O passeio de Maria Fumaça em Campinas é uma experiência única que te leva à uma viagem no tempo de uma maneira indescritível. A começar pelo fato de que a ABPF, associação responsável por garimpar e restaurar locomotivas de todo o Brasil, se preocupa em manter todos os padrões originais de cada carro resgatado. E durante todo o trajeto percorrido você conhecerá um pouco da história deste trabalho, e também curtirá uma paisagem nada urbana que enriquecerá o passeio de maneira inesquecível.

Partiu Campinas? Encontre aqui passagem aérea barata

Todo esse processo de resgate e recuperação de locomotivas começou em 1977, quando o francês Patrick Dollinger passou a acompanhar o sucateamento das locomotivas no Brasil, que começaram a ser desativadas na década de 1960. A ideia era também criar uma associação semelhante à que já existia na Europa e EUA, que tem como objetivo ressignificar todos estes carros, transformando-os em uma narrativa da história do transporte coletivo.

Neste processo, o idealizador procurou por um espaço onde pudesse ser armazenado todo o acervo recuperado, e a Estação Anhumas, em Campinas, tornou-se não só esse local, como também a sede da associação.

O percurso do passeio de Maria Fumaça em Campinas

Depois de um longo período de restauração de todas as locomotivas recuperadas, a ABPF passou a vender ingressos para passeios entre os trechos Campinas e Jaguariúna, em 1984. No início, a ideia era criar um museu com essas relíquias, mas tendo em vista que o público se interessaria mais em passear na Maria Fumaça do que somente vê-las paradas em um galpão, a associação mudou o plano para que este projeto fosse auto sustentável.

O passageiro do passeio de Maria Fumaça em Campinas pode escolher entre dois itinerários: o percurso completo de ida e volta entre Campinas e Jaguariúna, com 3 horas e meia de duração, e o meio percurso, que vai de Campinas à Tanquinho ou de Jaguariúna à Tanquinho, com 1 hora e 40 min de duração. A paisagem durante o itinerário mostra toda a região rural de Campinas, antigas fazendas de café, uma área florestal bastante preservada, a ponte original da ferrovia datada de 1872, e que passa sobre o Rio Atibaia, 6 estações ferroviárias, e também a Oficina Carlos Gomes, onde todo o acervo da associação é restaurado e pode ser apreciado.

Ao desembarcar em Jaguariúna no itinerário mais longo, você terá uma hora para conhecer a charmosa estação, visitar a feira de artesanato, provar os pratos rápidos servidos por ali e também o museu ferroviário. Mas ao ouvir o sinal de aviso pelo sistema de som da estação, se apresse para não perder o seu trem de volta à Campinas, ok?

O passeio de Maria Fumaça em Campinas fica a disposição de excursões, empresas e gravações de comerciais e novelas durante a semana, e aberto ao público geral aos sábados, domingos e feriados.

A estrutura da Maria Fumaça em Campinas

A Maria Fumaça em Campinas possui diferentes vagões, e todos eles contam com o atendimento das ferromoças, que oferecem suvenirs, bebidas e salgados como compra opcional. Quem também passará durante o passeio é o sorveteiro e também o sanfoneiro – um para te oferecer um refresco para dias quentes, e o outro para te oferecer entretenimento raiz. A locomotiva ainda possui um restaurante, onde são servidas as refeições garantidas antecipadamente na compra dos ingressos.

Os vagões são classificados como área comum e vip, e ambos podem ser reservados para eventos corporativos, casamentos, e grupos de famílias e amigos.

Informações sobre o passeio

  • Os passeios podem ser comprados no site oficial, e os valores dos ingressos variam entre R$80 a R$220, dependendo do percurso que deseja explorar, tipo de vagão e refeição incluída. A associação oferece o ingresso solidário, e quem leva um quilo de alimento não perecível ganha um descontinho. Promoções também são aplicadas para compra de ingressos em grandes volumes;
  • Fique de olho na programação do site: sazonalmente, a associação promove passeios temáticos bem divertidos para todas as idades;
  • Para quem vai de carro até a estação Anhumas, fica a dica: há um estacionamento gratuito, mas como ele tem pouquíssimas vagas, é necessário chegar bem cedo. O estacionamento maior, do lado esquerdo da estação é pago;
  • Não é permitida a entrada de pets na locomotiva, e crianças até 5 anos, viajando no colo, não pagam.

Serviço

R. Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1501 – Jardim Madalena, Campinas – SP

Aberto de terça à domingo, das 8h às 17h.

Valores consultados em outubro de 2023 podendo alterar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.