Localizado na Patagônia Chilena, na cidade de Puyuhuapi, o Parque Nacional Queulat tem atrações capazes de surpreender todo tipo de viajante que deseja ter contato com a natureza, enfrentando trilhas com nível de dificuldade fácil e intermediária para contemplar verdadeiros paraísos na Terra.

As belezas do Parque Nacional Queulat são admiradas por milhares de visitantes atraídos pelas florestas verdes, cachoeiras, fiordes, paredões, rios e a famosa Ventisquero Colgante, uma geleira suspensa que pode ser avistada da Carretera Austral.

parque nacional queulat
Foto: Daniel González
parque nacional queulat
Foto: Wikimedia Commons

O parque fica aberto o ano inteiro e o clima é sempre úmido, independentemente do período escolhido para visitá-lo. A temperatura média oscila entre 4°C e 9°C, por isso, leve sempre roupinhas quentes e adequadas para caminhadas.

O Parque Nacional Queulat faz parte da Rota dos Parques da Patagônia, um trajeto de 2.800 km que passa por 17 parques nacionais.

Como chegar ao Parque Nacional Queulat

parque nacional queulat
Foto: Dan Lundberg

A maior cidade próxima do parque é Coyhaique, que fica a 1.835 km de Santiago, no Chile. Então, pegar um voo para a capital chilena não é tão recomendado assim. Quem deseja explorar a Patagônia Chilena na região de Aysén pode pegar um voo do Brasil direto para Coyhaique, desembarcando no Aeroporto de Balmaceda.

A partir desse momento, alugue um carro e siga viagem com as coordenadas do GPS, percorrendo bons trechos da Carretera Austral, uma das estradas mais impressionantes do mundo! A distância de Coyhaique até o parque é de aproximadamente 200 km.

No meio do caminho, faça pausas para apreciar os fiordes que existem antes mesmo de você cruzar a portaria do Parque Nacional Queulat, ou seja: é de graça! De janeiro a abril, é possível que você tenha sorte e veja baleias e golfinhos bailando nas águas.

Chegando na portaria do parque, é necessário pagar uma taxa de 5 mil pesos chilenos para entrar no parque. Acesse o site oficial para verificar a tarifa no período que planeja fazer a visita. Nesta recepção, você encontra estacionamento, centro de informações e banheiros.

O que ver no Parque Nacional Queulat

Com uma área de 150 mil hectares, o Parque Nacional Queulat tem diversas trilhas para apaixonados por trekking nenhum botar defeito. Vale reforçar que a Trilha do Bosque Encantado está fechada por tempo indeterminado, devido ao risco de deslizamentos no local, ok?

Mas, ainda assim, existe muita coisa bonita e especial para visitar, confira!

Ventisquero Colgante

parque nacional queulat
Foto: betoscopio

A geleira suspensa é a grande atração do Parque Nacional Queulat. A 200 metros de distância do seu ponto de partida fica o Mirante Panorâmico. De lá, toda a beleza da geleira suspensa e das quedas d’água podem ser apreciadas.

Outra trilha pequena com 350 metros de distância leva os visitantes para El Aluvión, mais um ponto onde é possível avistar a Ventisquero Colgante. Mas, o ideal mesmo é fazer a trilha completa com 3.300 metros de distância só de ida. A dificuldade é intermediária, já se tem um ganho de altitude de 260 metros e o tempo estimado de caminhada, contando ida e volta, é de 4 horas.

Logo no início do percurso, atravessa-se uma ponte suspensa que liga as margens do rio Vestiquero formado pelas águas cristalinas da Laguna Témpanos. Faça uma pausa para fotos!

parque nacional queulat
Foto: Daniel González
parque nacional queulat
Foto: Wikimedia Commons

Morro acima, a trilha leva a um mirante bem próximo a Ventisquero Colgante. Mais um cenário que ficará guardado para sempre na sua memória!

Trilha Laguna Témpanos

parque nacional queulat
Foto: Wikimedia Commons

Na volta, antes de atravessar a ponte suspensa novamente, siga pela trilha que leva até a Laguna Témpanos, uma caminhada de 30 minutinhos você. Este é mais um ponto para contemplar a beleza da Ventisquero Colgante e as águas esverdeadas do lago.

Durante o verão, existem passeios de barco pela laguna. O tour custa 6 mil pesos chilenos.

Laguna Los Pumas

parque nacional queulat
Foto: Wikimedia Commons

A maioria dos visitantes no Parque Nacional Queulat quer ver o glaciar suspenso. Mas, ao norte do parque existe uma trilha que leva a Laguna Los Pumas, com seus 22 hectares que parecem uma pintura no meio da floresta densa que a cerca.

A caminhada tem 10 km no total, incluindo ida e volta. A primeira metade do trekkiing ganha altura rapidamente, garantindo vistas das montanhas e também para a Laguna Risopatrón.

Em todos os passeios, lembre-se de levar uma mochila com água e um lanche, além de vestir roupas para trekking em dias mais frios e úmidos e também calçar botas impermeáveis de trekking.

Hospedagens próximas ao Parque Nacional Queulat

As cidades de Puerto Cisnes e Puyuhuapi são boas opções para procurar hospedagens para ficar. Pequenas e charmosas, as cidades têm boas opções de hotéis e chalés, além de lugares para jantar e comprar suprimentos, sendo que Puyuhuapi tem uma oferta maior de hospedagens. Vale a pena conferir:

Em Puyuhuapi:

Veja todas as opções de hospedagem Puyuhuapi em aqui

Em Puerto Cisnes:

Na mesma trip, dependendo da quantidade de dias que tiver em seu roteiro, você ainda consegue aproveitar as paisagens da Carretera Austral, visitar a Reserva Nacional Lago Jeinimeni em Chile Chico e fazer trilhas no Parque Nacional Patagônia e no Parque Nacional Cerro Castillo. É muita aventura boa em uma viagem só!

Ficou empolgada com tanta maravilha da natureza possível de visitar aqui pertinho do Brasil? Encontre aqui passagens aéreas baratas para as principais cidades do Chile e comece a transformar esse sonho em realidade.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.