Viajar para Roma é tudo de bom! A “Cidade Eterna” agrada pelo clima, pelos moradores locais e também pela gastronomia, isso sem contar na quantidade de atrações impressionantes que existem por lá. Agora, quando encontramos passeios gratuitos em Roma tudo fica melhor ainda.

Ir para a Europa nem sempre é barato e toda dica possível para economizar vale a pena. Roma é um museu ao céu aberto, sem exageros. E você consegue visitar muitos lugares só gastando o dinheiro no metrô (e reservando alguns Euros para conhecer as melhores sorveterias de Roma, por que não?).

Descubra o que você pode fazer por lá sem precisar gastar com bilhetes de entradas!

Partiu, Roma? Encontre passagens aéreas com os melhores preços aqui!

Museus gratuitos em Roma

passeios gratuitos em roma
Foto: Museo Napoleonico

Sabemos que o Museu do Vaticano é um dos mais incríveis do mundo e você deve desembolsar uma graninha para visitá-lo durante sua viagem a Roma. Porém, existem outros museus em Roma com entrada na faixa, são eles:

Descubra quais são os melhores museus gratuitos do mundo

Fontes e monumentos na lista de passeios gratuitos em Roma

Andar pelas ruas de Roma sempre traz boas surpresas. Você está caminhando “como quem não quer nada” e: ah! Se depara com uma escultura, uma fonte ou um monumento histórico que estamos acostumadas a ver nos livros de história na escola.

E, nessas caminhadas: WOW! Possivelmente, você vai falar isso quando se deparar com a magnitude da Fontana di Trevi. Ela é absurdamente linda!

passeios gratuitos em roma
Fontana di Trevi. Foto: Andressa Xavier Pellanda

O local é sempre bem movimentado e os turistas vão até lá para fazer um pedido, que é poder retornar para Roma, jogando uma moedinha nas águas. Tente ir BEM cedinho, chegando lá às 7h, que o espaço não fica tão disputado.

Pertinho da di Trevi, encontramos a Fontana del Tritone (ou Fonte do Tritão, que na mitologia grega era um dos filhos de Netuno), bem menor do que a anterior, mas igualmente mágica, feita pelo mestre Bernini em 1643.

Onde se hospedar em Roma? Confira dicas de regiões para ficar na sua viagem!

O Pantheon fica relativamente perto da Fontana de Trevi e da Fontana del Tritone — você pode emendar os três passeios no mesmo dia. Você também não paga para entrar no templo dos deuses, construído em 124 d.C.

Na Piazza Navona, você encontrará a Fontana dei Quattro Fiumi, outra obra do artista barroco italiano Bernini. Sem dúvidas, valerá muito a pena vê. Tente ir à noite, quando a fonte fica iluminada.

passeios gratuitos em roma
Fontana dei Quattro Fiumi. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Perto da igreja San Pietro in Montorio, você pode ver a segunda maior fonte de Roma: a Fontana dell’Acqua Paola. Um charme que você precisa conhecer!

A Cafeteria Canova – Tadolini fica pertinho da Piazza di Spagna e possui esculturas do artista Antonio Canova, que já chegou a ser convidado por Napoleão Bonaparte para ir a Paris e fazer esculturas dele e de sua família. Tudo na cafeteria é lindo! Você não paga para entrar, mas se quiser tomar um cafezinho, um expresso custa 1 Euro. Vai… Vale a pena, sempre, né?!

Passeios gratuitos em Roma: igrejas e suas obras incríveis

Muitas pessoas que não são católicas viajam a Roma para curtir a cidade, independentemente de religião ou crenças. As igrejas são verdadeiras joias espalhadas pela cidade. Tanto pela arquitetura quanto pelas obras de arte existentes dentro delas.

Você não paga para entrar nas igrejas, só precisa cuidar com as roupas que veste, que não podem ser curtas, com decotes ou deixando braços à mostra (ok, e algumas pedem algumas moedinhas como contribuição pela visita).

A primeira igreja gratuita que você pode ir é na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nela, você pode apreciar a Pietà de Michelangelo, uma das esculturas mais lindas que existem, além de admirar com toda a exuberância do local.

passeios gratuitos em roma
Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto: Andressa Xavier Pellanda
passeios gratuitos em roma
Pietà de Michelangelo. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Quem curte as obras de Michelangelo pode ir até Basílica de San Pietro in Vincoli para ver a escultura de Moisés. O local fica pertinho do Coliseu. A igreja pede doações de 1 Euro para continuar iluminando a obra.

