Aventuras e trilhas para quem gosta de emoção! Assim é o passeio no Parque Provincial Aconcágua, local onde fica a montanha mais alta das Américas, o Pico Aconcágua, a 6.962 metros de altitude. O termo Aconcágua significa em aymará “sentinela de pedra” e em quéchua “sentinela branca”. O nome faz jus ao que se vê, já que a imponente montanha está no coração da Cordilheira dos Andes.

Localizado no departamento Las Heras, a 180 quilômetros de Mendoza e quase na fronteira com o Chile, o Parque Provincial Aconcágua é uma das joias naturais da Argentina. É possível visitar o parque entre os meses de novembro e fevereiro. Nesse período, os visitantes podem percorrer trilhas tranquilas para chegar ao mirante que proporciona uma das vistas mais bonitas para o Aconcágua.

parque provincial aconcágua
Foto: Wikimedia Commons
parque provincial aconcágua
Foto: Danielle Pereira

Quem é mais avançado no universo do trekking pode participar de expedições que duram 7 dias e até mesmo escaladas pesadas, com 20 dias de duração, para subir a montanha. Esse tipo de expedição deve ser planejado com antecedência, já que uma série de regras e exigências é definida pelo parque.

Para o público em geral, o tour recomendado é o Circuito da Lagoa de Horcones, uma caminhada com três horas de duração (contando ida e volta), que passa pela Lagoa Espejo, o Mirante Cerro Aconcágua e pela linda Lagoa de Horcones.

Foto: Bas Wallet
parque provincial aconcágua
Foto: Wikimedia Commons

Outras duas opções de trekking são o Circuito Valle de Horcones, com opções de três ou sete dias de duração, passando por Confluência na expedição curta e indo até Plaza Francia e Plaza de Mulas na expedição de sete dias.

O trekking pelo Valle de Vacas também pode ser realizado. A expedição curta de três dias vai de Punta de Vacas para Pampa de Leñas e para Casa de Piedra. A versão longa, com sete dias, ainda segue para Plaza Argentina.

Como chegar ao Parque Provincial Aconcágua

parque provincial aconcagua
Foto: Pixabay

Seja pela Argentina ou pelo Chile, é muito fácil planejar um tour até o Parque Provincial Aconcágua. De Mendoza, existem excursões diurnas para o parque que são feitas no estilo bate e volta. Sendo assim, quem está com viagem agendada para Mendoza consegue fazer o passeio tanto com agências quanto com um carro alugado, com um tempo de deslocamento de 2h30, seguindo pela Ruta Nacional 7, passando antes pelo Centro de Ski Los Penitentes, Puente del Inca e Uspallata.

Partindo de Santiago, também é possível fazer o tour, mas será necessário pernoitar na Argentina para evitar correrias. Fazendo esse passeio, o visitante passa pela Estrada Los Caracoles, um caminho místico repleto de curvas que deixa os motoristas pilhados!

Como comentamos anteriormente, o parque fica aberto poucos meses no ano, já que as trilhas ficam mais perigosas em determinados períodos. Por isso, é essencial verificar no site oficial com antecedência para descobrir se o parque está em funcionamento.

A tabela de preços está aqui para você conferir o valor da entrada. O pagamento dos bilhetes de acesso deve ser feito em pesos argentinos e apenas em dinheiro. Leve casaco, porque mesmo no verão faz frio, além de calçados confortáveis, protetor solar, água e lanche, pois os alimentos não são vendidos em Horcones.

Onde ficar

Muitos viajantes optam em ficar em Mendoza quando visitam o parque, já que é possível fazer um bate e volta diurno. Mas, caso prefira por ficar em um povoado próximo, é possível encontrar hotéis rústicos em Las Cuevas e até mesmo em Los Penitentes.

Em Las Cuevas, tem o Portezuelo del Viento – Hostel de Montaña ou a Hospedaje Leñas del Tolosa, enquanto em Los Penitentes tem a Altas cumbres ou os apartamentos da Puente Inca Turismo y Aventura.

Aventureiros e apaixonados por natureza vão adorar essa trip! Para embarcar e conhecer a região, encontre sua passagem aérea para Mendoza aqui. A cidade é incrível 🙂

2 comentários

  1. ola, estou tentando fazer a reserva para o circuito de 7 dias para hocornes sem guia, mas o site do parque eh horrivel e sempre da erro… alguem sabe se existe a possibilidade de realizar a reserva em mendonza com apenas 15 dias de antecedencia??
    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.