Viajar sem grana ou de maneira econômica não é sinônimo de falta de diversão. Selecionamos passeios grátis em São Paulo, cidade que é considerada uma das caras do mundo, mas que também tem espaço para todos. Opção é o que não falta! 

Uma coisa é certa: quando estamos na pindaíba, é preciso ativar os neurônios da criatividade e manter a mente aberta para mudanças de planos. Abrir o mapa e inventar roteiros que vão além dos convencionais faz parte da vida de quem economiza ou está sempre beirando o tédio. 

Pois bem, pulando a parte da pesquisa no mapa, te entregamos de mão beijada sugestões de passeios que não cobram entrada. Basta ir e ser feliz!

Passeios grátis em São Paulo

Passear pelos bairros 

O famoso “bater perna” é infalível na rotina dos pobres entediados. São Paulo tem inúmeros bairros interessantes para conhecer, observando antigas construções, praças, cafeterias fofas e arte de rua. Vale a pena conhecer os bairros do Bixiga e a Mooca, redutos italianos da capital; o Ipiranga, que ainda preserva muitas casinhas do século passado e clima de interior; Higienópolis, que tem um belo conjunto de prédios icônicos assinados por arquitetos renomados; e a Vila Madalena, que é cheia de vida e de arte.

Foto: Brunella Nunes/QCV

Ser geek no SoGo Plaza
Rua Galvão Bueno, 40 — Liberdade

O bairro da Liberdade é uma atração a parte na cidade. A região conta com ótimos restaurantes, cafeterias, mercados e lojas especializadas na cultura oriental. Além de andar por lá, dá pra fazer hora dentro das galerias como a SoGo Plaza, que é um dos lugares mais geekies da cidade. Há itens curiosos para olhar, como colecionáveis de super-heróis e inúmeros produtos de animes. O universo K-pop e cosplay também marcam presença. Lojas de maquiagem, produtos esotéricos e eletrônicos complementam as ofertas.

Ler na Biblioteca do Parque Villa-Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros

O Parque Villa-Lobos é ótimo para um passeio. Mas além de praticar esportes, você pode conhecer a biblioteca pública de lá, que é referência em acessibilidade, ou seja, é inclusiva. As crianças, em especial, encontram não apenas uma bela coleção de livros infantis, mas também jogos de tabuleiro. Tem lanchonete ao ar livre também. O rolê é completo!

Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA

Voltar ao passado na Vila Maria Zélia
Rua dos Prazeres, 362 — Belenzinho

Entre 1912 e 1917 foi erguida uma vila operária no meio do bairro Belenzinho, Zona Leste da capital. As construções para abrigar funcionários de uma antiga tecelagem seguiam moldes europeus, com escolas, armazéns, casas e até uma igreja própria. O tempo passou e o local se transformou em um dos trechos históricos mais bucólicos e pitorescos da cidade. A vila foi tombada como patrimônio, ainda tem moradores, mas também muitos edifícios lindos deteriorados. 

Um dos melhores passeios grátis em São Paulo é a Vila Maria Zélia – Foto: Brunella Nunes/QCV

Desbravar o Parque Augusta
R. Augusta, 200 – Consolação

Foram quase 10 anos de luta para a criação de um parque na rua mais agitada da metrópole. Depois de brigas com empreiteiras e muita especulação, finalmente nasceu o Parque Augusta, que já entrou para o hall de espaços queridinhos dos paulistanos. Organizado, limpo e bonito, tem trilha, parquinho infantil, acessibilidade e gramadão onde todo mundo toma sol à vontade. 

Foto: Brunella Nunes/QCV

Curtir um som na Av. Paulista

Sem grana pra show? Então passe um final de semana caminhando pela Av. Paulista para encontrar músicos de todos os estilos dando uma palhinha a cada esquina. Aos domingos e feriados, quando geralmente fecham a avenida, as bandas se aproveitam do grande público para fazer apresentações mais longas e animadas, especialmente na altura do Conjunto Nacional. 

Banda Blood Suckers toca na Av. Paulista – Foto: Brunella Nunes/QCV

Se sentir chique no Instituto Artium
Rua Piauí, 874 — Higienópolis

O mais recente instituto cultural do bairro Higienópolis é lindo demais para não ser notado. O casarão restaurado faz todo mundo se sentir chique sem tirar um real do bolso. Além de observar os detalhes impecáveis da obra, dá para conhecer exposições de arte contemporânea na área interna e externa. 

