiro para a Argentina

Se na hora de decidir como levar dinheiro para a Argentina o viajante decidir viajar com dólares, poderá encontrar facilmente lugares que trocam dentro do país a moeda pelo câmbio blue e pelo oficial, mas ainda há uma outra opção.

Banco de la Nación

Neste ano, há pouco tempo, a Argentina criou um terceiro câmbio diferenciado para os turistas, de responsabilidade do Banco de la Nación, que vale para quem viajar com dólares e a conversão compete diretamente com o valor do câmbio blue.

Para ter direito a este valor diferenciado e reduzido, basta apresentar o passaporte e solicitar a cotação para viajantes nos guichês do banco, mas vale o aviso que existe o valor mínimo de 500 dólares para a troca pelo câmbio de viajante.

Como 1 dólar está por volta de R$5,30 na conversão para o real, essa compra ficaria por volta de R$ 2.650 para levar livremente ao país, o que pode não ser uma possibilidade para os brasileiros comprarem.

Além disso, dificulta o processo: é preciso comprar dólares para depois comprar o peso argentino na cotação do Banco de la Nación.

Para quem não quer ou não pode utilizar este terceiro câmbio do banco e não quer fazer nenhuma ilegalidade com o câmbio blue, vale fazer sua troca de dinheiro com o banco Western Union, único que atua com a cotação do blue de forma legal na venda de reais por pesos. 

Western Union – peso argentino

Nesse envio, o viajante envia uma quantia em reais ao banco que disponibiliza em peso argentino em alguns pontos do país, facilitando em como levar dinheiro para a Argentina. Existem algumas taxas que variam com a quantidade de dinheiro a ser enviado, por isso orce diretamente com o banco para cotar e negociar as condições.

Vale a pena comprar peso argentino no Brasil?

Apesar do peso argentino ser uma moeda barata e já brilhar os olhos dos brasileiros, não vale a pena trocar o real pela moeda argentina por aqui.

Na realidade, a pior cotação possível do peso argentino é feita dentro do Brasil, por isso independente da moeda levada (real ou dólar), vale a pena trocar dentro da Argentina.

O peso argentino é vendido a preços absurdos no Brasil e mesmo trocando pelo câmbio oficial dentro da Argentina, você vai conseguir uns 35% a mais na cotação lá.

Dólares ou reais

Se o viajante ainda estiver escolhendo e tiver a possibilidade de decidir como levar dinheiro para a Argentina e qual moeda levar para comprar o peso argentino, o dólar compensa mais.

O terceiro câmbio, do Banco de la Nación, já fica disponível para troca da moeda logo no aeroporto, facilitando bastante a vida do viajante.

Do contrário, o viajante pode levar reais e trocar em alguma casa de câmbio pelo valor oficial do país, já sabendo que vai perder um pouco na conversão.

Cartão de crédito na Argentina

O cartão de crédito deve ser usado realmente como último recurso, pois a cotação do peso argentino é bem ruim e você vai perder dinheiro na conversão.

Além disso, há as taxas de IOF (6,38%) sobre os gastos feitos.

Mesma dica vale para saques em caixas eletrônicos que não valem a pena pois a conversão é ruim e também cobram IOF.

Partiu Argentina? Saiba aqui quanto custa viajar para Buenos Aires, pesquise sua passagem aérea barata e reserve sua hospedagem.

4 comentários

  1. Pesquise sobre o uso do cartão de crédito, pois o governo autorizou o uso do câmbio “Blue” no cartão de crédito. estou planejando uma viagem pra lá, fiz uma compra em um site argentino pra ver a cotação, a compra sairia em torno de 70 reais + IOF, então alguns dias após a compra foi estornado 30 reais, ou seja, nas contas que fiz na época (fev/23), o peso no cartão ficou em aproximadamente 1 real = 60 ARS + IOF da compra. Na western tava ficando 1 = 71.

  2. BOM DIA,

    GOSTARIA QUE ME informassem QUANTO O BANCO DE LA NACION paga para receber os pesos argentino que sobraram, ou seja, no último dia de viajem quero trocar os pesos argentinos por dólares, então, QUAL CAMBIO O BANCO DE LA NACION utilizará, o blue ou oficial???

    roberto p dos santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.