Coliseu em Roma: tudo o que você precisa saber para visitá-lo

A Pietà, Moises e o Cristo Redentor são as três esculturas mais importante de Michelangelo em Roma. É claro que você precisa zerar a vida e conhecê-las ao vivo durante sua viagem. O Cristo Redentor fica na Basílica Santa Maria Sopra Minerva, próxima ao Pantheon.

A Basílica de Santa Maria Maggiore também é um verdadeiro encanto, especialmente na cúpula. Acostume-se com isso em Roma: você sempre deve andar olhando para cima, vai por mim <3 Nessa igreja, inclusive, ficam monitores na entrada, distribuindo pedaços de pano para que as pessoas com roupas curtas se cubram antes de entrar na igreja.

passeios gratuitos em roma
Basílica de Santa Maria Maggiore. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Na Piazza del Popolo, temos a Basílica de Santa Maria del Popolo que mais parece um museu do que uma igreja. A quantidade de obras de arte, inclusive com telas de Caravaggio, de Rafael Sanzio e de Bernini, é imensa. Só não pode tirar fotos lá dentro e fazer visitas turísticas nos horários de missa, ok?

A Basílica de Sant’Agostino também é mais um destino para apreciar obras de arte, com telas de Cavaggio e Rafael Sanzio. Você até pode fotografar as telas, mas precisa deixar uma moedinha para “ajudar” com os custos de iluminação dos quadros.

Assis: roteiro de um dia na cidade italiana onde São Francisco nasceu

A Igreja de San Luigi dei Francesi também faz parte da lista de passeios gratuitos em Roma que os apaixonados por artes vão amar. Isso porque ela possui quadros de Caravaggio que são conhecidos como a Trilogia de São Mateus, bem valiosos e importantes culturalmente, localizados na Capela Contarelli.

A Igreja de Sant’Andrea della Valle abriga o primeiro ato da ópera Tosca de Puccini, uma réplica negra da Pietà, feita pelo assistente de Michelangelo, além de um teto e uma cúpula que vão te deixar de boca aberta.

Praças pela cidade que rendem passeios gratuitos em Roma encantadores

passeios gratuitos em roma
Giardino degli aranci. Foto: François Terrier

Já falamos sobre a Piazza Navona, Piaza di Spagna e Piazza del Popolo aqui em cima. Definitivamente, inclua esses destinos em seu roteiro.

Agora, outras praças, ruas e parques também devem fazer parte dos seus passeios gratuitos em Roma. Visite:

  • Giardino degli Aranci: o jardim das laranjeiras encantador de Roma, com um mirante que proporciona uma bela vista da cidade.
  • Piazza dei Cavalieri di Malta: pertinho do Giardino degli Aranci, nessa praça você encontra Il Buco della Serratura (O Buraco da Fechadura). Olhe por ele!
  • Piazza del Campidoglio: nela ficam os Museus Capitolinos, os museus públicos mais antigos do mundo.
  • Ponte Milvio: vai viajar com mozão? Nessa, que é uma das mais antigas pontes romanas (de 110 d.C. e reconstruída em 1850), muitos casais fazem juras de amor e prendem cadeados.
  • Campo de’ Fiori: uma das praças mais animada da cidade e onde ocorre o maior mercado a céu aberto de Roma, com venda de alimentos, flores e muito mais.
  • Zodiaco – Monte Mario: um mirante com 139 metros de altura para você ter uma vista privilegiada de Roma.
  • Muralhas Aurelianas: vá até lá para caminhar pelas muralhas antigas que protegiam Roma de invasores. Fica na Via Ápia, uma das principais estradas da antiga Roma. Ainda existe um museu, com entrada gratuita, lá para você visitar.
  • Villa di Massenzio: ainda na Via Ápia Antiga, você encontra esse sítio arqueológico com três edifícios históricos legais para conhecer.

Agora, é só se preparar para caminhar pela cidade e fazer essa dezena de passeios gratuitos em Roma. Economizando uma graninha assim, você pode até pensar em fazer uma excursão turística em ônibus panorâmico pela cidade de Roma, que tal? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize até 60% em suas viagens de ônibus!