Destino de muitos jovens e curiosos, Amsterdã carrega consigo um legado importante: é a capital do ciclismo, com mais de 400 km de ciclovias e cerca de 880 mil bicicletas em circulação. Tendo estes dados anotados, não vá para a cidade sem considerar uma volta de bike, extremamente propícia. Além disso, a cidade conta com outros dois grandes atrativos: as cervejarias famosas e os passeios pelos mais de 100 km de canais. Pensando nisso, selecionamos cinco passeios em Amsterdã para explorar a capital holandesa de maneira diferente e sem muito trabalho, até porque os roteiros já são devidamente programados por empresas especializadas em turismo.
Foto: Pexels
Pesquise preços de passagem aérea para Amsterdã aqui
Confira passeios em Amsterdã para fazer na sua próxima viagem
1. A Yellow Bike é a companhia de turismo com bicicleta mais popular para fazer passeios em Amsterdã e não fica difícil encontrar suas bikes amarelinhas circulando entre as outras. Eles organizam tours de maior e menor escala, passando por pontos interessantes e também podem levar os turistas para o interior da cidade. O preço e a duração do passeio variam de acordo com a distância escolhida, mas vale a pena.
2. Amantes da fotografia encontram seu lugar ao sol dentro do Photo Safari, uma turnê liderada pelo fotógrafo profissional Tim Collins. Os turistas conhecem os melhores pontos para os cliques, tiram fotos e aprendem mais sobre a modalidade durante o passeio, que pode ser noturno, de bike, em pontos essenciais ou alternativos da cidade. Em tempos de Instagram, nada melhor do que agregar conhecimento e ainda levar belas fotos para casa.
Foto: Pexels
3. Quem aprecia cerveja não pode perder a Heineken Experience, uma turnê dentro da fábrica da cerveja, já consolidada no Brasil. Fundada em 1864 pela família Heineken, a marca carrega consigo uma história forte dentro da cidade, que os turistas passam a conhecer dentro do museu próprio. O preço da entrada inclui três copos da bebida, a serem degustados no bar da empresa. Uma opção de passeio em Amsterdã bem tradicional.
Se preferir algo menos mainstream, opte por uma ida a Brouwerij ‘t IJ, que fabrica cervejas artesanais e orgânicas. A visita na pequena fábrica acontece de sexta a domingo, onde dá para provar a gelada junto com queijos orgânicos. A turnê tem meia hora de duração e o preço por pessoa é extremamente barato, incluindo um copo de cerveja.
4. Para dar um passeio em Amsterdã diferente pelos canais, recorra a Classic Boat Tours, onde três belos barcos restaurados de madeira levam os turistas para uma turnê que inclui comida. Pode ser o jantar ideal para os casais ou um olhar inusitado sob a cidade para qualquer um que se encante pela cidade. Há ainda o passeio de barco tradicional, oferecido pela Civitatis, e um cruzeiro que inclui também o ingresso para o Museu do Van Gogh.
5. Um dos distritos mais famosos de Amsterdã não poderia ficar de fora. A turnê pelo famoso Red Light District, o antro da libertinagem, é oferecido pelo Prostitution Information Center (PIC) e liderado por uma ex garota de programa. Deixando o preconceito de lado, ela explica toda a história da região num passeio a pé e responde a toda e qualquer pergunta dos mais curiosos. É pra abrir a mente sem medo de ser feliz!
Zaanse Schans/ foto: Civitatis
6. Outra opção bem bacana de passeio em Amsterdã é a excursão aos moinhos de vento de Zaanse Schans. Nela você se sentirá numa viagem ao tempo, explorando a zona rural da Holanda conhecida por seus moinhos de vento. O guia (em português) te contará toda a história do local, como que os moinhos tiveram grande influência na economia do povoado entre os anos 1960 e 1970, em um passeio de 3 horas partindo de ônibus do centro da capital.
7. Conhecer um dos maiores mercados ao ar livre da Europa é uma opção diferenciada de passeio em Amsterdã. A visita guiada pelo bairro de De Pijp é feita com um guia em português, e te leva para explorar um dos bairros mais caros da cidade, repleta de arquitetura histórica e monumentos que narram a trajetória e desenvolvimento do local.
8. Quer conhecer as lendas de Amsterdã de um jeito bem diferente? Reserve um ingresso para o The Amsterdam Dungeon, uma experiência sensorial que te leva a diferentes espetáculos, que narram as inúmeras e assustadoras histórias do passado da cidade, incluindo bruxas, carrascos, garimpeiros e assassinos de diferentes épocas. O passeio, principalmente em grupo, é bem divertido.
Museu Moco / foto: Civitatis
9. Voltando aos museus, os passeios em Amsterdã que são indispensáveis são a visita guiada pelo Rijksmuseum, o Museu Nacional de Amsterdã. São 800 anos de história da arte expostos nas 80 salas do edifício, que contam com obras de artistas renomados como Rembrandt e Vermeer. Já o Museu Moco conta com um acervo altamente contemporâneo, com obras assinadas por Banksy, Jeff Koons, Andy Warhol, Dali, Lichtenstein, Picasso, entre outros. E aproveitando a visita ao Rijksmuseum, não deixe de incluir em seu roteiro também o Royal Experience Amsterdam, a joalheria fundada em 1840 que cativou nomes importantes da história, como a rainha Vitória do Reino Unido, a imperatriz Sissi da Áustria e Napoleão Bonaparte.
10. Um passeio em Amsterdã para quem adora uns bons drinks é o Icebar Xtracold, uma área especial de um pub holandês todo ambientado a 10 graus abaixo de zero, onde você poderá degustar até 3 bebidas incluídas em seu ingresso, servidas em copos de gelo. Você recebe todo um equipamento especial para entrar nesta área, acompanhado de um funcionário do bar, e a permanência é de até 20 minutos.
11. Os viajantes apaixonados por história encontram um passeio em Amsterdã especial: o tour da Anne Frank pelo bairro judeu. Durante a excursão com um guia em português, você será levado a um passado triste da região, que teve ligação direta com o regime nazista. Conheça a sinagoga portuguesa, a sede do conselho judeu, o Monumento a Auschwitz e o Estivador, assim como a casa onde Anne Frank se escondeu junto com a sua família.
12. Há ainda uma versão ainda mais completa de tour que inclui além do bairro judeu, o centro histórico e o Mercado das Flores. O passeio também conta com um guia em português, que te leva a uma viagem pela história do desenvolvimento de Amsterdã, que começou como um simples vilarejo de pescadores as margens do Rio Amstel, e hoje se tornou a capital do país.