Na minha última viagem à Santa Catarina, quando me dei conta estava desbravando um pedacinho de Portugal. Estou falando de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, um bairro cheio de charme e com a vantagem de ter uma praia de mar manso, onde você pode ficar “a ver navios” ou curtir o dia com o pé na areia.

A comunidade a 14 km do Centro é uma das mais antigas do estado e não por acaso nos passa a impressão de ter viajado ligeiramente no tempo. As ruas de paralelepípedos e os edifícios antigos nos levam para meados dos séculos 19 e 20. O período colonial tem traços marcantes na região desbravada pelos portugueses.

Um dos destaques da região é a Igreja Nossa Senhora das Necessidades,  construída por volta de 1750. Embora tenha a simplicidade do bairro em seu DNA, não decepciona.

Os altares barrocos carregam figuras da arte sacra com alto valor histórico. O teto desenhado e detalhes como os antigos aparadores nos levam lá para a época de Dom Pedro II, que inclusive visitou o centro religioso.

Seguindo pela Rua Caminho dos Açores também se chega ao Casarão Engenho dos Andrade, patrimônio histórico da ilha. Infelizmente o encontrei de portas fechadas, mas é possível entrar com autorização. Por lá se encontram equipamentos utilizados para a fabricação de farinha de mandioca, açúcar mascavo, aguardente de cana e outros produtos regionais. A autêntica e rústica casa açoriana, datada de 1860, foi tombada pela própria família.

A cultura açoriana se espalha para a culinária, tipicamente portuguesa. Há muitas opções de restaurantes, cafés, hamburguerias e docerias no distrito. Com a tranquilidade reinando, escolha uma mesa à beira da praia e curta o visual das pequenas embarcações que se perdem no horizonte.

O passeio pode ser feito em um dia, mas é bom ir sem pressa para apreciar todos os pequenos detalhes.

Outro destaque é o artesanato. A veia artística em Santo Antônio continua pulsando e pode ser encontrada com mais facilidade na Feira das Alfaias durante o fim de semana.

Os trabalhos feitos à mão incluem mosaicos, telas, trabalhos em vidro e rendas de bilro, além da louça e da cerâmica, como se vê nas belas peças do Estúdio de Cerâmica Artística Vineli. Visite também o Atelier Santo de Casa e o Atelier Santo Antônio.

Curtiu o rolê? Então descubra os preços dessa viagem:

Floripa, aí vou eu!

Confira aqui um guia completo de Floripa!

Aproveite a viagem para fazer um city tour na cidade!

Post e fotos por Brunella Nunes
*reprodução proibida

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.