Explorar o interior dos estados é uma caixinha de boas surpresas. Prova disso são os passeios gastronômicos na região de São Paulo, a uma curta ou média distância da capital. Entre padarias, sorveterias, bares e restaurantes, com certeza essa viagem vai valer cada mordida.

Bramasole — Indaiatuba

Inspirada na região italiana da Toscana, a vinícola cultiva uvas syrah e cabernet franc nas colinas de Indaiatuba e Itupeva. Delas nascem vinhos de inverno, que podem ser desfrutados em degustações regulares aos sábados e domingos, no wine garden, acompanhado de tábua de frios. A paisagem, rodeada de parreiras e morros, é bucólica e muito bonita.

Foto: divulgação

Seiva Beach Bar — Camburizinho

Com uma vista de tirar o fôlego, o gastrobar litorâneo conta com um quê de alta gastronomia saudável. A refeição pode começar com uma porção de camarões rosa empanado na tempura e coco ralado, servido com molho sweet chilli. O Tartar de Polvo com abacate e palha de mandioquinha é ideal para saborear o gostinho do mar. Entre os drinks autorais, vá de Cambury Collins, coquetel de melancia com gin, Aperol, cítricos e xarope de açúcar. 

O Chalé — São Fransciso Xavier

O charmoso e aconchegante chalé serve café, vinho, brunch e pique-nique no jardim. Uma boa pedida é a Panzanella, saladinha com tomates, croutons, manjericão, azeitonas e lascas de canastra. O brunch conta ainda com opções como croque madame; panquecas com salmão curado e creme azedo; ovos mexidos; toasts; muffins e muito mais. 

Foto: divulgação

Barn Lodge e Café — Vinhedo

O espaço inspirado em um celeiro abriga uma cafeteria e bar bem diferente na cidade de Vinhedo, com direito a lareira e até coberta em dias mais frios. Entre as especialidades está o Waffle de Liege, feito na hora; as panquecas americanas; e o Cookie S’more, uma panelinha com marshmallow derretido e cookies. Na dúvida sobre o que pedir, vá de All Inclusive, um combo com alguns itens da casa. 

A Mercearia Sensorial — Santo Antônio do Pinhal

Localizada na área rural da Serra da Mantiqueira, a mercearia funciona como loja, café e empório de vinho, reunindo muitas delícias e produtos artesanais. É ideal para uma pausa na companhia de um bom café, um pedaço de bolo ou um pão de queijo quentinho. 

Foto: divulgação

Georgia Café — Guarujá

De frente para o mar na Praia do Tombo, a cafeteria em uma das cidades mais movimentadas de SP tem boas opções para a hora da fome, em especial durante o brunch de sexta, sábado e domingo. Bowl de frutas, saladas, tostas, açaí, ovos mexidos, ovos mexidos e diversas bebidas caprichadas com café estão entre as opções. Tem itens veganos também. 

Lago do Holandês — Holambra

Como propõe o nome, o agradável restaurante fica de frente para um lago rodeado por árvores. A paisagem pode ser apreciada na companhia de pratos sofisticados, em sua maioria a base de peixes e frutos do mar, como ostras frescas de Santa Catarina, servidas gratinadas, ao vapor ou ao natural. Há ainda pratos típicos da Holanda, como o joelho de porco, acompanha 2 kassler, mix de salsichão, chucrute, arroz e stamppot.

Brera Wine Bar — Campinas

O bar de vinhos e bistrô com gastronomia contemporânea fica no pitoresco centro histórico de Sousas, distrito de Campinas. Em um ambiente muito bonito são servidas delícias como carpaccio de polvo, burrata artesanal acompanhada de jamón ibérico; camarões rosa com mini legumes e fonduta de queijo. O menu é elaborado para harmonizar com os vinhos e espumantes.

Foto: divulgação

Restaurante 3 Josés — Piracaia

Situado dentro da pousada Lago dos Sonhos, o restaurante de alta gastronomia ocupa o alto de uma colina, servindo almoços de quinta a domingo com vista para a represa. Enquanto apreciam o visual, os clientes desfrutam de um farto buffet de café da manhã ou pedem pratos como o T-bone na grelha com molho de chimichurri fresco, batata rústica e legumes grelhados com redução de balsâmico. Domingos apenas com reserva.

Foto: divulgação

Santin Gelato Artesanal — Ubatuba

O sorvete fresco, artesanal e natural conta com duas unidades: uma em Itaguá e outra no centro de Ubatuba. Produzido diariamente, o gelato é servido em potinho sustentável (feito de resíduo de mandioca) ou na casquinha. Caramelo salgado, maracujá, brigadeiro da vovó e coco com doce de leite fazem a alegria da clientela. Tem sabores veganos, a base de água. 

Padoca da Alma — Americana

A padaria artesanal de jeitão descolado tem tanta coisa boa e lindamente apresentada que fica até difícil escolher o que comer. Um dos campeões entre os pedidos é o prato Paulista, que vem pão italiano tostado, ovos mexidos com crispy de presunto, queijo de cabra e tomate seco. Para adoçar o paladar, não perca a torta de caramelo salgado, com ganache de chocolate e amêndoas. 

Revo Manufactory — Santos

Uma das melhores paradas gastronômicas em Santos, o Revo serve de tudo: almoço, brunch, pizza e jantar. A proposta é fazer tudo muito artesanal, então o espaço atua como restaurante, padaria, confeitaria e torrefação de café. Entre as opções de dar água na boca está a moqueca de pescada Cambucu e os Cogumelos Bourguignon, um mix de cogumelos Paris e Portobello puxados no vinho tinto, cenoura caramelizada na lenha, cebolas tostadas, purê de batata e caldo denso de cogumelos. Drinks e ótimas sobremesas compõem a refeição com maestria. 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.