O Parque Nacional Tierra del Fuego, na Argentina, é um dos principais parques naturais do país e um dos pontos turísticos mais relevantes da cidade de Ushuaia, conhecida também como “fim do mundo”, por estar no extremo sul da América do Sul.

A extensão do parque é impressionante, com 69 mil hectares, possuindo uma vasta área verde e o único do país que reúne montanhas, floresta e mar!

Um passeio simplesmente imperdível para quem viaja pela região, o Parque Nacional Tierra del Fuego promete encantar pela sua vastidão e beleza sem igual, que mostra o encontro da Cordilheira dos Andes com o mar no Canal de Beagle, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico Sul.

Para os apreciadores de paisagens naturais e do ecoturismo, o parque é um prato cheio de opções e o viajante deve reservar pelo menos um dia inteiro para conseguir admirar, ainda parcialmente, tudo que o local oferece.

Contemple todas as belas paisagens que o parque tem a oferecer/ Foto: Flickr

Parque Nacional Tierra del Fuego

O Parque Nacional Tierra del Fuego é uma ótima experiência para quem quer desbravar um dos parques naturais mais famosos do mundo e para quem quer conhecer mais sobre a história do local, além de se deparar com animais exóticos, aves e castores andando livremente.

Uma curiosidade, inclusive, é sobre os castores que habitam a região. Os animais que são originários dos Estados Unidos e não são vistos em muitos locais, foram levados até o país para o comércio de pele, mas devido às condições climáticas, o negócio não desenvolveu e eles acabaram ficando na região.

Hoje, eles já são considerados até como “pragas”, pois não possuem predadores naturais e dos 20 casais de castores que foram levados, se tornaram mais de 200 mil na área.

Além dos castores, raposas de rabo vermelho, guanacos (parentes da lhama) e outros animais podem ser avistados no local.

Outra curiosidade é que parte do parque está em território chileno, mesmo sendo considerado argentino (já que a maior parte fica neste último país), mas algumas montanhas que estão dentro do parque, na verdade, pertencem ao Chile.

O lugar também é bem famoso por ser o ponto final da Ruta N3, que percorre o país quase inteiro e, faz parte das rodovias panamericanas, sendo a estrada mais ao sul da terra.

Encontre aqui passagem aérea para Ushuaia

O que ver no Parque Nacional Tierra del Fuego

São muitos pontos interessantes e importantes para conhecer no Parque Nacional Tierra del Fuego, entre eles estão:

  • Ensenada Zaratiegui;
  • Baía de Lapataía:
  • Passeio de canoa no Lago Roca e contemplação da cordilheira chilena;
  • Castoner;
  • Trilhas de Senda Costanera;
  • Trilha Laguna Negra;
  • Correio Do Fim do Mundo: este correio é o mais ao sul do continente e de lá pode ser enviado um postal para outros lugares, além de carimbar o passaporte dos viajantes com essa curiosidade (mas já vimos relatos de viajantes que tiveram problemas com esse carimbo em outros países, alegando que não havia validade, então fica a dica).
Durante sua visita, não deixe de passar pela Ensenada Zaratiegui/Foto: Wikimedia Commons

No centro de informações, dentro do parque, são distribuídos mapas e informativos sobre o local, recomendamos que garanta o seu para saber onde estão as atrações de seu interesse, assim como para confirmar qual o nível de dificuldade das trilhas desejadas.

No parque existem trilhas de todas as dificuldades, por isso vale conferir antes para não cair em uma cilada.

Trem do fim do mundo: se não for a atração mais famosa que remete ao parque, é com certeza uma das mais conhecidas. O chamado “trem do fim do mundo”, é um trem construído no passado para transportar prisioneiros de Ushuaia para cortar lenha, e hoje leva os visitantes até o parque.

O passeio dura cerca de uma hora e tem belíssimas paisagens no percurso, mas se move um tanto devagar, não agradando todos os públicos.

O embarque acontece na estação Fin del Mundo, um pouco antes da entrada do parque.

Pesquise hospedagem em Ushuaia aqui

Visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego

O viajante pode conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego sozinho, basta ter uma maneira de locomoção até o local (indicamos o aluguel de carro para o trajeto) ou com grupos turísticos, que costumam vender pacotes personalizados ou com trilhas e atrações pré-determinadas.

Vale conferir as inclusões desse tipo de agência de viagem, qual é o seu perfil de viagem (se prefere ir com guia ou por conta mesmo) e se inclui tudo que você gostaria de visitar, para não se arrepender depois.

Confira aqui uma seleção de opções de passeios na região de Ushuaia e também para o parque.

Pela imensidão do local e tantas opções que prendem o turista o dia todo no Parque Nacional Tierra del Fuego, não deixe de conferir o restaurante dentro do parque, que possui café, bebidas, tortas e outras delícias, além de uma super vista.

Ao lado do restaurante será possível visitar um museu de interpretação Indígena Alakushi. 

Ingressos e informações úteis

Os ingressos para visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego podem ser adquiridos presencialmente ou pelo site oficial do governo argentino.

Os valores para viajantes maiores de 18 anos e que não sejam estudantes, em 2022, é de 2100 pesos argentinos.

O parque funciona todos os dias, inclusive em finais de semana e feriados, das 08h às 20h.

Para aqueles que vão de carro, há estacionamento no local.

Telefone de contato do parque: 02901-577931 / 02901-577993

E-mail oficial: [email protected]

Para aqueles que querem se aventurar no espanhol e ficar por dentro de tudo que rola sobre o Parque Nacional Tierra del Fuego em tempo real, é só acompanhar o site oficial argentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.