A cidade de Tulum, no México, está cada vez mais popular entre os viajantes que querem explorar ainda mais o país e ir além da famosa Cancún, que está pertinho deste destino incrível. Para te deixar com ainda mais vontade de conhecer o local, confira os melhores passeios em Tulum e programe-se para conhecê-los.

Descubra aqui quanto custa viajar para Cancún

Tulum é a versão mais tranquila, intimista e rústica do caribe mexicano, por isso não espere enormes resorts, parques e tudo aquilo que você vê na cidade vizinha ou mesmo Punta Cana.

Ainda assim, a cidade que fica a 130 km de Cancún tem muito a oferecer no quesito belezas naturais e passeios em Tulum. 

Quem estiver com viagem marcada para outras cidades mexicanas, vale avaliar o roteiro e ver se dá para encaixar estes passeios em Tulum ou mesmo fazer uma viagem destinada para a cidade, o viajante não vai se arrepender!

Foto: Flickr/Zyan

Encontre aqui passagem aérea barata para Cancún, aeroporto mais próximo de Tulum.

Conheça os melhores passeios em Tulum

São muitos passeios em Tulum para o viajante conhecer e decidir qual fazer, especialmente aqueles com foco nas praias e belezas naturais da região.

Vamos começar falando das melhores praias, o que tem em abundância na região!

Melhores praias em Tulum

Vamos começar nossa lista de passeios em Tulum com a principal atração deste destino e que motiva tantas pessoas a conhecerem o México: o mar do Caribe.

Com praias belíssimas e que dá vontade de passar o ano todo por lá, o viajante precisa dar uma atenção especial às praias e ao mar.

Para aproveitar bem as praias, primeiro vale a dica de que são poucas praias públicas em Tulum, sendo que a maioria são de propriedades privadas, hotéis e clubes de praia, ou seja, você terá que desembolsar algo para visitá-las.

Foto: Flickr/Tommie Hansen

Antes de colocar a mão no bolso, vamos te dar a dica de conhecer a Playa Santa Fé, a melhor praia pública de Tulum.

A Playa Santa Fé fica próxima às ruínas de Tulum, tem bastante movimento, restaurantes, quiosques e uma ótima infraestrutura para quem quer passar o dia todo entrando e saindo do mar.

A Playa Paraíso é uma outra excelente opção de praia gratuita, inclusive a maior parte das fotos de divulgação da cidade são feitas lá, porque realmente sua paisagem é de surpreender até os mais viajados.

Com estrutura de beach clubs e restaurantes, o viajante pode passar o dia (e o resto do ano se deixar) por lá sem dificuldade.

Uma curiosidade, que valida ainda mais a fama e o nome da Playa Paraíso, ela é uma das mais “instagramáveis” da região e já foi eleita duas vezes pelo Tripadvisor’s Travellers Choice como a melhor do México!

Uma outra praia que não perde em nada para as outras e é tão famosa quanto nas listas de melhores passeios em Tulum, a Playa Ruínas é uma praia incrivelmente linda e que é ainda mais conhecida por ficar logo abaixo das ruínas maias que restaram na região, com um penhasco que oferece uma vista surreal para o mar e sua praia.

A Playa Ruínas fica em um dos sítios arqueológicos mais visitados do México e vale muito a pena dar um mergulho no mar durante o passeio, pois o local das ruínas é um descampado enorme sem sombra, ou seja, pode apostar que estará calor.

Para acessar esta praia, o viajante precisa descer os degraus da falésia da torre El Castillo.

Playa Ruínas/Foto: Flickr/Alistair Edmondson

Em praticamente todas estas praias e outras de Tulum, o viajante vai ter a opção de contratar um espaço em algum beach club, que oferece algumas comodidades como banheiro, cadeira, espreguiçadeira, guarda-sol, mas tudo isso tem um custo e costuma ser bem alto, por isso vale negociar antes de sair sentando na mesa.

Quer sair de Tulum e dar um pulinho nas praias de Cancún? Confira  alguns passeios por aqui!

Passeios em Tulum nas ruínas

Como já antecipamos um pouco acima, em Tulum ficam algumas das ruínas maias e seu sítio arqueológico é um dos mais visitados do México.

Ir para a cidade e não fazer os passeios em Tulum nas ruínas é quase ir para Disney e não ver o Mickey! Ou seja, é imperdível!

Além da paisagem impressionante, o local reconta a história do povo que habitou a região há muitos anos e geralmente existem guias locais para contar um pouco do que aconteceu sobre quem viveu ali. A história é bem impressionante e vale investir seu tempo ouvindo, já que é uma das cidades da civilização maia mais recentes, pois teve seu apogeu após a queda de Chichén Itzá.

Na zona arqueológica restaram muitas coisas e os templos são incríveis. Vale a pena ficar ali admirando vários itens, principalmente o Templo del Dios Viento e o El Castillo.

Foto: Flickr/Jim Hoffman

Esse é um tour que vale a pena até para quem não está hospedado em Tulum e quer fazer um bate e volta de cidades como Cancún, Playa del Carmen e mais.

Prepare-se para ficar embaixo do sol o dia todo (por isso leve protetor solar, passe nos pés porque vai queimar se estiver de sapato aberto e se tiver como comprar ou alugar uma sombrinha, é um excelente investimento).

O ingresso é bem mais barato que o de Chichén Itzá e custa cerca de 80 pesos mexicanos por pessoa.

Ficou com vontade de conhecer também Chichén Itzá saindo de Tulum? Faça sua reserva aqui!

Passeios em Tulum nos cenotes

Um dos passeios em Tulum mais famosos e tão indispensáveis quanto os outros que já te contamos, os cenotes da região são alguns dos mais visitados do México todo.

Vale contar, para quem ainda não conhece, que os cenotes são piscinas naturais com águas de rios subterrâneos, geralmente bem geladas, que ficam dentro de cavernas, que pela ação do tempo ou por simplesmente serem assim, tem aberturas ao ar livre permitindo o acesso.

Foto: Pexels/Aviv Perets

Também existem cenotes abertos, que mais parecem lagoas, como é o caso do Cenote Manatí, que merece visita

Esse é um passeio bem rústico mas não se preocupe, existe toda uma estrutura ao redor do cenote para atender com segurança o viajante, sem interferir na natureza.

São vários cenotes para conhecer e vale a pena dar uma pesquisada no Gran Cenote, Cenote Dos Ojos, Cenotes Casa Tortuga, Cenote Corazón, Cenote Carwash / Aktun-Ha, Cenote Calavera e o Cenote Suytun antes de tomar sua decisão em qual ou quais visitar.

Entre os principais diferenciais entre os cenotes estão a localização, o preço da entrada, as diferenças naturais de cada um e também o que cada um oferta. Vários cenotes investiram em áreas instagramáveis para atrair ainda mais seus viajantes, como balanços, píer e mais.

Temos certeza que você já viu o Cenote Suytun na foto dos seus amigos em viagem ao México, vai dizer que não? Este é um dos mais fotografados da região.

Foto: Cenote Suytun/Flickr Robin Zebrowski

Os melhores passeios em Tulum e região você confere e já compra em reais por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.