Foto: divulgação

Dar uma voltinha na Galeria Metrópole
Avenida São Luis, 187 — República

Um dos primeiros edifícios multifuncionais da cidade, erguido nos anos 1960, a galeria tem um pouquinho de tudo: lojas, restaurantes, cafés, bares, escritórios e muita marca independente bacana para conhecer. Mais do que um centro comercial, é como um polo criativo pra lá de inspirador! 

Foto: Wiki Media Commons

Conhecer o Museu de Zoologia
Av. Nazaré, 481 – Ipiranga

Chamado carinhosamente de “museu dos bichos”, o espaço cultural biológico reúne informações da fauna brasileira por meio de exemplares de taxidermia. Ou seja, centenas de animais empalhados, que foram doados à USP ao longo de anos, além de fósseis e reprodução de dinossauros, são utilizados para fins educativos. Há informações muito interessantes, como por exemplo a de que a baleia é a parente mais próxima do hipopótamo. O edifício também é lindo de ver!

Passeios grátis em São Paulo incluem museus – Foto: divulgação

Tour em Paranapiacaba

Uma vila inglesa que parece ter parado no tempo. Assim é Paranapiacaba, uma estância turística dentro do município de Santo André, no Grande ABC Paulista. Mas calma, não é “longe” da capital, pois é possível chegar de trem a partir da Estação da Luz. O peculiar distrito com cara de vilarejo reúne construções de madeira, um tipo de Big Ben, uma ponte de ferro do século passado, um museu ferroviário e trilhas na natureza. A paisagem é maravilhosa! 

Foto: Brunella Nunes/QCV

Pique nique no Parque da Aclimação
Rua Muniz de Sousa, 1.119 – Aclimação

Muita gente que vive em São Paulo ainda desconhece o parque onde funcionou o primeiro zoológico da cidade. Tem playground, banheiros limpos, quadra, trilha, área para pets, biblioteca e um lago central onde dá para fazer um belo pique nique, sem muvuca. 

Foto: Brunella Nunes/QCV

Ver uma exposição no Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 — Bela Vista

O centro cultural na Av. Paulista promove algumas das exposições mais legais da cidade, sem cobrar nada por elas. Imersivas ou não, as mostras têm bastante qualidade e entretenimento. O edifício é acessível, tem banheiros, cafeteria e uma biblioteca com escadaria “instagramável”, repleta de imagens da fauna e da flora brasileira. 

Foto: divulgação

Pedalar no Minhocão

O elevado mais famoso de São Paulo virou parque linear. A obra catastrófica de 1970 foi elaborada para facilitar o trânsito, mas acabou dificultando a vida dos moradores nos prédios ao redor, que simplesmente ficaram com carros e pessoas transitando em suas janelas. O local ainda é alvo de debates constantes, mas passou a ser utilizado pelas pessoas como espaço de lazer. Se você não tem bicicleta, vai na caminhada mesmo. 

Foto: reprodução/Parque Minhocão

Assistir um filminho nas salas SP Cine
Consulte os endereços aqui 

Atenção pra essa dica porque ela é valiosa. As salas da SP Cine contam com uma excelente programação e estão espalhadas por diversos bairros da capital. Uma das mais conhecidas salas é do Cine Olido, no Centro, que é super nostálgica. Com ingressos de R$ 2 a R$ 4, e às vezes de graça, os filmes exibidos são atuais ou clássicos, a depender da unidade. Mas, no geral, dá para ver muita coisa boa, pagando um valor simbólico. 

Quem disse que cinema não entra na lista de passeios grátis em São Paulo? – Foto: divulgação

Subir no Pico do Jaraguá
Rua Antônio Cardoso Nogueira 539 — Vila Chica Luiza

Talvez você esteja precisando de um pouquinho de aventura, então que tal subir em um dos maiores picos do estado? O maciço rochoso de quase 500 hectares oferece uma vista espetacular da cidade, a 1.135 metros de altitude. Não é por acaso que a gente também consegue vê-lo em vários pontos altos da capital. O pico fica no Parque Estadual do Jaraguá, que era uma antiga fazenda do ciclo do ouro. Conta com trilhas, lago e playground. 

Foto: divulgação/Fundação Florestal

Tomar sol no Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

O CCSP é um ótimo lugar para passar tempo, almoçar, meditar, ler, estudar, trabalhar…ali sempre há o que fazer. Mas o auge mesmo é o enorme terraço ajardinado, com vista para as avenidas que o cercam. Leve sua pouca roupa, uma garrafinha de água e aproveite o sol brilhando para renovar a vitamina D.

Passeios grátis em São Paulo: tomar sol! – Foto: divulgação/CCSP

Encontre aqui a hospedagem perfeita para o seu bolso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.